Casquinha de Siri
Por Bru Calderon
Encontrada nas regiões litorâneas em quiosques, bares, restaurantes e em qualquer lugar que tenha sombra e água fresca, a casquinha de siri é servida como aperitivo ou prato principal, é feita basicamente de um creme com a carne do siri e leva este nome pelo uso da carapaça do caranguejo como recipiente para servir o prato.
INGREDIENTES
- 400 gr de carne de siri desfiada
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 3 colheres de azeite
- 2 tomates
- ½ limão taiti
- ½ pimenta dedo de moça
- 300 gr de queijo parmesão ralado
- Salsinha
- Sal
- Pimenta
MODO DE PREPARO
Em uma panela coloque o azeite e doure a cebola e o alho picados. Coloque a carne de siri, os tomates cortados, o suco do limão e a pimenta dedo de moça picadinha e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos.
Adicione o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Coloque a salsinha picada, mexa bem e encha as casquinhas de siri. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno a 200ºC apenas para gratinar. Se não tiver as casquinhas, pode servir em um refratário ou pequenos ramekins.
HARMONIZAÇÃO
VINHO ROSÉ CHÂTEAU DE BERNE HOMMAGE RIVIERA IGP
Com uma coloração salmão claro, esse rose possui aromas de frutas vermelhas como framboesa, morango e amora. É bastante fresco e tem um toque de notas minerais que dá um charme especial ao vinho.
Com acidez acentuada, harmoniza muito bem com pratos de frutos do mar.