No dia 06 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, ou Épiphanie como dizem na França.
No Brasil este dia é comemorado com a festa Folia de Reis, enquanto que na França a comemoração é com a Galette des Rois.
A Épiphanie é a comemora a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, sendo que a Galette é a representação dos presentes oferecidos na ocasião pelos reis, incenso, mirra e ouro.
A Galette é uma torta feita com massa folhada e amêndoas que pode ter diversos tamanhos e recheios e é sempre levada ao forno para dourar.
Dentro de cada Galette tem um brinde escondido, chamado de fève, feito de porcelana. A tradição diz que a torta deve ser cortada em pedaços iguais e na quantidade certa das pessoas que estão na mesa.
O mais jovem deve ficar embaixo da mesa e decidir para quem vai cada pedaço e então a pessoa que achar a fève ganha a coroa que vem junto com a Galette e é coroado o Rei desse dia! Reza a lenda que a pessoa que tira a fève tem sorte o ano todo!
Antigamente a galette com a fève não era reservada apenas para o Dia de Reis mas também era servida em casamentos e nascimentos em pequenos vilarejos. As fèves são artigo de coleção de muita gente, tendo até mesmo um acervo no Musée de Blain com mais de 10.000 peças achadas dentro de galettes ao longo dos anos.
A galette é deliciosa, a massa é crocante e dentro tem um recheio mais cremoso, tudo com gostinho de amêndoas.
Fiz alguns estudos sobre a galette em Paris e logo mais vou testar a receita em casa e postar para vocês!