Você já experimentou o Brioche? Esse famoso pão originário da França faz bastante sucesso aqui no Brasil, sendo encontrado em padarias e supermercados sempre com um precinho bem salgado. O Brioche é feito com muita manteiga e é por isso que o preço dele é maior que os pães tradicionais.
O Brioche é feito basicamente da mesma forma que um pão, com a diferença de que possui um aspecto mais rico por conter uma quantidade maior de ovos, manteiga e algum líquido, normalmente o leite mas podendo ser água ou um creme.
Na França ele é comido principalmente no café da manhã ou em lanches, em especial em sua versão tradicional, mas também é comercializado de diversas formas, com diversos recheios e coberturas diferentes.
Que o pão é famoso por lá não é novidade, mas você sabia que ele é servido no mês de julho, em especial no dia 14, em praticamente todos os restaurantes da França?
Pois é, a ideia é relembrar a tomada da Bastilha pelo povo, que se deu em 14 de julho de 1789.
A história que envolve a relação do Brioche com a tomada da Bastilha não é real ok? Mas é tão interessante e disseminada no mundo há tanto tempo que acabou virando uma lenda dessas que a gente adora conhecer.
Pois bem, a história conta que Maria Antonieta, mulher de Luís XVI, disse a seguinte pérola antes de ter sua cabeça decepada pela guilhotina durante a Revolução Francesa, respondendo à multidão que reclamava e pedia comida: “Se não tem pão, que comam brioches”.
A verdade é que o deboche da nobreza em relação ao povo já ocorria há muito tempo e esse tipo de ironia, dizendo que deveriam comer Brioches, já havia sido dito por outras mulheres ligadas à realeza.
Fato é que, a frase de fato foi dita em algum momento da história e o deboche acabou virando contra a nobreza. Por isso é que o Brioche, tão caro e apreciado pela realeza, passou a servido todo dia 14 de julho após a tomada da Bastilha pelo povo.
Outro fato interessante é que a frase ficou tão ligada à Maria Antonieta que a versão tradicional do Brioche, lá chamado de brioche à tête (brioche de cabeça) é feito com uma bolinha menor em cima de uma bolinha maior, fazendo alusão ao destino cruel da guilhotina.
INGREDIENTES
- 1 kg de farinha de trigo
- 40 gr de fermento biológico
- 160 gr de açúcar
- 240 gr de ovos
- 10 gr de sal
- 400 ml de leite
- 200 gr de manteiga
- 200 gr de gotas de chocolate forneável
MODO DE PREPARO
Em um recipiente, despeje quase que a quantidade inteira de farinha, deixando um pouco para acerto de ponto e para enfarinhar a bancada. Faça um buraco no meio e jogue o fermento esfarelado, o açúcar, os ovos e o sal.
Misture os ingredientes e comece a adicionar o leite aos poucos, até que a massa fique homogênea. Agora junte a manteiga e misture completamente. Você precisa ir quebrando (abrindo e esticando) a massa para incorporar toda a manteiga.
Quando estiver lisa, faça uma bola, cubra com plástico encostado à massa e deixe descansar até dobrar de volume.
Coloque as gotas de chocolate e vá misturando até que todas se incorporem na massa. Separe bolinhas e modele seu brioche no formato redondo. Deixe descansar novamente até dobrar de volume.
Pincele gema de ovo por cima e leve para o forno pré aquecido a 180º C até que fiquem dourados.
RENDIMENTO
50 brioches
DICAS
O uso de chocolate forneável é indicado pois os brioches ficarão um bom tempo no forno, aproximadamente 25 a 30 minutos, e o chocolate comum não resiste tanto tempo, provavelmente queimará. Mas é claro, você pode utilizar o chocolate normal se não achar o forneável e nesse caso, coloque o chocolate mais no meio das bolinhas, não deixe-os aparente para fora para evitar queimar.
Use sempre a parte de cima do forno o? Isso vai evitar que seu brioche queime embaixo.