Bru Calderon

Como fazer Extrato de Baunilha em Casa

Como fazer Extrato de Baunilha em Casa
Aproveitei a temporada em Paris para apreciar as mais variadas sobremesas francesas que tive direito e uma coisa que sempre me chama atenção nos doces por lá é o uso frequente da baunilha.

Tem baunilha no mil folhas, tem baunilha no paris-brest, tem baunilha nos éclairs e tem baunilha até mesmo nos iogurtes no mercado!

A baunilha é uma iguaria, um ingrediente extremamente especial e muito utilizado em diversas preparações culinárias ao redor do mundo.

É derivada das orquídeas do gênero Vanilla, que tem frutas em forma de vagens. Podem variar de 5 a 22 cm de comprimento e quanto maior, melhores. Que o sabor é incrível, a gente já sabe, mas o mais bacana é saber que ela ainda possui benefícios incríveis para a nossa saúde.

A baunilha possui propriedade antioxidante, afrodisíaco, antidepressivo, sedativo, anti-inflamatório, tranquilizante e relaxante. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, combate os efeitos da artrite, fortalece o cabelo, trata doenças respiratórias e ainda promove a digestão saudável! Demais né?!

Fora isso a baunilha tem um incrível poder de deixar qualquer preparo muito mais saboroso de uma maneira leve e delicada.

Para que consiga extrair todos os aromas e benefícios da baunilha é importante que utilize a fava na hora do preparo, retirando todos os pontinhos pretos e utilizando em sua receita. Agora, sei que não é um ingrediente tão barato e tampouco fácil de achar e por isso hoje quero te dar uma receita de extrato de baunilha caseiro para que você possa produzir aproximadamente 50 ml de extrato utilizando apenas 1 fava de baunilha.

Anote aí a simples fórmula de preparo do extrato de baunilha caseiro!

Você vai precisar de 1 fava de baunilha para 50 ml da bebida que for utilizar. Eu costumo usar a vodka, mas você pode usar o rum também. Corte a fava no sentido longitudinal, sem dividi-la por completo, apenas para que ela fique aberta. Coloque a fava em um recipiente que tenha tampa lacrada e adicione 50 ml da bebida. Feche e pronto! Seu extrato de baunilha está pronto.

Espere alguns dias para que o álcool absorva todo o sabor da baunilha e então poderá utilizar seu extrato nas mais variadas receitas.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: