Sempre fui fã de temperos orientais como óleo de gergelim e shoyu, então quando conheci essa receita cai de amores e desde então faço constantemente quando quero algo com sabor oriental!
A culinária japonesa é fascinante e até hoje só conheci uma pessoa que não gosta dos pratos gelados, como sashimi e sushi. EU! 🙂
Pois é, incrivelmente estranho e sem lógica, mas eu realmente não gosto da parte fria dessa culinária. Todas as pessoas que conheço e que já conheci na vida e por algum motivo falei disso, se chocaram e disseram amar tal comida. Então ouso dizer que talvez um dia eu aprenda a comer, da forma correta, com o ingrediente correto, temperatura correta, enfim, tenho certeza que em algum momento vou me render!
Agora, isso é só uma partinha pequena da culinária japonesa e vou dizer, o restante, digamos, os pratos quentes, muito me agrada. Puxa sou apaixonada por quase todas as preparações quentes que utilizam temperos marcantes e ao mesmo tempo suaves, como curry, shoyu e óleo de gergelim.
Meu prato preferido sempre foi carne ao molho curry, o que eles chama de karê. Basicamente um cozido de legumes e carne com o tempero curry, com uma forma de preparação específica.
E de uns tempos pra cá, a carne imperial começou a ganhar espaço no meu coração e tem sido o segundo prato oriental preferido daqui de casa. O Nikujaga, ou carne com batata, é um prato bastante típico no Japão e tem sua origem por volta de 1895, durante o Período Meiji. A receita foi criada pela Marinha Imperial Japonesa a pedido de um dos almirantes. O pedido foi feito pois eles iriam servir a Marinha Real Britânica e gostariam de promover a cidade de Maizuru, Kyoto, e também a própria culinária e ingredientes locais.
Nikujaga significa literalmente carne com batata e é um prato feito de forma simples, mas com uma combinação rica de ingredientes que dá um sabor típico e muito especial. É servido com arroz japonês, mas eu substituo e faço com o arroz jasmim, ou thai. O aroma e sabor do jasmim contrastam mas ao mesmo tempo complementam o sabor da carne.
INGREDIENTES
- 500 gr de filé mignon
- 1 xícara de shoyu
- 2 dentes de alho
- 100 ml de água
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 batatas
- 1 cebola
- 3 talos de cebolinha
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- Azeite
- 1 xícara de arroz jasmim
MODO DE PREPARO
Para o arroz, não tem segredo, o tempo e forma de preparo é o mesmo que o comum. Basta refogar um pouquinho do tempero de sua preferência (normalmente cebola e alho), refogar o arroz, cobrir com o dobro de água e aguardar o cozimento. Reserve.
Cozinhe as batatas até que fiquem um ponto antes de totalmente moles, elas devem estar firmes ainda, corte em palitos e reserve.
Em uma panela grande, coloque um fio de azeite e refogue o alho e a cebola picados. Adicione o filé cortado em tirinhas e frite bem. Caso solte um pouco de água da carne, vá retirando com uma concha e jogando fora para que ela fique totalmente frita.
Adicione o shoyu, a água e o amido e misture muito bem. O amido servirá para dar uma engrossada no caldo. Junte a batata pré cozida e deixe ferver para engrossar mais ainda o caldo.
Ao final, acrescente a cebolinha picada e o óleo de gergelim, desligue o fogo e sirva com o arroz.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Você pode preparar a receita e servir com o arroz comum, mas se quiser um toque especial, teste o jasmim!
Se tiver outra carne em casa, ou mesmo frango, pode utilizar! Fica uma delícia e bem mais em conta.
Sirva em uma tigelinha, dessas japonesas, a apresentação fica incrível e tipicamente oriental.
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085