Creme de Cebola com Bacon
Por Bru Calderon
Aqui em São Paulo está um frio, mas um frio, de congelar o pensamento! E nada melhor que uma sopa bem cremosa pra aquecer esses dias de inverno.
Eu adoro pratos elaborados, mas confesso, também sou apaixonada por sopas e cremes. As receitas costumam ser fáceis de preparar e normalmente elas possuem um valor nutritivo bacana se forem feitas com legumes variados.
Em Paris a Sopa de Cebola Gratinada é um clássico. Tem em todos os bistrôs e restaurantes e a receita original leva vinho branco, caldo, manteiga, farinha, queijo cebola e alguns temperos. Nessa versão, as cebolas são caramelizadas, e por cima vai muito queijo pra gratinar. As cebolas ficam em fatias mesmo, elas fazem parte da sopa, você dá um colherada e ela vem cheia de cebola com o caldo e o queijo gratinado. É bem saborosa e qualquer dia posto a receita aqui também, mas quem ganhou meu coração na última viagem foi essa aí da foto.
É uma versão cremosa sopa, na verdade é uma versão em creme mesmo. Vai bastante cebola também e o gosto é bem parecido, mas a diferença está na consistência, essa é servida em forma de creme, só líquida, normalmente com alguns complementos por cima dando outro gostinho maravilhoso.
Essa foi minha entrada em um dos meus restaurantes preferidos em Paris, o Le Christine. O restaurante é um encanto, os garçons são simpáticos, a cozinha é de vidro, então você pode dar uma espiadinha, o ambiente é muito charmoso e a comida.. ai, a comida. É deliciosa, bem preparada, muito bem apresentada e incrivelmente saborosa.
Essa receita é prática, quentinha e saborosa. Que tal imitar o Chef do Le Christine e preparar esse creme pra aquecer sua noite?!
INGREDIENTES
- 5 cebolas grandes
- 3 colheres de manteiga
- 3 batatas
- Caldo de legumes (receita aqui)
- 1 colher de azeite
- 200 ml de creme de leite
- Sal
- Bacon
MODO DE PREPARO
Derreta a manteiga e o azeite em uma panela grande, acrescente as cebolas fatias e mexa para que elas amolecam por completo.
Depois de amolecidas, retire do fogo, bata no liquidificador até virar um creme e reserve.
Cozinhe as batatas com mais ou menos 2 de água e o caldo de legumes. Depois de cozidas, coloque as batatas com um pouco da água do cozimento no liquidificador e bata até virar um creme.
Volte para a panela grande e coloque o creme da cebola e o creme da batata, misture e coloque um pouco de sal e cheque se está do seu gosto.
Deixe a mistura engrossar um pouco e vá verificando se é necessário colocar um pouco mais do caldo de legumes, caso os cremes tenham ficado muito grossos.
Quando engrossar, pode desligar, acrescentar o creme de leite, mexer bem e está pronto seu creme.
Sirva com pedaços grandes e pequenos de bacon por cima.
RENDIMENTO
6 porções
DICAS
Corte duas fatias de bacon e o restante corte em pedacinhos, frite na frigideira e coloque por cima, como está na foto. Acrescente pedacinhos de cogumelo porcini cozidos e um pouco de broto de alfafa e seu creme estará igualzinho o do Le Christine!
Se gostar de bacon, pode colocar alguns pedaços durante a finalização na panela para dar um gostinho.
E se estiver indo à Paris, anote o endereço do restaurante, você vai se apaixonar!
Le Christine – 1 Rue Christine, 75006 Paris, França