Bru Calderon

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

JÁ PENSOU EM ESTUDAR NA ESCOLA DE GASTRONOMIA MAIS RENOMADA DO MUNDO?

Sim, estou falando do LE CORDON BLEU e que você também pode ser um aluno do Instituto.

Se você me acompanha há mais tempo, sabe que aproveito minhas viagens de férias para Paris para conhecer e fazer alguns cursos no instituto de lá. Você pode ler o post em que conto minha experiência no instituto de Paris, clicando aqui.

Acredito que assim como todos os apaixonados por gastronomia, desde que o Instituto de São Paulo abriu as portas em meados de 2018, venho sonhado com a ideia de conhecer e estudar no instituto tão pertinho de nós!

E não é que o tão sonhado dia chegou?!

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São PauloNa última semana pude visitar o instituto e conhecer a fundo suas instalações, estrutura e é claro, participar de uma das aulas e quer saber mais? Ainda tive a oportunidade de perguntar tudo o que precisa saber para você também realizar esse sonho!

A aula escolhida foi a “Fusão das Cozinhas Brasileira e Francesa”, mas antes de falar como foi essa experiência, quero contar um pouco sobre a história do Le Cordon Bleu.

Você sabia que, ao contrário do que todo mundo pode pensar, o Le Cordon Bleu não surgiu através das mãos de um cozinheiro e sim de uma jornalista? Pois é, foi a francesa Marthe Distel a grande idealizadora de um projeto realizado em 1895 que mudou o mundo da gastronomia.

O projeto era uma revista culinária, que pouco tempo depois virou uma escola culinária, chamada “La Cuisinière Cordon Bleu”.

Em pouquíssimo tempo a escola passou a receber alunos estrangeiros até que em 1931, Rosemary Hume e Dione Lucas, alunos de Paris e orientandos do Chef Henri-Paul Pellaprat, abriram a “L´Ecole du Petit Cordon Bleu em Londres”. Dione também foi a responsável pela abertura do segundo instituto fora de Paris, em 1942 e dessa vez em Nova York, além de autora do primeiro livro do Instituto.

O reconhecimento do Le Cordon Bleu se intensifica a nível mundial através da unificação dos institutos de Londres e Paris como uma marca unida, além de diversas participações em filmes e programas de TV que mencionavam e davam maior visibilidade ao instituto.

De lá pra cá, aconteceram inaugurações de unidades nos mais variados locais do mundo como Japão, Sydney, Coreia, México, Nova Zelândia, Istambul, Tailândia, China e diversos outros até atingir o impressionante número de 35 escolas em cerca de 20 países ao redor do mundo.

Aproximadamente 20 mil alunos por ano estudam nos institutos e hoje quero te contar como foi ter conhecido a unidade de São Paulo e como também se tornar um aluno Le Cordon Bleu!

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

O Instituto possui alguns formatos de cursos que vão desde Cursos de Curta Duração até Certificados de Cuisine, de Pâtisserie, Boulangerie, além de certificados específicos de determinados países. Além de participar da aula, pude aproveitar a tarde no instituto para gravar e te contar sobre esses formatos de cursos e o que precisa saber sobre como estudar nos institutos. Para saber mais, clique nos links abaixo para ser redirecionado aos posts.

COMO ESTUDAR NO LE CORDON BLEU SÃO PAULO

COMO ESTUDAR NO LE CORDON BLEU INTERNACIONAL

Como disse, existem outros dois posts que incluem até mesmo vídeos explicativos sobre cada formato de estudo no Le Cordon Bleu e por isso neste post aqui, te contarei como foi a experiência fazendo um CURSO DE CURTA DURAÇÃO.

O Le Cordon Bleu São Paulo possui diversas opções de Gourmet e Cursos de Curta Duração com aulas que vão de 3 a 6 horas, além de uma Oficina de Pães com duração de 2 dias. E o que acho mais incrível desses cursos é que eu, você e todos os apaixonados pela gastronomia podem fazê-los! Os cursos são rápidos, acessíveis e só exigem que você tenha mais de 18 anos e tenha completado o ensino médio para cursá-los.

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

O difícil é escolher entre um só curso com tantas opções incríveis como Os segredos dos Éclairs, Macaron, Oficina de Tortas e Quiches, Dessert à l´assiette, especiais Dia das Mães e Dia dos Namorados e muitos outros!

Como sou apaixonada pela cozinha francesa, não pensei duas vezes e escolhi o curso “Fusão das Cozinhas Brasileira e Francesa” como meu primeiro curso no instituto de São Paulo, mas fiquei curiosa, qual você escolheria como seu primeiro curso no Le Cordon Bleu?

Ah! E você pode fazer a sua inscrição pelo site do instituto ou na própria unidade. Quando a data do curso estava próxima, você vai receber um e-mail com um lembrete e também um aviso prezando a pontualidade e o cuidado com a higiene na cozinha, lembrando de comparecer com sapatos fechados, calça e blusa de manga comprida.

Pois bem, o grande dia chegou e lá fui eu realizar esse sonho de todos os amantes da gastronomia!

O instituto de São Paulo fica localizado na Vila Madalena e no próprio prédio existe um estacionamento de fácil acesso. O instituto fica no primeiro andar e assim que cheguei, fiquei impressionada com a organização do Le Cordon Bleu.

Um cantinho com café, chocolates, madeleines e macarons esperava todos os participantes do curso e, acredite se quiser, a própria Chef que logo mais comandaria a cozinha durante a aula, estava lá nos recepcionando com muita atenção e carisma.

A Chef era nada mais nada menos que Renata Braune, uma das mais renomadas do Brasil e que possui uma trajetória de sucesso com estágio no Le Cordon Bleu Paris e na pâtisserie francesa Fauchon, reconhecimento nacional com 17 anos no comando da cozinha do Chef Rouge, abertura de seu próprio restaurante chamado “La Reina” e o título de primeira chef mulher a competir o Toque d´or, que seleciona candidatos brasileiro para o Bocuse d´or.

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

E após essa maravilhosa recepção e com o coração a mil, entrei para a sala de aula. O curso era de Demonstração e Prática e por isso, primeiro estivemos em uma sala de demonstração com cadeiras e uma grande bancada na frente em que a Chef e dois assistentes se localizavam.

Eram 10 alunos e em nossas cadeiras estava uma sacola com as receitas, caneta, pote, avental e chapéu que usamos durante a aula e também podemos levar para casa após o seu fim.

A primeira parte da aula se deu então com a demonstração de receitas que usavam técnicas francesas e ingredientes brasileiros, como o próprio nome do curso sugeria. Além da boa visibilidade da bancada, podíamos assistir tudo por um grande espelho e por 4 televisores espalhados pela sala.

O primeiro e segundo pratos foram demonstrados por completo, do começo ao fim, pela Chef e pudemos acompanhar o passo a passo, fazer nossas anotações e tirar dúvidas a qualquer momento. As receitas eram impressionantes e o sabor então, inexplicável! Aprendemos e apreciamos Mini Pastel com Confit de Canard ao Molho Agridoce e Vieiras com Purê de Mandioca e Creme de Trufas com Crispy de Couve. A Chef Renata também mostrou e nos ensinou o preparo da sobremesa, que foi servida após o prato principal, e consistia em Manga em 3 forma: Assada no Azeite, Sorbet de Manga ao Balsâmico e Paquets Filo com Manga, Tomilho e Creme Fromage Blanc.

O prato principal, Robalo Sous Vide ao Molho de Lagostim, Pupunha e Fettuccine Negro, foi demonstrado por completo e após partimos para a segunda parte da aula, a prática.

Pode imaginar a alegria de estar dentro de uma cozinha Le Cordon Bleu?!

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

Fomos para uma outra sala e cada participante escolheu uma bancada equipada com tudo que era necessário para que o prato fosse realizado.

Devidamente vestido, equipado e com ajuda da Chef e seus assistentes, você é guiado pela aula para que consiga fazer todas as preparações até que seu prato final saia com sucesso!

Após a finalização e empratamento, voltamos para a sala de demonstração onde uma bela mesa estava montada nos esperando. Pudemos brindar com uma taça de vinho e, finalmente, apreciar nossas criações!

O curso termina com a entrega dos certificados de participação e com um afetuoso “volte sempre” da querida Chef, dos assistentes e de todos com os quais esbarramos pelo instituto.

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

Seja através dos Cursos de Curta Duração ou das Certificações, a recepção é carinhosa, a aula é detalhada, bem feita e rica em ensinamentos, os Chefs são extremamente habilidosos e didáticos e por fim, só consigo dizer que a experiência é ÚNICA.

Para que você também possa viver essa maravilhosa viagem para dentro da cozinha mais renomada do mundo, deixarei aqui embaixo todos os links e contatos necessários para que, assim como eu, você possa realizar esse sonho de conhecer e estudar no Le Cordon Bleu!

Minha Experiência no Le Cordon Bleu São Paulo

Página direta com Gourmet e Cursos de Curta Duração:

https://www.cordonbleu.edu/sao-paulo/gourmet-cursos-curtos/pt-br

Contato para maiores informações e inscrição em cursos de São Paulo:

[email protected]

​(11) 31852500

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: