Bru Calderon

Conserva de Pimentas

Conserva de Pimentas

Quando o assunto é pimenta, não tem meio termo né? Ou a pessoa ama ou odeia.

Difícil achar alguém que goste mais ou menos dessas delícias ardidas.

Eu sou suspeita e amo de paixão qualquer tipo de pimenta. Desde as inteiras e menos apimentadas até os mais variados molhos picantes.

Outra forma de consumir pimentas que eu adoro é nas conservas. Tem coisa mais gostosa que um vidro transparente cheio das mais variadas pimentas e temperos para acompanhar uma bela refeição? Esse tipo de conserva de pimenta cai super bem com pratos do dia a dia como um refogado de carne e até mesmo aquele feijão bem temperado.

Podemos fazer conserva de pimenta a base de azeite e a base de vinagre, sendo este último meu tipo preferido e eu conto os motivos. A acidez do vinagre impede a formação de mofo ou bactérias em sua conserva, fazendo com que ela dura muito mais tempo – por volta de 1 ano se o vidro estiver bem esterilizado, for mantida em local fresco, protegido da luz e do calor e bem vedado.

Além disso, o vinagre faz com que a pimenta mantenha suas propriedades naturais, ou seja, crocantes e saborosas.

Nesse final de semana minha avó e minha mãe preparam uma conserva de pimentas em vinagre de presente para mim e eu vim aqui contar como preparar e todas as dicas importantes a seguir para você também preparar ai na sua casa:

– utilize vinagre branco de álcool com taxa de acidez de no mínimo 5% para garantir o efeito antibacteriano em sua conserva;

– para esterilizar seu vidro coloque um pano de algodão limpo no fundo de uma panela, acomode o vidro com a boca virada para baixo sem a tampa, encha a panela com água, leve ao fogo e deixe ferver por 20 minutos. Nos últimos 5 minutos, coloque as tampas para ferver também. Deixe os vidros e a panela esfriando e retire o frasco apenas na hora de preenchê-lo com a conserva;

– use uma luva de plástico descartável para manusear as pimentas e evitar qualquer ardência (nas mãos e nos olhos, caso leve as mãos aos olhos logo após produzir a conserva);

– lave as pimentas e deixe secando no sol e só então, retire os talos e caules;

– se seguir todos os passos anteriores, sua conserva durará aproximadamente 1 ano;

– use a criatividade e mistura diversos tipos de pimenta que encontrar em supermercados e feiras.


INGREDIENTES

  • Pimentas de sua preferência (nesta usamos cumari do Pará, indiana, cheiro creme, scorpion, jalapeño, malagueta, bico doce amarelo, olho de peixe, dedo de moça verde, fidalga, Jamaica, habanero laranja e habanero chocolate)
  • Alecrim
  • Manjericão
  • Alho
  • Vinagre branco de álcool

MODO DE PREPARO

Siga atentamente as dicas de como preparar a esterilização e lavagem e secagem das pimentas. Coloque as pimentas intercalando os tipos, coloque o dente de alho descascado e cortado em tiras, as folhas de manjericão e os ramos de alecrim, todos os ingredientes até atingir quase o topo do vidro. Preencha o vidro com o vinagre branco de álcool e pronto.

RENDIMENTO

1 conserva

DICAS

Use a criatividade e misture os tipos de pimenta que mais gostar ou encontrar com mais facilidade em sua cidade.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: