Espaguete Marguerita
Por Bru Calderon
A tradicional Pizza Marguerita é pedida certa quando está em dúvida de que sabor escolher não é mesmo? E um belo Espaguete é a melhor opção para uma refeição fácil de fazer e com garantia de sucesso também, estou certa?
Pois bem, eis que hoje pensei “Por que não juntar as duas coisas?”
Eu sou completamente apaixonada pela simplicidade e ao mesmo tempo preenchimento de sabor e aroma que o sabor marguerita traz à uma pizza. É um dos melhores exemplos daquele ditado que diz “menos é mais”.
A pizza marguerita surgiu por volta de 1889 em uma viagem do Rei Umberto I e a Rainha Margherita de Savóia a Nápoles. O pizzaiolo escolhido para a difícil missão de preparar uma pizza para os reis foi Raffaelle Esposito e depois de quebrar a cabeça, decidiu por homenagear a Itália preparando então uma pizza simples usando tomate, queijo e manjericão, as cores da bandeira do país.
O objetivo certamente foi atingido, agradando aos reis e a praticamente qualquer pessoa do mundo até os dias de hoje!
Outra coisa que sempre tenho por aqui e segue a mesma linha de raciocínio é o espaguete. Vira e mexe faço uma boa leva de massa fresca (clique aqui para ver a receita) e armazeno para usar nos dias corridos.
E para hoje decidi juntas esses dois coringas de praticidade para preparar um Espaguete Marguerita delicioso para o jantar! A ideia foi servi-lo acompanhado de uma boa taça de vinho para encerrar o dia com chave de ouro.
O resultado foi uma refeição simples, rápida e deliciosa para essa sexta-feira fria por aqui! Anota aqui a receita e corre preparar para você também!
INGREDIENTES
- 200 gr de espaguete
- 100 gr de tomate cereja
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 50 gr de queijo parmesão (lascas ou ralado)
- Folhas frescas (manjericão ou orégano)
- Sal
- Pimenta
- Azeite
MODO DE PREPARO
Prepare o espaguete até que esteja no ponto al dente, mais firme. Desligue o fogo e reserve.
Em uma panela aqueça um fio de azeite e refogue a cebola cortada em cubinhos. Assim que ficar transparente, adicione o dente de alho picado também para refogar.
Coloque o espaguete já cozido e regue com mais um pouco de azeite. Adicione os tomares cortados ao meio, tempere com sal e pimenta e desligue o fogo.
Sirva com as folhas frescas e o queijo.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Eu usei folhas de orégano fresco para dar um sabor ainda mais parecido com as pizzas margueritas que conhecemos, mas você pode utilizar manjericão que também fica uma delícia.