Alguém aí é apaixonado por esfihas abertas também?!
Eu adoro. A tradicional de carne é a minha preferida, mas podemos inventar qualquer sabor, seja de carne, queijo ou legumes.
A esfiha é um prato que tipicamente árabe, que surgiu na Síria e foi difundida pelo Líbano, países de língua árabe até ganhar o mundo. As receitas típicas são iguais para os formatos aberto ou fechado, só muda o jeitinho de finalizar mesmo.
Os ingredientes são basicamente os mesmos com que se faz um pão, mas cada região foi acrescentando algo tipo local e a massa acabou mudando ao longo do tempo.
Os recheios, como disse, podem ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo ou verduras. Depois de pronta ela é levada para o forno, e pronto.
Já fiz essa receita diversas vezes, sempre ficava boa, mas ainda não chegava no sabor característico das que compramos prontas. A base da massa é sempre a mesma e eu fiz muitas tentativas até descobrir qual era o segredo que faltava para as minhas esfihas caseiras.
O segredo era, como quase tudo na cozinha, o tempero!
O ideal e mais utilizado para essas esfihas é o Tempero Sírio.
Tempero Sírio é um mix de especiarias muito utilizado nos países Árabes. Por lá é conhecido pelos nomes ba-har ou bahar. Tem um sabor levemente adocicado em um aroma leve e perfumado.
Como qualquer mix de temperos, a combinação pode mudar sempre, mas a mais comum é feita com pimenta síria ou Jamaica, cravo-da-índia em pó, canela em pó e noz- moscada ralada.
Existem outras versões com pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino branca, canela, cravo, gengibre, noz- moscada e cardamomo e outra mais simples com canela em pó, cravo em pó, pimenta, noz-moscada.
Independente da combinação, todos eles terão basicamente o mesmo aroma e sabor. Deliciosos, aromáticos e perfeitos para temperar kibes, kaftas e, é claro, nossas esfihas abertas!
INGREDIENTES
- 400 gr de farinha de trigo
- 1 ovo
- 150 ml de água
- 150 ml de leite
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de fubá
- 1 colher de sopa de fermento
- Óleo
- 400 gr de carne moída
- 1/2 cebola
- 1 tomate picado
- Salsinha
- Tempero Sírio
MODO DE PREPARO
Em uma tigela misture o fermento, água, leite, sal, açúcar e manteiga em temperatura ambiente. Misture tudo com ajuda de uma colher e comece a acrescentar o trigo, o fubá e o ovo.
Misture bem até dissolver a manteiga e tudo estar incorporado. Você vai perceber que estará grudando um pouco nas mãos, vá colocando um fio de óleo e mexendo até acertar o ponto em que ela não grude mais nas suas mãos.
Feito isso, polvilhe fubá em uma forma, faça pequenas bolinhas de massa e coloque na forma para descansar até dobrar de tamanho.
Enquanto isso, prepare o recheio, misturando a carne, cebola, tomate, salsinha e tempero sírio.
Unte levemente uma forma com um pouco de azeite e fubá, coloque uma bolinha de massa, pressione com as pontas dos dedos até abrir um pouco, acrescente um tanto de recheio e continue pressionando com as pontas dos dedos, mas agora já recheada. Isso ajuda a modelar sua esfiha perfeitamente!
Leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos e pronto!
RENDIMENTO
16 esfihas
DICAS
Use sua criatividade e invente novos recheios como queijo com tomate, peperoni, frango e requeijão e por aí vai!
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085