Bru Calderon

Como fazer Mini Baguetes

Já pensou poder apreciar Mini Baguetes francesas em casa? Acredite, isso é possível, é simples de fazer e eu vou te contar como no post de hoje!

Baguete BruCalderon

Não é segredo para ninguém que a França é a campeã quando o assunto é: baguetes.

Desde as padarias especializadas, passando por mercados e até mesmo pessoas vendendo em pequenas barracas, você encontra baguetes dos mais variados tipos sendo vendidas em absolutamente todos os lugares do país!

E antes que você me pergunte se é verdade que os franceses andam com uma baguete embaixo do braço, sem dúvida eu te digo: sim, é verdade!

Se tem uma coisa que sempre me marca nas ruas parisienses é a quantidade de pessoas saindo do trabalho e parando em padarias, por lá chamadas de “boulangeries”, com saquinhos de papel com uma baguete dentro.

A baguete é apreciada ali mesmo, na rua enquanto se caminha para a casa ou para algum encontro com os amigos. Despretensiosamente quebrada com as mãos em pedaços menores, essa refeição é quase que um ritual para os franceses.

Por lá, ninguém se cansa de comer esse tradicional pão e muitas vezes na hora do jantar rola uma repetição (e nesse caso você verá duas baguetes dentro do saquinho de papel) para acompanhar uma sopa ou um lanche como refeição noturna.

Fato é que a baguete é mais do que um simples pão, é um símbolo nacional da França. O país é sempre caracterizado e reconhecido ao redor do mundo quando o assunto é vinho, queijo, boina e baguete.

Baguete BruCalderon

No período pós guerra uma foto de Willy Ronis com um menino parisiense carregando uma baguete (muito maior que ele, diga-se de passagem) embaixo do braço e com sorriso no rosto, correu o mundo e ajudou a disseminar essa marca registrada de Paris.

A baguete assume sua aparência alongada e fina como conhecemos hoje por volta de 1920 após a declaração de uma lei que proibia os padeiros de trabalharem antes das 04:00 da manhã, o que não deixava tempo hábil suficiente para o cozimento dos pães redondos e maiores.

O formato fino, alongado e comprido fazia com que os pães fossem preparados e cozidos em bem menos tempo, facilitando a vida dos padeiros da época.

Para se ter uma ideia do tamanho da importância da baguete aos parisienses, existe até mesmo um concurso chamado Grand Prix de la Baguette – Grande Prêmio da Baguete – que acontece todos os anos e reúne os artesãos padeiros da capital Paris para determinar o vencedor da melhor receita de baguete do ano.

Quase 200 baguetes são apresentadas ao júri, que conta com a ilustre presença da Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e que elegem sua receita de baguete preferida. O vencedor ganha a honra de ser o fornecedor oficial de pães do Palácio do Eliseu (casa do Presidente da França) durante 1 ano.

Incrível, não é mesmo?

E para homenagear essa linda relação da França com essa receita, é claro que usei um produto original do país para me ajudar a preparar deliciosas baguetes em casa.

A Forma para Mini Baguetes da Emile Henry foi a minha escolhida, o que tonou o preparou dessas baguetes incrivelmente prático!

Baguete BruCalderon

A Emile Henry é uma marca francesa trazida ao Brasil com exclusividade pela Imeltron e que possui o grande diferencial de ser feita com HIGH RESISTANCE ©, um material cerâmico de alta resistência, com durabilidade superior e uma tecnologia resistente a choques térmicos de -20°C a 270°C.

A forma foi desenhada para assar de forma regular e constante 5 mini baguetes e graças às 5 cavidades, os pães são bem modelados, perfeitos para serem apreciados em fatias ou em sanduíches. Outro diferencial é a tampa que ajuda a controlar o nível de umidade e garante uma crosta crocante com um interior macio.

Se você é um apaixonado por pães, ou melhor ainda, um apaixonado pelas baguetes francesas, precisa ter esse item em sua cozinha!

Baguete BruCalderon

Para conhecer toda a linha Emile Henry e outros produtos da Imeltron, acesse:

www.imeltron.com.br


INGREDIENTES

  • 400 gr de farinha de trigo
  • 300 ml de água
  • 5 gr de fermento
  • 1 colher de café de sal

MODO DE PREPARO

Despeje a farinha de trigo em uma tigela e misture com a água. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, adicione o fermento e o sal, misture novamente e deixe descansar por 1 hora. Despeje em uma bancada enfarinhada, corte em 5 pedaços iguais, modele no formato de bolinhas e em seguida, abra como um rolo. Disponha na forma Emile Henry já enfarinhada e tampe, deixando descansar por 1 hora.

Leve ao forno pré aquecido a 220ºC por 40 minutos, lembrando de na metade do tempo, retirar a tampa para dourar a parte de cima.

RENDIMENTO

5 mini baguetes

DICA

Sirva as baguetes quentinhas com manteiga ou então corte-as ao meio e prepare deliciosos sanduíches com presunto de parma e queijo, um dos preferidos dos franceses.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: