Bru Calderon

Flor de Abobrinha Recheada

Flor de Abobrinha Recheada
Aposto que você ficou esperando o segundo post em que utilizei as exóticas flores de abobrinha, não é mesmo?

Pois chegou o dia!

No post PIZZA DE CREAM CHEESE COM FLOR DE ABOBRINHA contei para você que fiquei encantada com a coleção Tuscan Grove da Michel Design Works que remete à Itália com referências de videiras, uvas e oliveiras e por isso decidi preparar duas receitas utilizando esta incrível coleção.

Flor de Abobrinha RecheadaEscolhi a flor de abobrinha – um ingrediente bastante usado na culinária italiana – para homenagear a coleção Tuscan e também mostrar que é possível preparar mesas e receitas incríveis usando mesmos produtos e ingredientes com muita criatividade!

Pouquíssimo conhecida aqui no Brasil, a flor de abobrinha é um dos ingredientes mais usados na cozinha italiana e é facilmente encontrado nas mais variadas receitas que vão desde antepastos até risotos e pratos principais.

A verdade é que a própria abobrinha é muito comum e usada na gastronomia italiana e o uso das flores é uma consequência de aproveitamento por completo do fruto, já que sua polpa e cascas são também comestíveis.

A abobrinha é composta de 94% de água, tem uma digestão muito fácil e apesar de pouquíssimas calorias é fonte de vitamina B, sendo altamente indicada e saudável para a nossa alimentação.

A planta abobrinha é originária das Américas e por isso se dá muito bem nos solos brasileiros e nos climas quentes, ela não suporta baixas temperaturas tendo como base ideal a média entre 20°C a 27°C. Em regiões com temperaturas menores, o plantio deve ser feito de agosto a fevereiro e em regiões que atinjam essas temperaturas, o plantio pode ser feito o ano todo.

Os frutos da abobrinha crescem a partir da polinização das flores femininas, mas é impressionante a quantidade de pessoas que não sabem sequer que a abobrinha possui flores, muito menos o tamanho de sua importância.

Existem dois tipos de flores de abobrinha:

Flores femininas: nascem normalmente perto da região central da planta e em sua base possui uma pequena fruta embrionária inchada que quando polinizada se transforma em um fruto.

Flores masculinas: nascem por toda a extensão da planta, são maiores, saem em hastes finas e florescerem muito mais cedo que as flores femininas. A abobrinha produz flores masculinas em maior quantidade que as flores femininas.

Como disse a abobrinha só crescerá com a polinização da flor feminina e para isso, às vezes as hortas e fazendas precisam dar uma ajudinha extra e fazer uma polinização manual, já que muitas vezes não há abelhas e outros insetos polinizadores por perto.

O pólen fica em uma haste dentro da flor masculina e é justamente esse pó que deverá ser levado em contato com a flor feminina. Essa polinização pode ser feita com as próprias mãos ou com a ajuda de um cotonete ou palito, já que as flores são bem sensíveis.

No começo apenas flores masculinas irão florescer, as femininas começam a aparecer apenas de 3 semanas a mais de 1 mês depois. As flores se abrem apenas por algumas horas logo no início do dia e devem ser colheitas nesse momento, até no máximo 07:00 da manhã.

Como as duas flores são comestíveis, você pode escolher entre colher a flor masculina, que não dará nenhum fruto, ou aguardar que a abobrinha tenha atingido o ponto para colheita e aproveitar para colher fruto e flor feminina.

Incrível, não é mesmo?!

Para que todo mundo possa conhecer e experimentar essa deliciosa flor, preparei uma receita de flor de abobrinha recheada com ricota temperada com mostrada em grãos, lemon pepper e orégano fresco e servida com aceto balsâmico de trufas negras e castanhas, simplesmente irresistível!

Flor de Abobrinha Recheada

Usei os pratos de melamina da coleção Tuscan Grove da Michel Design Works que tanto me inspiraram para servir essa linda receita e compor uma mesa de tirar o fôlego.

A marca Michel Design Works é americana e trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade. O material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel é perfeita para o serviço de alimentos até 65ºC e você pode até lavar direto no lava louças.

As coleções são coloridas, alegres e extremamente elegantes, deixando qualquer preparação muito mais bonita e foi por isso que escolhi a Tuscan Grove para servir a linda flor de abobrinha recheada. A coleção possui videiras, uvas, limões sicilianos, plantações de lavanda e os mais belos itens que remetem as paisagens italianas, combinando perfeitamente com nosso prato de hoje!

Flor de Abobrinha Recheada

E agora que você já sabe que a abobrinha possui lindas flores comestíveis, que tal anotar os ingredientes e correr preparar essa delícia em casa?


INGREDIENTES

  • 4 flores de abobrinha
  • 100 gr de ricota
  • 2 colheres de sopa de mostarda em grãos
  • 1 colher de café de lemon pepper
  • Orégano fresco
  • 1 colher de café de aceto balsâmico de trufas negras
  • 20 gr de castanhas picadas
  • Azeite

MODO DE PREPARO

No processador ou liquidificador bata a ricota, mostarda, lemon pepper e o orégano até virar uma pasta. Lave bem as flores de abobrinha, abra-as e recheie com a pasta de ricota. Coloque em uma assadeira untada com um pouco de azeite e leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 15 minutos.

Pincel o aceto balsâmico no prato e sirva a flor recheada, finalizando com as castanhas picadas e mais um pouco do lemon pepper por cima.

Flor de Abobrinha Recheada

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

As flores de abobrinha são achadas em fazendas de plantio deste fruto e em grandes empórios de produtos orgânicos, mas se você não achar aí na sua cidade, é possível plantar uma muda aí no seu quintal! É bastante simples cultivar abobrinha em casa e depois de 50 dias você terá flores e frutos para colher e aproveitar na sua cozinha.

Você pode ver a coleção da Michel Design Works e outros produtos da Anova Trade no site:

www.anovatrade.com.br

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: