Aí você vai até o mercado comprar tomates para sua receita caseira de molho e se depara com, pelo menos, 3 tipos diferentes desse fruto vermelho.
E agora, qual escolher?
Item presente em praticamente todas as geladeiras, o tomate é um fruto da mesma família das berinjelas, pimentas e pimentões. As espécies, originárias da América Central e do Sul, começaram a ser consumidas no México. Interessante, não? Já que estamos habituados a associar seu uso na culinária italiana.
No mundo existem aproximadamente 15 tipos diferentes de tomate, apesar de sua maioria ter coloração vermelha, existem também em tons de rosa, amarelo e laranja.
Pois bem, aqui no Brasil temos alguns tipos de tomates coringas, que conseguimos achar em praticamente todos os supermercados e é sobre eles que quero falar um pouco hoje.
Tomate Carmem
Sem dúvida, o mais comercializado no Brasil. Achamos em qualquer venda, mercadinho e se tiver apenas um tipo de tomate para vender, tenha certeza que é o Carmem. É um tomate bastante aguado e ralo, por isso não é o ideal para a produção de molhos. Dura muito tempo e é perfeito para saladas.
Tomate Caqui
É um tomate grande, parecido com o Carmem, porém, muito mais saboroso, fresco e com uma acidez acentuada. Não é tão aguado, mas também não é ideal para molhos, não possui um sabor adocicado e por isso é perfeito para produções mais ácidas, como um vinagrete.
Tomate Holandês
Simplesmente o mais bonito de todos. Bem redondinho e vendido em ramas, é um dos tipos mais caros e não é facilmente encontrado em supermercados no Brasil. Tem esse nome, pois o tipo era importado da Holanda, mas hoje em dia já existem plantações desse tomate por aqui. Esse tipo já possui um sabor mais adocicado, uma acidez bem controlada e é perfeito para ser usado cru, como em saladas.
Tomate Débora
O primeiro da lista que pode ser utilizado para produzir molhos. Esse tipo é menos ácido que o Carmem, mas também possui mais sementes. É também encontrado em praticamente todos os supermercados e serve como um aliado para o preparo de praticamente todas as receitas.
Tomate Italiano
Certamente o ideal para preparação de molhos, o tomate italiano tem um formato um pouco mais alongado, é bem mais carnudo que os demais e possui bem menos sementes. É um tipo de tomate bastante sensível e por isso não dura muito tempo. Seu sabor é concentrado e seu interior menos aguado que os demais.
Tomate Sweet Grapes
Mais caro que o tomate cereja, esse tipo lembra o formato de uma uva, por isso o nome “uvas doces”. É o tipo mais doce de tomate. Seu corpo é alongado, parecido com o do tomate italiano, e também bem carnudo. Ideal para saladas e preparações frias.
Tomate Cereja
É quase que um filho do tomate. Tem formato mais alongado, mas é bem pequeno, sendo designado como mini tomate. Possui bastante líquido, sabor refrescante e por dentro é bem aguado. Ele é perfeito para ser usado em canapés de forma crua, mas também é o tipo ideal para preparação de compotas já que possui um sabor adocicado.
E é com o tomate cereja que vamos preparar nossa receita de hoje!
Uma bela compota de tomate cereja assado para acompanhar um pão italiano e servir de entrada para um jantar!
Sou fã de compotas, doces e conservas e adoro preparar versões doces e salgadas para sempre ter uma opção bacana em casa para receber amigos ou preparar um jantar de última hora. Para garantir que esse tipo de preparação seja armazenada de forma correta, precisamos usar bons potes herméticos.
De nada adianta preparar versões caseiras de azeites temperados, compotas ou conservas se utilizar qualquer pote sem a vedação e preparação adequada para a preservação das receitas. Isso vale também para a armazenagem de alimentos como legumes e frutas. Para isso, o material ideal a ser escolhido é o vidro. Primeiro pelo motivo mais lógico: você consegue facilmente visualizar o que tem dentro do seu pote, sem a necessidade de abri-lo. E segundo porque pode ser usado para guardar receitas de todos os tipos, quentes ou frias, reduzindo o risco contaminação.
Aqui em casa uso os potes da linha Lock Eat da marca italiana Luigi Bormioli.
A marca é líder mundial na fabricação de vidros possuindo várias linhas de taças, decanter, copos, garrafas, potes, tudo com uma qualidade superior e competindo com o fino cristal na aparência e elegância.
A linha Lock Eat foi concebida especialmente para a preservação de alimentos, seja qual for a receita: doce, salgada, óleos, picles, conservas, geléias, frutas, legumes e por aí vai. Disponíveis em vários tamanhos, os potes são funcionais e super fáceis de usar, podendo ser lavado na máquina de lavar louças e até mesmo ser usado no microondas, desde que seja retirado o grampo e a borracha que fazem parte do fechamento do pote.
São tão lindos que podem ser usados para o serviço, com ou sem a tampa e ainda compondo o visual da mesa.
Ah! E se você, assim como eu, se apaixonar e usar muito seus potes Lock Eat, pode comprar separadamente as borrachas, sem perder seu pote hermético de vidro, possibilitando usá-los por muitos anos!
Agora é só escolher o tamanho da sua fome, digo, o tamanho do seu pote Lock Eat para preparar e armazenar essa bela receita de compota de tomate!
INGREDIENTES
- 500 gr de tomate cereja
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de manjericão
- 1 dente de alho
- Sal
- Pimenta
- 30 ml de azeite
MODO DE PREPARO
Corte os tomates em quatro partes e coloque em uma assadeira. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta, coloque o dente de alho cortado grosseiramente em fatias e os ramos de alecrim e manjericão. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos. Quando tiver completado 10 minutos, abra e mexa os tomates com uma espátula para garantir que todos os lados assem.
Feito isso, transfira tudo para uma panela, ligue o fogo médio e mexa por alguns minutos até perceber que a mistura engrossou levemente. Se quiser, nesse momento pode experimentar e corrigir o tempero.
Assim que engrossar, desligue o fogo e espere esfriar.
RENDIMENTO
300 gr
DICAS
Você pode acrescentar algumas ervas e temperos diferentes de seu gosto para dar um toque especial à sua compota como, por exemplo, lemon pepper e curry!
Você pode conferir a linha Lock Eat da Luigi Bormioli e outros produtos da Imeltron no site:
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085