Por que devo guardar meu vinho deitado?
Por Leo Russo
A dúvida que não quer calar quando o assunto é guarda dos vinhos: por que guardar a garrafa na horizontal?
Eu sou o Leo Russo, sommelier e se você me acompanhou até aqui, já sabe que estou no site da Bru para falar de dúvidas gerais (e específicas, porque não?) sobre bebidas.
Dia desses a Bru abriu uma caixinha no Instagram pra todo mundo enviar as perguntas que tinham sobre vinhos. Algumas já foram respondidas e você pode conferir clicando aqui.
Outras serão respondidas ao longo dos próximos posts e você já fica convidado à também enviar sua pergunta pra gente esclarecer por aqui, combinado?
E uma das perguntas mais enviadas é: por que guardamos o vinho na horizontal?
Eu já te adianto que isso não é frescura, costume ou tradição. Isso tem a ver com a oxidação do vinho e como você pode imaginar, o assunto é ainda mais importante quando estamos falando de garrafas que são fechadas com a rolha de cortiça.
A explicação é muito simples e depois dela você vai entender o motivo de sempre deixar seus vinhos deitados na posição horizontal.
O efeito é o seguinte: o líquido umidifica a rolha, fazendo com que ela não seque e não se contraia e por isso temos o isolamento da bebida dentro da garrafa. Caso esse isolamento fosse rompido, ou seja, o ar entrasse na garrafa, ocorreria a tal da oxidação do vinho, o envelhecimento prematuro e a alteração do vinho.
Simples, não é mesmo?
Agora já sabe o motivo das adegas terem os espaços na horizontal para a guarda dos vinhos.
Então é isso aí minha gente. Resolvida a dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários e se tiver outras perguntas relacionadas ao mundo das bebidas, é só mandar que a gente responde!