Carne ao Molho de Pimenta com Purê de Mandioquinha

Carne ao Molho de Pimenta com Purê de Mandioquinha

Mais uma semana incrível começando e para dar o start com o pé direito escolhi uma refeição super saborosa e fácil de fazer, mas com um resultado digno de restaurante!

Quem me segue no Instagram sabe que eu adoro a receita francesa Steak au Poivre, que é basicamente uma carne com molho de pimentas. É certamente um dos pratos que mais amo preparar e apreciar e normalmente ele é servido com batatas fritas ou assadas.

Hoje resolvi mudar um pouco e preparei a receita com pequenos pedaços de carne ao invés dos grandes steaks e servi com um purê de mandioquinha super cremoso.

Os principais ingredientes do prato de hoje foram a alcatra e a mandioquinha, também conhecida como batata baroa, é uma escolha incrível para uma alimentação balanceada por conta da fonte de nutrição que esse tubérculo possui. A mandioquinha contém mais de 25% de carboidratos que podem ser convertidos em energia para suas atividades do dia a dia. É uma fonte poderosa de vitamina A, C, E, K, B, de cálcio, fósforo, betacaroteno, magnésio, potássio e muitos outros.

A ideia foi preparar um prato usando os conceitos mais elaborados como flambar e deglacear, mas com ingredientes mais comuns do nosso dia a dia, combinação perfeita para um segundona.


INGREDIENTES

  • 2 mandioquinhas grandes
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 50 gr de queijo parmesão ralado
  • 200 ml de leite
  • 2 medalhões de carne
  • 1 colher de sopa de pimenta verde em conserva
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • 50 ml de vinho branco
  • 50 ml de caldo de carne
  • 100 ml de creme de leite
  • Sal
  • Pimenta

MODO DE PREPARO

Para o purê, descasque e corte as mandioquinhas e a cenoura em pequenas rodelas, coloque água suficiente para cobrir e leve ao fogo para cozinhar. Quando as mandioquinhas estiverem cozidas, retire a água e amasse com um garfo.

Retire a água da panela, coloque a manteiga e espere derreter. Acrescente a mandioquinha amassada, o parmesão ralado e misture bem.

Agora coloque o leite aos poucos apenas o suficiente para que o purê fique cremoso na medida certa.

Tempere com sal e pimenta e reserve.

Para a carne, esquente muito bem uma frigideira, sem nada de óleo ou gordura ok?

Corte grosseiramente as pimentas em conversa com a ajuda de uma faca. Coloque as pimentas em conserva pressionando um pouco para que grude na carne e coloque na frigideira.  Algumas pimentas vão escapar da carne, não tem problema, deixe-as na frigideira mesmo.

Bom, o ponto da carne depende de muitas variáveis como o corte, a altura da carne e o gosto pessoal de cada um. Mas de forma geral, a melhor técnica para se fazer uma carne é colocar na frigideira e não mexer até que comece a observar algumas bolsinhas de sangue na parte de cima do bife. Isso significa que a parte que está em contato com a frigideira já grelhou e que o calor já subiu pelo corte. Nesse momento, vire a carne para grelhar do outro lado e espere a mesma coisa acontecer. Quando começar a aparecer o sangue na parte virada para cima, sua carne está ao ponto, ou seja, sua carne está bem passada nas extremidades e rosada no meio.

A variação dos pontos depende de você, se quiser mais mal passada, é só deixar uma quantidade menor grelhando e se quiser mais bem passada, inclusive por dentro, é só deixar grelhando por mais tempo.

Feito isso, tire a carne da frigideira e reserve separado.

Imediatamente jogue o conhaque na frigideira e flambe. Quando terminar de flambar, coloque o vinho branco e vá raspando o fundo da frigideira para que todo o tostadinho da carne desgrude e incorpore em seu molho. Acrescente o caldo de carne, o creme de leite e agora espere reduzir pela metade todo o molho.

Pode ir mexendo para ajudar esse processo de incorporar tudo que soltou da carne com os ingredientes do molho. Quando tiver reduzido pela metade, seu molho está pronto.

Sirva seu prato com o purê, a carne e para finalizar o molho por cima de tudo.

RENDIMENTO

1 porção

DICAS

Se quiser preparar a versão clássica com batatas, clique aqui para ver a receita.


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *