Cuscuz Marroquino
Por Bru Calderon
Qual seu tipo preferido de Cuscuz?
Paulista, Nordestino ou Marroquino?
A história do cuscuz começou lá do outro lado do Atlântico na região de Magrebe, onde fica Marrocos, Argélia, Tunísia e Saara Oriental. Os responsáveis pela criação do cuscuz foram os berberes, primeiros habitantes do norte do continente africano e de lá a receita se espalhou por todo o restante do continente.
O cuscuz pode ser feito de diversos tipos de grãos como cevada, arroz, milho e o mais tradicional e original, de sêmola de trigo. Reza a lenda que os africanos apelidaram a receita de “couscous” devido ao barulho que a sêmola de trigo fazia dentro da cuscuzeira durante o cozimento a vapor e com a disseminação da receita por todo o continente africano, acabou pegando e virando nome oficial de um dos pratos mais consumidos em todo mundo.
Não existem registros confirmados de como o cuscuz saiu da África e ganhou o mundo, mas alguns livros de receitas antigas apontam que o prato teria chegado à Europa no século XIII com a entrada de muçulmanos na Península Ibérica. Os judeus teriam introduzido o prato em seu cardápio e levaram consigo a receita para países onde se exilaram depois da Guerra Santa em 1492. O prato se espalhou por toda a Europa e de lá ganhou o mundo através dos imigrantes que reproduziam a receita em suas colonizações.
Nem preciso dizer que chegando no Brasil através dos portugueses o prato foi sucesso total, certo?
Por conta da imensa facilidade de preparo, disponibilidade do ingrediente e tamanha sustância, o cuscuz ganhou espaço por aqui e até hoje é uma das receitas mais consumidas em todo país.
Existem diversas formas de preparar um cuscuz e no post de hoje te contarei como preparar a versão mais tradicional.
INGREDIENTES
- 250 gr de sêmola de trigo
- 2 copa de água fervente
- ½ xícara de azeitonas
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 limão
- 1 cenoura
- 100 gr de tomate cereja
- Cheiro verde
MODO DE PREPARO
Coloque a sêmola em uma tigela, junte a água e deixe hidratar por 5 minutos. Tempere com azeite, sal, pimenta e limão e junte todos os ingredientes picados. Misture tudo muito bem, confira o tempero e está pronto para servir.
RENDIMENTO
4 porções
DICA
Para conferir essa saladeira e outros produtos lindo da Crippa, acesse: