Espumante, Champagne, Prosecco ou Cava?!
Por Bru Calderon
Aí a gente ganha um dinheirinho extra e, para comemorar, compramos um champagne.
Digo, um prosecco. Digo, um espumante. Não, digo, uma cava.
Fala sério vai, você já se pegou com essa dúvida no supermercado, não?
Então hoje é o dia pra gente esclarecer tudo isso e saber comprar seu espumante preferido.
Começando pelo começo. Todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne.
Espumante
É a determinação usada para todo vinho branco ou rose efervescente, com gás carbônico. Podem ser brut, sec e doux, expressões que indicam o grau de açúcar por litro em garrafa. A maior parte das produções de espumantes são do tipo brut, mais seco e com baixa concentração de açúcar. Sec, ao contrario do que parece, é levemente adocicado e não seco. Por fim, o doux é o espumante com mais de 50 gramas de açúcar por litro, geralmente servido como vinho de sobremesa.
Champagne
É a designação do vinho branco ou rose, espumante originário da região de Champagne, nordeste da França. São necessariamente produzidos à base das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier. A produção do Champagne é feita através do método champenoise, onde a segunda fermentação ocorre na própria garrafa, e passa por rígidas regras, fazendo com que a bebida seja bem mais cara que as demais.
Cava
É o espumante espanhol e, assim como Champagne, tem denominação de origem, só podendo ser classificado como Cava o espumante produzido na Espanha e que utilizou as uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo.
Prosecco
É originalmente produzido na Itália utilizando-se a uva prosecco. A fermentação do prosecco é a Charmat, em que a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inoxidável .
Mais fácil né? E digo isso por experiência. É muito mais fácil comprarmos um espumante com preços super (super mesmo) acessíveis, preços iguais aos de vinhos comuns, se soubermos como escolher.
Agora é só escolher sua bebida preferida e brindar! 🙂