Pavê de Bis
Por Bru Calderon
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Estou para dizer que um ovo está difícil, imagine dois ovos e três ovos né?! Rsrs
Brincadeiras à parte, acredito que nos últimos anos temos acompanhado uma mudança nas compras de chocolates para a Páscoa e a compra dos ovos em si têm ficado mais para manter a questão lúdica com as crianças, aparecendo outras opções para nós adultos como chocolates em barras e caixinhas de bombons.
Mas você já se perguntou o motivo da Páscoa estar ligada ao chocolate?
A história do chocolate na Páscoa está totalmente relacionada com os ovos. Tradicionalmente em algumas comunidades, como a cristã, por exemplo, os ovos eram vistos como símbolos com significados específicos para cada uma dessas culturas, mas que, de forma geral, estavam ligados à visão de que era necessário “quebrar uma casca” para ressurgir.
As pessoas passaram a dar ovos de galinha que eram pintados ou decorados como forma de lembrete desse simbolismo. Foi apenas muitos anos depois que os ovos dados passaram a ser feitos de açúcar e em seguida, de chocolate.
O chocolate passou a ser usado como matéria prima para a produção dos ovos dados na época da Páscoa no século XIX por tradicionais confeitarias francesas e a inovação acabou ganhando o mundo e conquistando o coração de adultos e crianças.
Como sempre gosto de dizer, adoro seguir tradições, mas inovar um pouco também é ótimo e por isso no ano passado já tinha preparado um Bolo de Cenoura no Pote para a Páscoa, você pode ver a receita clicando aqui.
Bom, para este ano decidi preparar uma receita especial para a Páscoa de uma maneira simples, rápida e super em conta!
Pensei, por que não preparar uma sobremesa gostosa usando algo que achamos facilmente no mercado?
Escolhi então a caixinha de Bis como protagonista para um Pavê fácil, simples e delicioso.
O resultado final ficou incrível, anota aqui e corre preparar essa receita!
INGREDIENTES
- 2 xícaras de leite
- ½ xícara de açúcar
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- ½ colher de extrato de baunilha
- 1 caixinha de Bis
MODO DE PREPARO
Primeiro, faremos o creme. Em uma panela, misture o leite, o açúcar, as gemas e o amido. Leve em fogo médio e mexa bem até engrossar; pode demorar alguns minutos mesmo. Quando engrossar, desligue o fogo, acrescente a essência de baunilha e está pronto.
Pressione os bis com as mãos ou com ajuda de um rolo de abrir massa para triturar o biscoito ou, se preferir, corte em pequenos quadradinhos com a faca.
Agora é só montar uma camada do Bis e uma do creme de confeiteiro até finalizar!
Sirva gelado.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Eu preparei para servir em tacinhas, mas você pode dobrar a receita e preparar uma versão grande para servir em uma grande e bela travessa para seu almoço de Páscoa!