Tenho que admitir, essa receita ficou especial! O Escondidinho é um prato que sempre faço. Normalmente faço com requeijão cremoso, batata cozida, bacalhau desfiado ou camarões e batata palha. Ou seja, apesar de uma delícia, é uma bomba estratosférica de calorias.
Aí fiquei aqui imaginando o que podia fazer pra transformar esse prato que tanto gosto em uma coisa mais leve, pra comer durante a semana sem culpa.
Bom, pensando em uma opção mais leve, principalmente para uma segunda-feira, fiz uma versão light usando ingredientes mais leves. Troquei o requeijão normal pelo light, a batata palha por queijo parmesão ralado light, o recheio de bacalhau ou camarões por um frango desfiado e temperado e a batata por mandioquinha.
A gente vê tanta receita light por aí usando a mandioquinha, também conhecida como batata baroa, ao invés da batata inglesa não pela quantidade de calorias, mas pela incrível fonte de nutrição que esse tubérculo possui. A mandioquinha contém mais de 25% de carboidratos que podem ser convertidos em energia para suas atividades do dia a dia. É uma fonte poderosa de vitamina A, C, E, K, B, de cálcio, fósforo, betacaroteno, magnésio, potássio e muitos outros.
Não existe uma história da origem precisa do Escondidinho, mas uma coisa é certa, ele é típico do Nordeste do país. As versões tradicionais levam carne de sol desfiada e um purê de mandioca, chamada de aipim ou macaxeira em algumas regiões. Esse Escondidinho é temperado com manteiga de garrafa e gratinado com queijo coalho.
Consegue imaginar a verdadeira maravilha que é essa receita? Nunca experimentei essa versão tradicional e digo que fiquei com muita vontade, farei muito em breve!
Aqui na minha versão eu faço as trocas de ingredientes e também da ordem de montar o Escondidinho. Tente fazer essa versão em casa, fica uma delícia e super saudável!
INGREDIENTES
- 200 gr de requeijão light
- 6 mandioquinhas (ou aprox. 500 gr)
- 50 gr de parmesão ralado light
- 2 filés de peito de frango (ou aprox. 200 gr)
- Sal
- Pimenta do reino
MODO DE PREPARO
Descasque e corte em rodelas pequenas a mandioquinha, colocando água o suficiente para cobrir todas elas e leve ao fogo para cozinhar.
Enquanto isso, corte os filés de frango em pedações pequenos, pode cortar em tiras, tempere com sal e pimenta do reino e grelhe em uma frigideira. Quando estiverem prontos, coloque em um processador ou um mixer e bata até que fiquem desfiados. Mas aí vai do seu gosto, você pode tranquilamente deixar o frango em pedações maiores como tiras ou quadradinhos ou então desfiados com o garfo mesmo ok?
Quando as mandioquinhas estiverem cozidas, retire a água e amasse com um garfo, fazendo um purê. Tempere com sal e pimenta do reino.
Agora é só montar. Coloque o requeijão primeiro na forma, fazendo uma cama de requeijão. Em seguida coloque o purê de mandioquinha e por cima o frango desfiado ou em pedaços. Jogue um pouquinho de salsinha, cebolinha, manjericão ou qualquer outro tempero que goste por cima do frango. Cubra com o queijo ralado e leve para o forno pré aquecido por uns 25 minutos.
RENDIMENTO
4 porções
DICAS
Como disse, essa é minha versão light. Mas você pode substituir por qualquer outro recheio! O Escondidinho é um prato maravilhoso que combina muito bem com praticamente tudo que imaginar.
A ideia de colocar o requeijão por baixo é de criar uma cremosidade na preparação. Só o purê acaba ficando mais seco.
Na versão tradicional o purê vai por cima do recheio, na minha eu mudo a ordem e coloco o purê por baixo. Tendo a achar que fica melhor e acaba criando camadas, quando você experimenta o prato, sente primeiro o gosto do recheio, nesse caso o frango, e em seguida o purê com a cremosidade do requeijão. Teste, é uma delícia!
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085