Como fazer Steak Tartare
Por Bru Calderon
Dia desses perguntei no Instagram que receitas vocês gostariam de aprender para preparar no Natal deste ano e me surpreendi com o pedido de uma seguidora: um Steak Tartare!
Achei tão diferente o pedido e pensando bem, não é que o prato rende uma bela e deliciosa entrada para a Ceia?
Eu tenho uma relação super especial com o Steak Tartare. Esse é certamente um dos pratos preferidos do Bini e acredite se quiser, FOI A PRIMEIRA RECEITA QUE EU POSTEI NO BLOG! Lá em 2016, quando ainda nem tinha iniciado a formação em gastronomia.
De lá pra cá muita coisa mudou, mas a forma com que preparo esse prato com o maior carinho, continua a mesma.
O Steak Tartare, ou Boeuf à l’Americaine, é um prato com uma história de origem bem confusa. Não há uma concordância dos historiadores sobre seu aparecimento e o que se sabe é que o prato ficou conhecido e ganhou o mundo depois de seu surgimento nos cardápios franceses.
Então para homenagear a França que eu tanto respeito e amo, resolvi servir o Steak no prato que ganhei de presente da Andreia, uma querida seguidora que pinta porcelanas à mão e me enviou essa maravilha de prato com tema Paris!
INGREDIENTES
- 150 gr de filé mignon (ou coxão mole ou patinho)
- ½ cebola pequena picada finamente
- 1/2 colher de sopa de mostarda
- 1/2 colher de sopa de mostarda em grãos (ou mostarda Dijon)
- Salsinha
- Azeite
- Sal
- Pimenta do reino
- 2 gotas de molho de pimenta
- 1/2 Limão
- 1 gema
MODO DE PREPARO
Corte a carne em tirinhas e depois em cubinhos bem pequenos. Acrescente a cebola e salsinha picadas bem finamente, elas não podem ter mais destaque que a carne, e misture.
Em seguida coloque a mostarda, azeite, sal, pimenta do reino, limão e o molho de pimenta e misture.
Depois de tudo misturado, o Steak está pronto para servir. É importante fazer isso rapidamente para evitar que alguns dos ingredientes cozinhem a carne.
Coloque a carne em um recipiente pequeno e redondo, dê uma leve pressionada para ele tomar forma e vire em um prato. Para finalizar a apresentação, quebre um ovo, separe só a gema e coloque em cima de seu Steak.
Você pode servir com batata chips ou com uma salada.
RENDIMENTO
1 porção
DICAS
Eu costumo usar as aparas do filé mignon para esta receita. Assim você aproveita o filé para preparo de receitas mais elaboradas e as pontinhas dele para o steak.
Prefira cortar a carne em casa, assim você evita que ela entre em contato com outras carnes no moedor do açougue.
Quanto mais gelada sua carne estiver, melhor. Alguns Chefs indicam inclusive o uso da carne levemente congelada, assim a temperatura das mãos termina de descongelar a carne e ainda assim o prato é servido de forma fresca.
Se gostar, pode adicionar alcaparras à receita.