A gente volta de férias feliz da vida e cheia de gás para o próximo ano mas que rola uma saudade dos passeios e das comidas que aproveitamos nos nossos dias de folga, rola né?
E é por isso que estou preparando diversos posts de histórias, curiosidades, dicas e claro, receitas inspiradas em tudo que vi em Paris nos últimos dias!
O primeiro post de receita é do bolo mais fofo do mundo. E quando eu digo fofo quero dizer em todos os sentidos!
A Madeleine é um bolo bem macio em formato de concha do mar que cai nas graças de qualquer um que experimenta esse docinho na cidade luz.
Você encontra esse bolinho em praticamente todas as delicatessens de Paris, o que o transforma em ícone da culinária local. A preparação e até mesmo o sabor desse bolo é bastante simples e o encanto fica por conta do formato que é a coisa mais fofa desse mundo.
Feito original de ovos e raspas de limão, a receita foi eternizada no livro “Em busca do tempo perdido” de Proust e como inúmeras receitas clássicas, não existe uma versão oficial de como foi criada. Segundo alguns historiadores, freiras do convento dedicado à Maria Madalena vendiam bolinhos em formato de concha para manter o sustento do local e após a Revolução Francesa, os conventos foram abolidos e a receita acabou vendida. Fato é que os bolinhos passaram a ser comercializados na região de Commercy e logo os viajantes passaram a comprar e espalhar a fama da famosa conchinha por toda a França.
Essa receita tão incrível, deliciosa e fácil de fazer é um dos marcos da culinária francesa e dessa vez decidi fazer uma surpresa pro Bini, que é fã número um desse bolinho, e trouxe na mala uma forma em formato de conchas para produzir essa delícia aqui em casa!
Apesar de simples, toda receita tem seu pulo do gato né? E dessa não é diferente. Comentando com a Celine, minha querida professora de francês e que também adora cozinhar, ela me passou um link do blog de uma francesa com todos os segredinhos para conseguir uma Madeleine perfeita! O texto era todo em francês e o negócio acabou virando um dever de casa kkk
Bom, o resultado ta aqui! Fiz a minha versão com muito carinho e espero que vocês adorem essa receitinha.
Essa forma é facilmente achada aqui no Brasil e se você estiver procurando algo simples, rápida e deliciosa de bolo para acompanhar um café ou um chá no maior estilo francês, essa é a receita perfeita!
INGREDIENTES
- 100 gr de manteiga sem sal
- 100 gr de farinha de trigo
- ½ colher de sopa de fermento em pó
- 2 ovos
- 60 gr de açúcar
- 30 gr de mel
- Suco e raspas de 2 limões Taiti
MODO DE PREPARO
Primeiro peneire o trigo e o fermento. Derrete a manteiga com o mel por aproximadamente 40 segundos no microondas e reserve.
Numa tigela misture com ajuda de um batedor os ovos e o açúcar, junte o suco do limão, as raspas e o trigo e fermento peneirados. Agora acrescente a manteiga derretida e misture bem.
O maior segredo das madeleines vem agora. Tampe com plástico filme essa massa e leve para a geladeira por no mínimo uma hora. Esse choque térmico vai fazer com que a sua Madeleine crie uma bolha de ar no meio bem característico dessa receita, ficando idêntica às francesas.
Despeje o conteúdo na forma e leve em forno pré aquecido a 180°C por 20 minutos.
RENDIMENTO
10 madeleines
DICAS
Fiz a versão tradicional com raspas e suco de limão, mas dá para fazer de vários sabores como laranja e baunilha.
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085