Sabe aquelas comidas que tem lembram da infância? Pois bem, esfiha de carne é uma dessas receitas para mim.
O cheirinho da esfiha ficando pronta me remete imediatamente às tardes de domingo na casa dos meus pais. A gente costumava fazer as esfihas logo depois do almoço para que a produção saísse quentinha para o jantar. Era tão delicioso e aquelas esfihas eram as melhores e mais saborosas do mundo!
Dia desses foi feriado aqui na minha cidade e eu não pensei duas vezes, pedi para a minha mãe resgatar a receita e corri para a casa dela produzir essas delícias! Passamos a tarde fazendo as esfihas que saíram do jeitinho que eu lembrava. De forma simples e rápida e com um sabor incrivelmente saboroso!
Que tal anotar a receita e preparar essas delícias com sua família no próximo domingo?
INGREDIENTES
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 copo de óleo
- 2 copos de água morna
- 4 colheres de açúcar
- 1 colher rasa de sal
- 30 gramas de fermento fresco
- 600 gr de carne moída
- 4 tomates grandes
- 2 cebolas médias
- 2 gemas
- Salsinha
- Sal
- Pimenta
MODO DE PREPARO
Em uma tigela grande coloque o trigo, óleo, açúcar, sal e o fermento dissolvido nos copos de água. Amasse e misture tudo muito bem até a massa desgrudar de suas mãos.
Faça pequenas bolinhas com toda a massa e deixe descansando com um pano por cima por 15 minutos.
Enquanto isso, coloque a carne moída em uma tigela, adicione os tomates e a cebolas cortados em pequenos cubinhos, a salsinha picada e tempere com sal e pimenta moída na hora.
Abra cada bolinha pressionando a massa com os dedos a fim de formar um círculo de massa. Coloque uma colher do recheio bem no centro do círculo, feche as duas laterais primeiro e em seguida a parte de baixo. Modele bem.
Pincele gema de ovo por cima das esfihas e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido a 200°C por aproximadamente 40 minutos.
RENDIMENTO
40 esfihas
DICAS
Se quiser deixar o recheio mais temperado, pode adicionar tempero sírio para um toque especial.
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085