Frango à Cordon Bleu
Por Bru Calderon
Esse franguinho com nome famoso é bem conhecido e já tem até marcas de congelados vendendo a versão pronta nos supermercados. Mas, como eu gosto mesmo é de colocar a mão na massa, resolvi testar essa receita aqui em casa. O mais bacana dessa receita é que ela leva ingredientes baratos e que de repente você já até tem aí na sua casa.
Se você adora gastronomia, nem que não saiba o que quer dizer, provavelmente já ouviu a expressão “Le Cordon Bleu” por aí, certo?
A Le Cordon Bleu é uma das maiores escolas, senão a maior, de gastronomia do mundo. Original da França, hoje já conta com inúmeras unidades espalhadas pelo mundo.
Todo mundo que ama culinária, sonha em entrar nessa escola, inclusive eu 🙂
O nome da escola tem uma origem bem antiga. Antigamente havia uma ordem francesa de cavaleiros em que os mais relevantes eram destacados com uma fita azul. Esses cavaleiros eram famosos por proporcionar grandiosos banquetes recheados de comida de excelente qualidade. Esses banquetes levavam o nome de “cordon bleu” que com o tempo passou a ser sinônimo de comida bem preparada.
Essa expressão passou a ser utilizada por uma revista de culinária francesa, que logo virou um guia para os chefs e depois se tornou essa enorme escola de culinária mundialmente conhecida.
Pois bem, eis que então alguns pratos, e não só esse frango, levam a expressão “cordon bleu”, algo como a forma de preparação, sabe? Podendo ser interpretado como fazer uma comida de excelente qualidade ou fazer a preparação conforme ensinado pela escola.
INGREDIENTES
- 2 filés de peito de frango
- 100 gr de mussarela
- 50 gr de presunto
- Sal
- Pimenta do reino
- Farinha de trigo
- Farinha de rosca
- 3 ovos
- Óleo (dá uma olhada nas dicas se não quiser fritura com óleo)
MODO DE PREPARO
Abra o peito do frango sem cortar por inteiro, precisamos de filés finos e de um tamanho bom pra poder enrolar.
Tempere com sal e pimenta dos dois lados, recheie primeiro com presunto e depois o queijo por cima. Enrole bem formando tipo um rocambole e feche com palitos de dente pra não correr o risco dele abrir e escapar o recheio.
Passe na farinha de trigo, depois no ovo e depois na farinha de rosca para empanar.
É só colocar no óleo quente e voilà! Se quiser outra opção de preparo, olhe as dicas!
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Aqui em casa eu só uso aquela fritadeira sem óleo, que usa o ar para fritar sabe? Se você tiver uma dessas em casa, pode colocar o franguinho lá e colocar em temperatura alta até dourar totalmente por fora.
Se não tiver essa fritadeira e não quiser utilizar o óleo, pode colocar os frangos no forno! Nesse caso, para garantir a crocância, utilize a farinha Panko (facilmente encontrada em mercados ou lojas de produtos japoneses) para empanar!