Bru Calderon

Crêpe Suzette

Crêpe Suzette

Hoje é dia de Comer Crepe!

No dia 02 de fevereiro é comemorado o “La Chandeleur” na França e segundo a tradição conta, hoje é oficialmente o dia dos Crepes.

A Chandeleur é uma festa em comemoração à divindade da natureza. Há muitos e muitos anos atrás, as pessoas percorriam as ruas em procissão pedindo bênçãos e Luz. O ritual era feito durante a noite e as pessoas transportavam tochas, que em francês são chamadas de chandelles.

E o que o Crepe tem a ver com essa história?

Duas razões justificam o fato do dia ser relacionado ao crepe. A primeira delas é que na antiguidade no dia dessa procissão eram distribuídos crepes aos menos favorecidos nas ruas. A segunda é que fevereiro os dias voltam a ser mais longos na Europa e o crepe, redondo e dourado, simboliza o sol que finalmente volta a aparecer depois de um longo inverno.

Então para ninguém perder a comemoração desse dia, preparei uma receita especial de Crepe Suzette, um delicioso crepe doce flambado no conhaque super simples de fazer!

O Crêpe Suzette é mais uma daquelas receitas com uma lenda sobre a origem, mas que ninguém sabe afirmar ao certo se a história é verdadeira.

A lenda conta que em 1895 o garçom Henri Carpentier que atendi no Restaurante Maître de Monte Carlo errou ao preparar os crepes pra um dos frequentadores mais ilustres do restaurante, o Príncipe de Gales.

Crêpe SuzetteAo banhar os crepes, o garçom errou na dose de licor o que fez com que o líquido caísse no réchaud quente em que estavam sendo servidas. O resultado foi inflamar e dar o efeito de flambar a comida, pegando fogo na frente do Príncipe.

Sem saber o que fazer, o garçom serviu o prato mesmo assim, como se aquilo tivesse sido planejado. O Príncipe perguntou o nome da sobremesa e o garçom improvisou na resposta querendo dar o nome da alteza, que se recusou e disse que deveria ser o nome de sua companhia do jantar, uma moça chamada Suzette.

Et voilà! Se originou uma das sobremesas mais famosas da França!

A sobremesa então não passa de um crepe doce flambado com álcool e servido normalmente com uma bola de sorvete. É muito fácil de fazer e linda para se apresentar em um jantar com os amigos!


INGREDIENTES

  • 150 gr de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 2 laranjas
  • 30 gr de açúcar
  • 300 ml de leite
  • Manteiga
  • Conhaque

MODO DE PREPARO

Para fazer a massa despeje o trigo em um recipiente, coloque o ovo e as raspas de 1 laranja. Mexa bem e em seguida acrescente o leite bem aos poucos para evitar empelotar. Coloque um pouco, misture com o fouet, coloque mais e misture até finalizar o leite.

Deixe descansando a massa na geladeira por no mínimo uma hora. Para fazer os crepes utilize uma frigideira bem quente untada com um pouco de manteiga. Despeje uma concha da massa e doure dos dois lados, como uma panqueca. Quando terminar, reserve todos os crepes.

Para a calda, coloque o açúcar e uma colher de manteiga na frigideira e deixe derreter. Adicione o suco de duas laranjas e espere engrossar um pouco. Em seguida dobre quatro crepes em triângulos e coloque todos na frigideira.

Vire para pegar a calda dos dois lados, acrescente uma colher de conhaque por cima , vire a frigideira para que a chama atinja o álcool com cuidado e espere terminar de flambar.

Sirva quente acompanhado de uma bola de sorvete!

RENDIMENTO

10 crepes

DICAS

Se quiser, pode acrescentar raspas de laranja também na hora que estiver fazendo a calda para ficar ainda mais cítrico.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: