Você já fez panquecas sem glúten em casa?
Vira e mexe eu recebo mensagens no Instagram ou aqui no Blog me pedindo versões de receitas clássicas, mas sem glúten.
Mas afinal, o que é o glúten?
O glúten é uma combinação de dois tipos de proteínas: gliadina e a glutenina, encontradas nos grãos de trigo, cevada e centeio. Todo alimento produzido com farinha de trigo, cevada, malte ou centeio, contém glúten.
E nessa lista podemos incluir bolos, biscoitos, pães, torradas, pizza, macarrão, lasanhas, panquecas e por aí vai.
Muitas pessoas possuem intolerância ao glúten e por isso simplesmente não podem consumir nada com glúten e muitas outras até podem consumir, mas preferem não fazer isso por sentirem um certo estufamento ao consumirem esses alimentos.
Pois bem, pensando nisso, sempre tento trazer receitas verdadeiramente gostosas sem glúten.
Para hoje, trouxe uma massa de panqueca com farinha de arroz. Minha sugestão de recheio foi de molho branco com brócolis, mas você pode preparar do que preferir ok?
INGREDIENTES
- 1 xícara de leite
- 1 ovo
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal
- Pimenta
SUGESTÃO de recheio
- 4 colheres de manteiga
- 4 colheres de farinha de arroz
- 3 xícaras de leite
- Noz moscada
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 maço de brócolis
MODO DE PREPARO
Adicione a manteiga na panela e espere derreter. Adicione a farinha de trigo e misture rapidamente com o fouet para não empelotar. Adicione o leite, misture e espere engrossar. Tempere com um pouco de noz moscada e adicione o creme de leite. Junte o brócolis picadinho, deixe cozinhar por 3 minutos e reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em um prato, esquente a panquequeira invertida e passe no prato com a massa. Volte para o fogo e quando as bordas dourarem, está pronto. Recheie, enrole e sirva com o molho branco.
RENDIMENTO
4 porções
DICA
Para garantir essa panquequeira invertida com antiaderente de verdade, acesse o site da Multiflon:
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085