O primeiro post de receita do blog só poderia ser este – meu primeiro Steak Tartare. Veja, primeiro em todos os sentidos, nunca tinha comido esse prato, não conhecia o sabor, a consistência, a textura, nada!
A ideia começou a me perturbar a cabeça em um dia que meu namorado me disse que esse era um de seus pratos preferidos, mas que achar uma receita bem elaborada e bem feita não era uma tarefa muito fácil.
Eu, como boa aspirante a cozinheira, me senti desafiada a tentar fazer uma boa versão pra agradar o namorado 😉
Pesquisei tudo que podia a respeito, corte da carne, temperos, origem, montei uma receita que me agradasse e fui me aventurar a fazer o prato. O resultado é esse aí da foto! Ficou delicioso, repeti a receita várias vezes e sempre foi um sucesso!
O mais legal é o afeto que tenho pelo que ele representa, foi o desafio de fazer um prato relativamente difícil, desconhecido por mim, que me fez estudar, pesquisar e tentar!
E eu sei que a ideia de comer carne crua pode assustar no começo, mas garanto que esse clássico francês vai te surpreender, assim como me surpreendeu!
O Steak Tartare, ou Boeuf à l’Americaine, é um prato com uma historinha de origem bem confusa, não há uma concordância dos historiadores sobre seu aparecimento. O que se sabe é que o prato ficou conhecido e ganhou o mundo depois de seu surgimento nos cardápios franceses.
A carne de boa qualidade e os ingredientes e temperos usados fazem toda a diferença no resultado final do seu Steak Tartare!
INGREDIENTES
- 300 gr de filé mignon
- ½ cebola pequena picada finamente
- 2 colheres de mostarda Dijon
- Salsinha
- Azeite
- Sal
- Pimenta do reino
- Molho de pimenta Tabasco
- Limão
- Ovo
MODO DE PREPARO
Corte a carne em tirinhas e depois em cubinhos bem pequenos. Lembre-se de prestar atenção ao tamanho, ela será consumida crua!
Acrescente a cebola e salsinha picadas bem finamente, elas não podem ter mais destaque que a carne, e misture.
Em seguida coloque a mostarda, azeite, sal, pimenta do reino, limão e o molho de pimenta Tabasco e misture.
Com exceção da mostarda, os demais ingredientes tem uma aceitação muito particular para cada um, por isso não há medida correta ok? Coloque a quantidade que mais lhe agrada.
Depois de tudo misturado, o Steak está pronto para servir. É importante fazer isso rapidamente para evitar que alguns dos ingredientes cozinhem a carne.
Coloque a carne em um recipiente pequeno e redondo, dê uma leve pressionada para ele tomar forma e vire em um prato. Para finalizar a apresentação, quebre um ovo, separe só a gema e coloque encima de seu Steak.
Você pode servir com batata chips ou com uma salada, como fiz aqui em casa!
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Eu costumo usar o filé mignon para esta receita pois é uma carne magra e macia, o que vai deixar seu prato muito mais agradável.
Prefira cortar a carne em casa, assim você evita que ela entre em contato com outras carnes no moedor do açougue e ainda treina o corte na ponta da faca!