Pudim de Especiarias

Pudim de Especiarias

Essa história é engraçada e rendeu uma receita maravilhosa que transformou a minha forma de fazer pudim, então quero dividi-la com vocês.

Há algum tempo fiz uma formação de Gastronomia no Senac e por lá aprendi diversas receitas e técnicas incríveis.

No último dia de aula deste curso, a professora quis fazer uma brincadeira com a gente e nos dividiu em grupos. Cada grupo ficou com uma caixa misteriosa e a brincadeira era justamente cozinhar qualquer receita apenas com os ingredientes que haviam naquela caixa.

Antes de começar a aula ela avisou que apenas uma das caixas continha ingredientes de sobremesa e na hora tive certeza que pegaria essa. Dito e feito, sorteei justo a caixa de doces.

Pois bem, na caixa tinha leite, ovo, canela, leite condensado, e leite de coco. E só. Olhando as caixas dos colegas vizinhos via polvo, lula, carnes.. juro que fiquei com vontade de chorar naquele momento, kkk

Além de ter que cozinhar com aqueles ingredientes, a professora não nos dava a dica de qual prato exatamente ela tinha pensado que poderia sair dali. Então estávamos no escuro com esses 5 ingredientes super simples tentando imaginar que sobremesa poderia sair dali.

Todos podiam usar alguns ingredientes que ela tinha deixado na bancada que eram sal, açúcar, óleo, azeite, cardamomo, cravo, farinha, fora os seus obrigatórios da caixa.

Pois bem, pensamos que poderia ser um manjar, mas não tinha coco ralado na caixa e nem ameixa, então descartamos. Depois pensamos que poderia ser ambrosia, mas aí sobraram alguns ingredientes, tipo a canela, que não tínhamos ideia de como usar.

Enfim, o resumo foi que a única coisa que vinha na nossa cabeça era pudim. Leite, leite condensado e ovo dão o que? Pudim. Nada mais aparecia em nossa mente, e então tivemos a ideia de fazer um pudim mais elaborado, utilizando a canela, que era obrigatória, e acrescentando cravo e cardamomo na receita, criando então um Pudim de Especiarias.

Como vou explicar abaixo na receita, utilizamos o cardamomo na própria massa para dar um sabor especial e fizemos a calda com açúcar, cravo e canela.

O resultado foi um pudim maravilhoso, super saboroso e que no final das contas foi eleito o prato mais gostoso da noite 🙂

Ah! E sabem o que era o prato imaginado pela professora? Ovos nevados com baba de moça. kkkkk receita super difícil que jamais pensaria em fazer! No final das contas, a nossa versão de pudim ganhou mais elogios e eu acabei aderindo essa receita para o pudim do dia a dia 🙂


INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de leite de coco
  • 1/2 lata de leite
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de água
  • Cardamomo em pó
  • 2 cravos
  • 1 pau de canela ou 2 colheres de café de canela em pó

MODO DE PREPARO

Para fazer a massa, bata no liquidificador os ovos, o leite condensado, o leite normal e o leite de coco. Bata até que tudo esteja incorporado. Agora acrescente o cardamomo. Você pode colocar duas pitadinhas dele, bater e checar se está do seu gosto. Eu gosto bastante e coloco de 3 a 4 pitadas (de pontinha de dedo). Mas vá avaliando para ficar do jeito que gosta.

Bata para tudo misturar e deixe reservado.

Para fazer a calda, coloque em uma panela o açúcar, o cravo e a canela e deixe derreter. Quando tiver derretido, retire o cravo e a canela (caso tenha usado a em pau), acrescente a água e deixe o caldo engrossar.

Depois de derretido, coloque a calda em uma forma redonda e despeje a massa do pudim por cima.

Asse em forno médio por 45 minutos e em banho maria, colocando a forma dentro de uma assadeira maior e cheia de água.

RENDIMENTO

15 pedaços

DICAS

Se não achar o cardamomo, pode fazer sem e incluir o cravo e a canela apenas na calda. Fica uma delícia também!

O toque de utilizar metade do leite de coco realmente é maravilhoso, dá um sabor muito especial ao pudim, faça o teste!


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *