Bru Calderon

Lanche de Kibe Assado

Lanche de Kibe Assado

Algumas receitas me fazem feliz. Outras me fazem muuuuito feliz e o kibe é exatamente uma dessas receitas que se encaixam na segunda categoria 🙂

Sempre adorei comer kibe frito com algumas gotinhas de limão ou um pouquinho de molho de pimenta, que delícia que é isso! Mas sabemos tudo que é frito agrega umas boas calorias a mais na refeição.

Temos algumas formas de preparar o kibe, como frito, assado ou até mesmo cru. Gosto de todas elas, mas a que melhor se adapta à proposta dessa semana em que decidi pegar mais leve nas refeições é a versão assada que fica incrivelmente menos calórico por ir ao forno ao invés de ser frito e mantêm o prazer de comer, já que tem um sabor delicioso!

Eu sempre vejo em restaurantes versões desse kibe assado com recheios. Claro, fica uma delícia, mas a ideia aqui é usar o meio termo e por isso passarei uma versão muito simples, rápida e gostosa do kibe assado sem recheio, focando o sabor na própria carne muito bem temperada, que será a fonte de proteína da nossa refeição.

Além disso, quis sair do obvio e apesar de preparar o kibe sem recheio, incrementei colocando uma fatia em cima da outra e passando uma pastinha de iogurte natural com pepino para criar quase que um lanche de kibe!

O kibe tem origem no Mediterrâneo e no Iraque e no começo era tido como um prato típico de classes menos favorecidas, já que o trigo misturado na carne rende bastante e era possível alimentar famílias inteiras.

Em sua forma original tinha o formato redondo, era um bolinho de carne bem temperado, misturado com trigo. O nome kibe vem de “kubbeh” que significa bola em árabe.

Aqui no Brasil conhecemos o kibe através das mãos dos imigrantes libaneses que incorporaram a receita tipicamente árabe em nosso país. Hoje já achamos versões de tudo que é jeito, com queijo, com presunto, com catupiry, mas a que vamos fazer aqui é uma versão bastante tradicional que tenho certeza que agrada todo mundo!

Lanche de Kibe Assado


INGREDIENTES

  • 1 xícara de trigo para kibe hidratado
  • 1 xícara de carne moída
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 limão
  • Azeitonas picadas
  • Sal
  • Pimenta
  • Cheiro verde ou hortelã picado
  • ½ pepino
  • 1 pote de iogurte natural

MODO DE PREPARO

Vamos começar preparando o kibe. Misture o trigo para kibe, a carne moída, a cebola, o alho, o limão, cheiro verde ou hortelã (conforme seu gosto) e as azeitonas picadas. Adicione o azeite e tempere com sal e pimenta.

Misture tudo muito bem.

Em uma assadeira quadrada e untada com um pouco de azeite, despeje essa massa pressionando com os dedos para criar uma camada de aproximadamente 1 dedo do kibe. Leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso, vamos preparar a pasta de pepino. Rale o pepino finamente, misture com o pote de iogurte e tempere com sal e pimenta. Finalize com algumas gotas de limão e um fio de azeite.

Deixe o kibe esfriar e então corte em quadrados. Coloque a pasta sobre uma fatia e sobreponha outra, fazendo um delicioso lanche de kibe.

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

O pepino e o iogurte combinam perfeitamente bem com o sabor do kibe, mas caso prefira pode preparar uma pasta de iogurte com azeitonas pretas que também fica uma delícia.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: