Bru Calderon

Espaguete de Pupunha

Espaguete de Pupunha

Não há quem resista a um macarrão, não é mesmo?

Estudos dizem que o brasileiro não passa uma semana sequer sem apreciar um prato de massa.  Mas também não é pra menos, o Brasil é o país com maior número de italianos fora da própria Itália, o que significa que a imensa maioria dos brasileiros são ítalo-descendentes.

Apesar da China ter o título de inventor da massa, foi em Nápoles que o termo “macarrão” foi inventado e popularizado, ganhando fama em todo o mundo. E adivinhem só quem trouxe esse costume para o nosso país? Sim, nossos queridos nonnos e nonnas!

Os imigrantes italianos trouxeram a tradição de se fazer e consumir massa ao nosso país e é claro, não demorou muito tempo para que o costume fosse totalmente incorporado ao hábito dos brasileiros.

E esse hábito só começou a perder força há poucos anos quando a preocupação com o consumo de glúten aumentou no Brasil e no mundo. Seja por conta do aumento de celíacos (intolerantes ao glúten) ou simplesmente pela consciência de um consumo mais moderado, fato é que as pessoas passaram a se preocupar um pouco mais e deixar de lado os pratos de macarrão.

Como eu sempre gosto de dizer, equilíbrio é tudo nessa vida! Acho maravilhoso o processo de produzir e consumir sua própria massa e, com moderação, não há problema nenhum nisso. Mas também adoro inventar outras opções mais leves para o nosso dia a dia. Seja para os dias em que quero desinchar um pouco ou seja para diversificar o cardápio e ter novas e deliciosas opções de refeição, fato é que criar novas receitas usando ingredientes diferentes certamente é um dos maiores e mais prazerosos segredos na cozinha!

Espaguete de PupunhaE como sempre recebo muitas mensagens de pessoas fazendo dietas para melhorar a saúde e de pessoas com restrição ao glúten que sentem muita falta de comidas realmente saborosas, um dos pratos que mais adoro reproduzir de formas inusitadas é justamente o macarrão.

Sejamos sinceros, tem coisa mais deliciosa que apreciar um prato de macarrão quentinho, cremoso e saboroso? Com gostinho de lembrança dos almoços na casa da avó aos domingos, não há quem resista.

E já vou logo adiantando que por aqui ninguém consegue inventar desculpa para não consumir esse delicioso e afetivo prato. Se você não quer ou não pode consumir as massas comuns, te dou opções deliciosas para substituir o ingrediente principal de forma muito gostosa como, por exemplo, o macarrão de abobrinha com molho de tomate.

Essa certamente é uma das substituições mais deliciosas e que sempre faço aqui em casa. Mas já algum tempo vinha testando e procurando uma receita um pouco mais cremosa e que se parecesse mais com uma versão de macarrão com molho branco.

Pensei e pensei em que ingrediente poderia ser cortado em formato de macarrão, que tivesse uma consistência al dente e que combinasse com um molho cremoso e branco.

A resposta? Palmito Pupunha!

Espaguete de PupunhaTive o estalo enquanto preparava uma outra receita deliciosa de Palmito Grelhado e pensei por que não tentar reproduzir um macarrão com essa delicia saudável. O resultado foi um prato extremamente delicioso, no ponto perfeito igual massa caseira, com molho cremoso e que realmente proporciona a experiência completa de se apreciar um prato de macarrão.

Fiquei muito surpresa com o resultado e admito que desde então tenho adotado essa opção super gostosa e com menos da metade de calorias. Isso mesmo, 100gr de massa tem 160 calorias enquanto 100 gr de palmito tem apenas 36 calorias.

Para chegar a um resultado final que me agradasse totalmente fiz vários testes e essa certamente é a melhor e mais saborosa versão. O macarrão é feito de palmito pupunha, o molho de cogumelo shimeji e creme de leite e para finalizar castanhas picadas por cima. Tudo isso servido de forma linda no Bowl Bistro de Borboletas da Michel Design Works.

Como disse há pouco, uma boa apresentação na hora de servir uma refeição é essencial, pois como já diz o ditado, comemos pelos olhos não é mesmo? Servir esse prato de macarrão de pupunha pode ser um desafio por ter cores opacas e foi justamente por isso que escolhi um recipiente colorido e alegre para servi-lo.

Espaguete de Pupunha

Adoro os produtos da marca Michel Design Works, marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade. O material dos produtos da marca é de altíssima qualidade, a melamina da Michel pode ser levado diretamente no lava loucas e é perfeita para o serviço de alimentos até 65°C, ou seja, você pode usá-los tanto para pratos frios como saladas quanto para pratos quentes como nosso macarrão de pupunha.

Fora isso as estampas da marca que são de cair o queixo e sempre que quero dar um toque super especial na minha mesa, escolho uma das coleções com lindos desenhos e estampas. Dessa vez escolhi a Papillon, coleção recheada de borboletas coloridas que deixam a apresentação de qualquer prato muito mais charmosa, perfeito para um almoço de domingo com toda a família reunida!


INGREDIENTES

  • 400 gr de espaguete de pupunha
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de manteiga
  • 200 gr de shimeji
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 colheres de shoyu
  • 50 gr de castanha do Pará picada
  • Sal
  • Pimenta
  • Cebolinha picada

MODO DE PREPARO

Por aqui acho facilmente o palmito pupunha já cortado em formato de espaguete, mas caso você não encontre na sua cidade, basta cortado em tiras finas com a faca. Cozinhe o pupunha em tiras em água fervendo por 5 minutos, retire e reserve.

Em uma panela coloque a manteiga e refogue o alho e a cebola. Quando estiverem transparentes, adicione o shimeji e deixe refogar até amolecer. Adicione o creme de leite, o shoyu, misture bem e tempere com sal e pimenta.

Deixe o molho ferve e reduzir até engrossar e encorpar. Desligue o fogo, coloque o pupunha cozido, misture bem para envolver o palmito no molho e sirva no bowl. Cubra com as castanhas picadas e um pouco de cebolinha.

RENDIMENTO

4 porções

DICAS

Se quiser dar um sabor mais intenso, adicione outros cogumelos como shitake e porcini, lembrando de hidratá-los antes e aproveitar essa água para fazer um molho com mais sabor.

Para conhecer a coleção da Michel Design Works e outros produtos da Anova Trade acesse:

www.anovatrade.com.br

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: