Palmiers
Por Bru Calderon
Palma, palmeira, orelha de elefante e coração francês. Esses são apenas alguns dos nomes dados a esse doce típico francês chamado de Palmier.
Seu nome original – Palmier – significa palma em francês, e sua origem é absolutamente desconhecida. O doce é encontrado em praticamente todas as padarias da Europa, sempre no mesmo formato, mas diferenciando o tamanho que é feito e o nome pelo qual é apelidado.
Apesar de parecer difícil, é certamente um dos docinhos mais fáceis de reproduzir e para fazer a versão original você precisará apenas de dois ingredientes.
A forma mais comum de achar essas delícias é na versão feita apenas com açúcar, que é a receita de hoje, mas é possível produzir os palmiers utilizando outros recheios como chocolate, doce de leite e até mesmo em versões salgadas com azeitonas, tomates e queijo parmesão.
INGREDIENTES
- 100 gr de massa folhada
- 50 gr de açúcar
MODO DE PREPARO
Numa superfície polvilhada com açúcar, abra a sua massa folhada até que tenha 1 cm de espessura.
Polvilhe mais um pouco de açúcar por cima, dobre levemente a folha apenas marcando o meio. Agora, enrole cada uma das pontas delicadamente até que atinjam a marcação do meio. Ficarão parecendo dois pequenos rocamboles.
Feito isso, você irá cortar esses rolinhos em rodelas de 1 cm de largura, tomando cuidado para não apertar muito enquanto estiver cortando.
Em uma forma forrada com papel manteiga coloque seus palmiers com as “orelhinhas” viradas para cima e leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 25 minutos.
RENDIMENTO
10 porções
DICAS
Se quiser uma massa mais doce, utilize o açúcar cristal.