Bru Calderon

Macarrão Cremoso de uma Panela Só

Você já testou o Macarrão de uma panela só?

Macarrão Cremoso Bru Calderon

Hoje estou aqui para te mostrar o que é essa febre de preparar receitas usando só uma panela e como fazer essa maravilha em casa.

Bom, em primeiro lugar, se você nunca viu essa receita e não sabe do que estou falando, te apresento o famoso “One-Pan Pasta” ou o macarrão de uma panela só:

Macarrão Cremoso Bru Calderon

A ideia é, como o próprio nome já diz, preparar o macarrão por completo com todos os ingredientes – massa, recheios e temperos – dentro de um só recipiente.

E já te adianto que se você torceu o nariz, prepare-se para se surpreender com tamanho sabor desse prato!

Nos últimos anos esse estilo de receita têm feito muito sucesso e milhares de pessoas já testaram e postaram suas versões nas redes sociais.

No começo, algumas pessoas não gostaram muito da novidade acreditando que isso seria uma verdadeira ofensa à tradição italiana de preparo de massa. Mas o que pouca gente sabe, é que essa receita é inspirada em um prato servido na Puglia!

Macarrão Cremoso Bru Calderon

Muito conhecido e já estampado em livros e blogs ao redor do mundo, o macarrão de uma panela só teve sua primeira aparição em 2013 em um dos programas de Martha Stewart.

Sim, a responsável pela criação do macarrão de uma panela só como conhecemos é uma apresentadora de TV.

Os programas de Martha eram sempre voltados para temas de casa como decoração, bem estar e é claro, receitas. Cozinheira de mão cheia, muitas das receitas eram feitas por ela mesmo durante o programa e ao longo de sua carreira lançou diversos livros de culinária.

Pois bem, e eis que em 2013 em um de seus programas ela decidiu preparar uma receita diferente e apresentou para o mundo pela primeira vez o Macarrão de uma panela só.

Segundo ela, um dos editores de seu site apreciou uma receita parecida durante uma viagem à Puglia e fascinado com aquilo, contou à Martha a experiência. Curiosa na cozinha, ela decidiu testar uma receita levando em conta apenas o que o editor havia contado e o resultado foi espetacular.

A praticidade e criatividade deste prato acabou ganhando o coração de todos e de lá pra cá, inúmeras celebridades, cozinheiros e pessoas ao redor do mundo fizeram suas versões da receita.

Eu já havia testado as versões caprese e bolonhesa, mas resolvi fazer como Martha e inovar! Hoje foi a vez de fazer um macarrão super cremoso com cogumelos, espinafre e muito queijo e o resultado foi esse aqui:

Macarrão Cremoso Bru Calderon

Fala a verdade, o prato fica muito charmoso preparado e servido direto na panela, não é mesmo?

Para conseguir reproduzir essa delícia de receita em casa você só precisa usar a criatividade e ter uma boa panela! Sim, a panela correta é essencial para este prato, afinal de contas você precisa garantir que ela mantem a temperatura alta para cozinhar o macarrão junto com os demais ingredientes.

Para o preparo perfeito do macarrão de uma panela só, eu uso a Caçarola de Cerâmica Emile Henry!

Emile Henry é uma marca francesa trazida ao Brasil com exclusividade pela Imeltron e que possui o grande diferencial de ser feita com HIGH RESISTANCE ©, um material cerâmico de alta resistência, com durabilidade superior e uma tecnologia resistente a choques térmicos de -20°C a 270°C.

Macarrão Cremoso Bru Calderon

A Caçarola de Cerâmica com Tampa é perfeita para o cozimento lento, que realça todos os sabores dos ingredientes usados, além de preservar os aromas graças a circulação da condensação quando a caçarola é tampada, já que no interior da tampa encontram-se diversos pontos que auxiliam nessa circulação.

A caçarola é fácil de limpar, pode ser lavada na máquina de lavar louças, nunca perde sua cor vermelha vibrante e pode ser usada em fogões tradicionais, vitrocerâmicos e ainda no forno.

Essa certamente é uma caçarola para a vida toda e com ela você fará as mais variadas receitas de forma prática e impecável.

Para conhecer toda a linha Emile Henry e outros produtos da Imeltron, acesse:

www.imeltron.com.br


INGREDIENTES

  • 400 gr de fettuccine
  • 240 gr de creme de leite
  • Azeite
  • 1 dente de alho
  • 1/2 cebola
  • Sal
  • Pimenta
  • 500 ml de caldo de legumes
  • 150 gr de parmesão ralado
  • 1/2 maço de espinafre
  • 1 xícara de vinho branco
  • 200 gr de cogumelo porcini

MODO DE PREPARO

Aqueça um fio de azeite na panela e em seguida doure a cebola picadinha. Quando estiver transparente, adicione o alho e refogue também. Junte os cogumelos fatiados e deixe refogar. Adicione o vinho branco e espere até que o álcool evapore da panela. Coloque o creme de leite, tempere com sal e pimenta e mexa bem. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e adicione o macarrão. Tampe e espere 7 minutos. Abra a panela, adicione o espinafre e misture tudo. Na hora de servir, finalize com queijo ralado e pimenta moída na hora.

RENDIMENTO

2 porções

DICA

Use sua criatividade para preparar esse macarrão usando outros ingredientes de sua preferência como queijo, tomate e manjericão, gorgonzola e bacon, alho e óleo e por aí vai!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: