Carne ao Molho de Pimentas
Por Bru Calderon
Definitivamente Carne ao Molho de Pimentas, ou “Steak au Poivre” como diriam os franceses, é um dos meus pratos preferidos da vida!
Não me lembro quando comi o prato pela primeira vez, mas amando pimenta do jeito que amo, foi fácil ganhar meu coração e se tornar um dos meus pratos que mais gosto de fazer e claro, comer.
O prato que leva basicamente carne, batatas assadas e molho. E o que ele tem demais? O molho que explode na boca, tem um sabor extremamente característico que possui cheiro e gosto únicos.
O prato além de ser fácil de fazer e irresistível, ainda tem o benefício de levar pimenta preta em grãos, uma super especiaria que inibe uma toxina fúngica de atingir nosso corpo, melhora a sensação de gases e ainda é anti-inflamatória.
Incrível, não é mesmo?
Eu amo demais o fato de como um tempero pode mudar por completo um prato realçando seu sabor e além de tudo, pode trazer benefícios para a nossa saúde.
Foi pensando em compartilhar como aproveitar o melhor da pimenta e de todas as ERVAS E ESPECIARIAS, que me juntei com a Nutricionista Karelin Cavallari para lançar um e-book pra lá de especial!
Descubra as características das 26 principais Ervas e Especiarias, bem como combiná-las entre si e também como usá-las em seus pratos do dia a dia, além de conferir 24 receitas com aplicação prática dessas dicas!
Clique aqui para garantir o e-book
E agora que você vai descobrir tudo que as ervas podem fazer por você, confira como preparar esse prato em sua casa.
INGREDIENTES
- 4 steaks de carne (filé mignon de preferência)
- 2 colheres de sopa de pimenta preta em grãos
- 1 colher de sopa de conhaque
- 200 ml de creme de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
MODO DE PREPARO
Amasse os grãos de pimenta em um pilão ou pique grosseiramente com a faca. Coloque as pimentas por cima da carne e pressione, tentando grudar o máximo de pimentas em cada lado do filé.
Coloque a manteiga na frigideira e adicione a carne. O ponto da carne depende de muitas variáveis como o corte, a altura da carne e o gosto pessoal de cada um. Mas de forma geral, a melhor técnica para se fazer uma carne é colocar na frigideira e não mexer até que comece a observar algumas bolsinhas de sangue na parte de cima do bife. Isso significa que a parte que está em contato com a frigideira já grelhou e que o calor já subiu pelo corte. Nesse momento, vire a carne para grelhar do outro lado e espere a mesma coisa acontecer. Quando começar a aparecer o sangue na parte virada para cima, sua carne está ao ponto, ou seja, sua carne está bem passada nas extremidades e rosada no meio.
Feito isso, tire a carne da frigideira e reserve separado.
Imediatamente jogue o conhaque na frigideira e flambe. Em seguida, adicione o creme de leite e misture. Espere engrossar e sirva por cima da carne.
RENDIMENTO
4 porções
DICAS
Se não tiver conhaque ou não quiser flambar, não tem problema. Só adicione um pouco de água e raspe o fundo da frigideira com uma espátula para soltar todo o queimado que dará sabor ao prato final.
Sirva com batata frita, fica espetacular!