Paella Vegetariana

Que tal se surpreender com uma Paella Vegetariana?

Paella Vegetariana Bru Calderon

Sim, hoje vou te mostrar como é possível preparar um dos pratos mais clássicos da culinária espanhola usando apenas vegetais!

Este é certamente um dos pratos mais famosos do mundo e se tornou um dos meus preferidos desde que experimentei pela primeira vez.

A Paella tem origem em Valencia, região costeira da Espanha e podemos dizer que por lá o prato é feito de arroz, alguns frutos do mar, algumas proteínas e açafrão.

O prato nasceu com os trabalhadores humildes que misturavam os ingredientes que possuíam em casa com o arroz, comendo direto na panela, ou seja, originalmente o prato costumava levar muito mais vegetais do que frutos do mar, como é conhecido hoje.

Os ingredientes que sempre estiveram presentes em uma paella e que não podem faltar nessa receita são: Açafrão e Pimentões. 

Paella Vegetariana Bru Calderon

O açafrão deve ser o original e não o açafrão da terra achado mais facilmente no Brasil. O tempero amarelo encontrado facilmente por aqui é a cúrcuma, uma raiz da família do gengibre. É uma especiaria incrível, que possui muitos minerais e vitaminas e tem coloração e cheiro similares ao Açafrão original, mas com valor excepcionalmente mais barato.

Já o Açafrão original é o pistilo de uma flor lilás e que o preço se justifica pelo grande trabalho em cultivar, colher, separar e secar o pistilo, que possui apenas 20 cm. O Açafrão é plantado na maioria dos países do mediterrâneo, na Ásia, no Irão e Marrocos, mas tem como principal produtor, a Espanha e é com ele que fazemos a paella tradicional.

E o outro ingrediente insubstituível na receita é o pimentão.

Paella Vegetariana Bru Calderon

Esse ingrediente é essencial para um boa paella não apenas pelo sabor e aroma que traz ao prato como também para o aspecto visual, sendo a grande estrela da finalização da receita com tiras longas ao redor de toda a paellera – a panela específica para o preparo da paella.

Para uma receita perfeita de Paella Vegetariana escolhi os pimentões Sweet Palermo.

Sweet Palermo é um pimentão alongado premium que aqui no Brasil está disponível nas cores amarelo, vermelho e laranja e pode ser encontrado nos melhores supermercados e hortifrutis do país e uma de suas características mais marcantes é o fato de ter um sabor incrivelmente único.

O pimentão possui a pele bem fininha e muito menos sementes em seu interior, o que resulta em um ingrediente com aroma intenso, uma textura suculenta e um sabor adocicado.

É certamente a melhor pedida para uma Paella Vegetariana leve e incrivelmente saborosa!

Paella Vegetariana Bru Calderon

Para outras sugestões de receitas com Sweet Palermo, acesse:

 www.sweetpalermo.com/pt/home


INGREDIENTES

  • Azeite
  • 1 cebola grande
  • 1 pimentão Sweet Palermo Vermelho
  • 1 pimentão Sweet Palermo Laranja
  • 1 pimentão Sweet Palermo Amarelo
  • 2 dentes de alho
  • 0,4 gr de açafrão (em pistilo ou moído)
  • Sal
  • Pimenta
  • 1 xícara de vinho branco
  • 2 xícaras de arroz bomba ou arbóreo
  • 300 ml de caldo de legumes
  • 2 tomates
  • Cheiro verde
  • 1 limão
  • 1 xícara de azeitonas
  • 1 xícara de ervilhas

MODO DE PREPARO

Esquente um fio de azeite na paellera, ou uma frigideira larga, e refogue a cebola picada. Quando estiver transparente, refogue o alho. Adicione os pimentões e refogue também. Junte o açafrão, sal, pimenta e misture. Adicione o vinho e raspe o fundo para retirar o sabor grudado na frigideira. Junte o arroz, misture bem. Adicione o caldo, os tomates, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Assim que o arroz cozinhar, desligue o fogo e finalize com raspas de limão, ervilhas, azeitonas, cheiro verde e os pimentões.

RENDIMENTO

6 porções

DICA

Use sua criatividade para incrementar a paella com outros vegetais de sua preferência como berinjela, abobrinha ou couve flor.

Paella Vegetariana Bru Calderon


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *