Há quem diga que é japonesa por conta do tradicional tempurá, mas a verdade é que a origem da famosa porção de lula empanada é desconhecida. O que sabemos é que o método à doré vem da França e significa empanar o alimento em farinha de trigo, ovo, farinha de rosca e fritá-lo em óleo bem quente, criando uma casquinha crocante e irresistível.
INGREDIENTES
- 500 gr de lulas limpas
- Sal
- Pimenta
- 2 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de rosca
- 1 limão Taiti
- 1 xícara de maionese
- ½ xícara de creme de leite
- 1 colher de mostarda
MODO DE PREPARO
Junte raspas do limão e um pouco de pimenta moída na farinha de rosca e reserve.
Corte a lula em anéis e tempere com sal e pimenta. Passe os anéis pelos ovos batidos, em seguida pela farinha de trigo e por fim pela mistura de farinha de rosca. Frite em óleo quente e escorra bem com ajuda de papel toalha.
Para o molho misture maionese, creme de leite, mostarda e o suco do limão. Tempere com sal e pimenta e pronto.
HARMONIZAÇÃO
VINHO ESPUMANTE CAVA REYES D ARAGON BRUT NATURE
Feito através do método tradicional, com uma segunda fermentação dentro da garrafa, este vinho é bem mais fino e complexo que os demais Cavas. Possui aromas de abacaxi, manga e frutas tropicais e também a surpreendente nota de amêndoas.
É bastante equilibrado, possui uma coloração amarela pálida, bolhas pequenas e perlage persistente e acidez acentuada combinando muito bem com pratos como mariscos à provençal e a nossa porção de lula empanada.