Pão com Fermento Natural
Por Bru Calderon
Será que alguém consegue resistir e não soltar suspiros de alegria quando sente o cheiro de pão quentinho saindo do forno? Acho impossível.
Minha mãe trabalha em uma padaria há muitos anos, então imaginem só a tortura que vivo toda vez que passo por lá para falar um oi!
Vocês já repararam que o cheiro do pão quentinho parece tomar conta da rua toda? De longe você já sabe que tem uma fornada quentinha saindo. Agora, melhor que isso é fazer seu próprio pão, em casa, de forma caseira, sovando a massa com muito carinho e deixando o aroma desse alimento tomar conta de tudo.
Tem coisa melhor? Tem! Usar o fermento natural para produzir o seu pãozinho! Parece quase impossível não é? Eu sei. Há pouco tempo também achava loucura e de uma complexidade sem fim. Mas hoje em dia usando o fermento natural e vendo a curiosidade e frequência com que as pessoas tem falado à respeito, achei bacana postar por aqui o passo a passo para fazer seu próprio fermento natural, como alimentá-lo, seus benefícios e como preparar seus pães com essas leveduras.
Pois bem, o fermento natural é chamado e conhecido por diversos nomes, levain, massa madre, massa azeda e muitos outros. Nada mais é que a mesma levedura do fermento industrializado em sua forma selvagem e natural. Acho que nem preciso dizer que isso não é uma novidades, certo? O processo é utilizado há mais de 3.700 A.C. para a produção de pães e somente há poucos anos de nossa história é que o fermento industrializado passou a ser desenvolvido.
Para produzir seu fermento natural você só precisa de farinha de trigo e água. É só isso mesmo, trigo e água. É verdade que existem alguns acréscimos que ajudam a potencializar a fermentação, como abacaxi, iogurte ou mel, mas sua a base original para a produção, e particularmente a que uso em casa, é a tradicional de trigo e água.
Existem várias receitas, métodos e formas de se fazer o fermento natural, a receita que passarei abaixo é apenas uma delas ok? Fique a vontade para testar outras formas e checar qual a que melhor se adapta ao seu dia a dia.
Para produzir seu primeiro fermento natural, você vai levar cerca de 5 dias, após isso, poderá utiliza-lo por tempo indeterminado, deixando sempre um pouquinho para produção de mais fermento.
As vantagens de se fazer o fermento natural e produzir seus pães com ele são incontáveis. A começar pelo sabor, não tem como comparar com o pão que costumamos comer que leva fermento industrializado. É muito mais saboroso, com a casca crocante e o miolo macio.
Como a fermentação é mais lenta, sua digestão é muito mais fácil. Possui diversos nutrientes e aumenta o teor de bactérias benéficas ao intestino.
Ficou convencido à produzir seu fermento natural? Então segue as dicas aqui embaixo para produzi-lo:
INGREDIENTES PARA O FERMENTO NATURAL
- Água filtrada
- Farinha de trigo
MODO DE PREPARO
Em um recipiente de vidro, misture 30 ml de água filtrada e 15 gr de farinha de trigo e tampe. No dia seguinte, mexa o recipiente várias vezes para misturar os ingredientes. No terceiro dia acrescente 30 ml de água filtrada e mais 30 gr de farinha de trigo e misture muito bem. No quarto dia acrescente 15 ml de água filtrada e mais 30 gr de farinha de trigo, mexa bem. No quinta dia, acrescente 30 ml de água filtrada e mais 30 gr de farinha de trigo, mexa bem. A partir desse dia a fermentação já deverá ter começado. Você vai saber que deu certo quando a quantidade tiver dobrado de tamanho. Se por acaso não tiver iniciado a fermentação, continue com a alimentação do quinto dia até que tenha dobrado de volume ok? Pode levar até 10 dias para o início, dependendo da temperatura, condições de armazenamento e tudo mais.
Pois bem, iniciado o processo de fermentação, seu fermento natural está pronto para uso. A partir disso, guarde o fermento dentro da geladeira. Se não for utilizar a cultura, pode alimentá-la aproximadamente de 4 em 4 dias. Nas próximas alimentações você irá colocar a mesma quantidade de farinha e água, por exemplo 30 ml de água filtrada e 30 gr de farinha de trigo.
Quando for fazer um pão, você irá utilizar uma quantidade do fermento natural em sua receita e deixará um tanto, um dedo do recipiente, para a produção de mais fermento ok? Agora vamos à receita.
INGREDIENTES PARA O PÃO TRADICIONAL
- Fermento natural
- 4 xícaras de farinha de trigo branca
- Sal
- Água filtrada
MODO DE PREPARO
Em um recipiente, despeje quase todo seu fermento natural, deixando um dedo no pote para a próxima produção. Acrescente a farinha de trigo, uma pitada de sal e coloque um pouco de água para dar liga. Misture tudo muito bem, tampe e deixe descansar por 30 minutos. Feito isso, sove o pão vigorosamente, vá abrindo a massa e dobrando para ajudar no desenvolvimento do glúten.
Depois coloque seu pão já sovado em na assadeira em que irá levar ao forno e deixe descansar por no mínimo 4 horas. Se você puder, deixe mais tempo, pode deixar até 12 horas, quanto mais tempo puder deixar, melhor.
Depois do descanso, leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 40 minutos e pronto! Seu pão caseiro com fermento natural está pronto.
DICAS
Se quiser pode fazer seu pão com metade da quantidade de farinha integral, ou seja, utilize 2 xícaras de farinha de trigo branca e 2 xícaras de farinha de trigo integral.