Bru Calderon

O Clássico Francês – Croque Monsieur

O Clássico Francês - Croque Monsieur

Fala a verdade, existe alguma coisa mais deliciosa que queijo derretido?! Resolvi testar essa receita e, confesso, poderia ficar o dia todo só olhando o queijo borbulhando e formando essas crostas douradinhas 😉

Bom, continuando minha jornada na cozinha, acordei no sábado com muita vontade de tentar uma receita desse lanchinho francês chamado Croque Monsieur.

Várias pessoas falam que não passa de um misto quente e… sim, é um misto quente, só que com um toque todo especial francês 😉

Em Paris o Croque é servido em bistrôs, é um prato normalmente pedido como lanche, apesar de poder ser comido como refeição principal também.

A origem do nome é desconhecida, tem várias versões, nenhuma muito confiável. O que se sabe é trata-se de uma adaptação de um lanche inglês, chamado Welsh Rarebit, e a diferença entre eles é que na versão francesa o lanche leva presunto.

É um prato muito, mas muito mesmo, prático, rápido e, convenhamos, a forma de apresentar deixa ele muito mais atrativo que o a nossa forma tradicional do misto quente não é?

O Croque Monsieur é feito normalmente de brioche, um pão que quase chega a ser doce, de origem francesa também, feito com muita manteiga e ovo. Eu fiz uma receita com coisas fáceis de achar em qualquer mercadinho pra receita ficar mais prática ainda!


INGREDIENTES

  • 2 fatias de pão de forma
  • 1 fatia de presunto
  • 1 fatia de queijo mussarela
  • 50 gr de queijo parmesão ralado
  • 30 gr de manteiga
  • 30 gr de farinha de trigo
  • 200 ml de leite
  • Noz mozcada
  • Sal
  • Pimenta

MODO DE PREPARO

Primeiro precisamos fazer o molho bechamel, item importantíssimo nesse lanche. Derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Vá mexendo para engrossar um pouco. Enquanto isso aqueça o leite. Acrescente o leite e vá misturando até engrossar bem.

Tempere com noz moscada, sal e pimenta e o molho está pronto.

Passe o molho em uma das fatias do pão, acrescente a fatia de presunto e coloque a outra fatia de pão para fechar seu lanche.

Cubra o lanche com o restante do molho bechamel, coloque a fatia de queijo mussarela em cima e o queijo parmesão ralado para finalizar.

Leve ao forno a 180° por uns dez minutos e voilà! Seu Croque Monsieur está pronto!

RENDIMENTO

1 lanche

DICAS

Você leu certo, não vai queijo dentro do lanche. E o motivo é simples e lindo, o queijo fica muito melhor por cima, ele vai derreter e formar uma crosta maravilhosa e crocante no seu lanche!

Você pode usar qualquer queijo que derreta, o gruyère combina muito bem, e também pode colocar presunto de parma ao invés do cozido. Essa versão ficaria mais elaborada e igualmente deliciosa!

Depois de passados os dez minutos, você pode ligar apenas o grill do seu forno, se tiver essa opção, o queijo vai pegar uma cor dourada e vai ficar muito mais crocante.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: