Bru Calderon

Cardápio Completo de Ano Novo

Normalmente celebrada com mais descontração, a Ceia de Ano Novo pede receitas mais leves e práticas não é mesmo?

Seja comemorada com a família ou com os amigos, a ceia de ano novo sempre costuma ter um tom especial de alegria e descontração. Geralmente celebrada com músicas mais animadas e roupas mais despojadas, a mesa também ganha um toque mais fresco, frutado e alegre para combinar com o dia que costuma ser muito festivo em todo canto do mundo!

Parece meio óbvio que a comemoração de ano novo aconteça do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, mas você sabia que essa data se consolidou na maioria dos países há apenas 500 anos?

É isso mesmo. Dos antigos calendários até o que seguimos nos dias atuais, a data do ano novo mudou muitas vezes. A primeira comemoração de que se tem notícia se deu na Mesopotâmia por volta de 2000 a.C. A festa tinha início na lua nova no equinócio da primavera, em meados de março. Já os persas e egípcios comemoravam o início de um novo ano no dia 23 de setembro e os gregos em 21 ou 22 de dezembro.

Foram os romanos os primeiros a estipularem uma única data para a celebração de Réveillon, dia 01 de março. Foi em 153 a.C. que a data foi alterada para 01 de janeiro e apenas em 1582 que a data foi consolidada com a escolha do calendário gregoriano.

Até hoje alguns países comemoram o ano novo em datas diferentes como a China que celebra no fim de janeiro e começo de fevereiro, a comunidade judaica que comemora no fim de setembro e começo de outubro ou os islâmicos que celebram a data em meados de maio.

Bom, mas seja qual for a data de comemoração, uma coisa é fato: existem alguns rituais imprescindíveis para este dia.

Fogos de artifício a meia-noite, fazer resoluções do que quer mudar para o próximo ano, pular sete ondas, comer lentilha e usar roupas brancas são alguns dos costumes que mais vemos aqui no Brasil. Alguns deles têm origem em outros carnavais, digo, réveillons, como por exemplo, a tradição dos fogos que vem da China. Originalmente os fogos eram armas militares, mas por lá passaram a ser utilizados como parte de grandes celebrações incluindo o ano novo.

Um dos costumes que mais gosto e que praticamente virou regra aqui no Brasil é o uso de roupas brancas para a comemoração do novo ano.

Logo no começo de dezembro vemos as vitrines das lojas inundadas de roupas brancas dos mais variados estilos e é praticamente impossível passar um ano novo por aqui sem usar pela menos uma camiseta branca.

A tradição de usar uma roupa branca na virada do no veio da África e a crença é de que a cor representa purificação espiritual. O branco transmite paz, calma e pureza. É a união de todas as cores e faz com que pensemos imediatamente em paz e esperança e é por isso que todo mundo que espera um próximo ciclo mais harmonioso investe na roupa branca para o dia de ano novo.

E você pensou que ia ser simples assim?

Que nada, hoje em dia o branco deu lugar à várias outras cores para se passar o réveillon e para cada cor, uma promessa diferente.

Amarelo – para quem busca dinheiro e riqueza

Rosa – para quem busca amor

Vermelho – para quem busca paixão

Verde – para quem busca esperança

Branco – para quem busca paz

Agora que você já tem mais uma coisa para se preocupar para o Ano Novo, quero te tranquilizar dizendo que com a Ceia você não precisa quebrar a cabeça!

Para que você possa curtir por completo a família, os amigos e todos os divertidos rituais desse dia, preparei um cardápio completo com receitas práticas, refrescantes, deliciosas e já harmonizadas com vinhos incríveis para tornar a sua virada de ano ainda mais especial!

Escolhi os vinhos na Grand Cru, maior rede de lojas de importação de vinhos exclusivos do Brasil. A Grand Cru conta com um site super completo com sugestões de vinhos por uvas, por vinícolas, por preço e ainda oferece cursos pela Grand École e participação na Confraria que dá direito a descontos, material exclusivo e recebimento de vinhos especiais em casa.

Ah! E o site é tão completo que você não tem trabalho nenhum para garantir suas garrafas, pode escolher por lá mesmo que eles tem um e-commerce em que você pode fazer suas escolhas e compras online e receber aí na sua casa.

Se preferir, pode conferir a loja mais perto de você dentre as 45 espalhadas por todo Brasil e voltar para casa com os vinhos da ceia garantidos!

SALPICÃO DE FRANGO NA CESTINHA DE PARMESÃO

Salpicão de Frango na Cestinha de Parmesão

Muito tradicional nas ceias dos brasileiros, o salpicão é praticamente uma salada gelada, cremosa e refrescante. Surgiu na Espanha como uma necessidade de reaproveitar sobras de comida e lá é efeito com carnes bovinas e leva o nome de vaca en salpicón. Por aqui utilizamos legumes, maionese e frango que nessa receita será servido em uma cestinha de parmesão para garantir crocância e beleza ao prato.

INGREDIENTES

  • ½ peito de frango
  • 1 cebola picada
  • 1 lata de milho
  • 1 lata de ervilha
  • 1 cenoura
  • 1 xícara de maionese
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 500 gr de queijo parmesão ralado
  • Sal
  • Pimenta
  • Salsinha

MODO DE PREPARO

Utilizaremos o frango desfiado, portanto cozinhe o peito em água fervente por aproximadamente 20 minutos e depois desfie com ajuda de um garfo. Refogue em um fio de azeite a cebola picadinha e em seguida o frango desfiado.

Em uma tigela misture a maionese, creme de leite, milho, ervilha, cenoura ralada, cebola e a salsinha picada. Misture tudo muito bem e leve para gelar por 1 hora.

Para preparar a cestinha, você vai utilizar aproximadamente 80 gr de parmesão ralado para cada cestinha. Coloque o parmesão em um frigideira antiaderente, de forma de fique um círculo de queijo. Quando você perceber que as bordas estão ficando douradas, comece a passar uma espátula por baixo das bordas, para descolar a crosta da frigideira.

Quando tiver descolado todo o queijo, coloque imediatamente em cima de um recipiente para dar um formato de cestinha, pode ser um copo ou uma tigela virada ao contrário. Pressione alguns instantes e pronto.

Sirva o salpicão dentro da cestinha de parmesão.

HARMONIZAÇÃO

ESPUMANTE VICTORIA GEISSE EXTRA BRUT VINTAGE ROSÉ

Feito a partir do mesmo método utilizado em Champagne, esse espumante é elaborado com Pinot Noir e apresenta uma intensidade aromática que remete a frutas vermelhas e notas de especiarias.

Com uma coloração cereja claro, tem uma boa formação de espuma e excelente perlage. É encorpado e possui uma acidez acentuada harmonizando muito bem com receitas mais leves e refrescantes como o salpicão.

CHESTER AO MOLHO DE ROMÃ E LARANJA

Chester ao Molho de Romã e Laranja

A comemoração de entrada de um novo é rodeada de rituais que prometem trazer sorte para o próximo ciclo como pular ondas, comer lentilha e embrulhar e guardar na carteira sete sementes de romã. O número sete se refere aos dias da semana e o costume indica que fazer isso garante riqueza, prosperidade e abundância. Fazendo ou não o ritual, fato é que essa fruta tem tudo a ver com o ano novo e é por isso que ela é o ingrediente principal do molho do prato principal.

INGREDIENTES

  • 1 chester
  • Alecrim
  • Tomilho
  • 2 cebolas
  • 300 ml de vinho branco
  • 100 ml de melaço e romã
  • 4 laranjas
  • Manteiga
  • Sal
  • Pimenta
  • Salsinha

MODO DE PREPARO

Descongele o chester deixando-o na parte de baixo da geladeira de um dia para o outro. Retire os miúdos de dentro e com eles você pode preparar uma farofa ou um caldo, não utilizaremos nessa receita. Depois de descongelado, faça uma marinada com o vinho branco e 1 cebola cortada em cubos e deixe por pelo menos 3 horas na geladeira.

Para que o chester fique incrivelmente macio e saboroso, precisamos descolar a pele para espalhar manteiga. Comece descolando a pele do peito e vá passando a sua mão por dentro para descolar a pele do chester inteiro sem rasgar. Espalhe a manteiga entre a pele e a carne e também dentro da cavidade. Feito isso, também passaremos manteiga por todo o chester na parte de fora. Para dar um toque especial, deixe a manteiga fora da geladeira por alguns minutos até ficar amolecida e misture salsinha picada finamente, tempere com um pouco de sal e pimenta e use essa mistura para besuntar muito bem o chester por fora.

Faça um bouquet garni juntando e amarrando os ramos de alecrim e tomilho e coloque dentro do chester, junto com a cebola cortada ao meio. Amarre as pernas do chester com barbante culinário para que ele mantenha uma forma bonita para servir. Enrole papel alumínio nas pontas da coxa e da asa para não tostarem demais no forno. Enrole a assadeira em papel alumínio também.

Leve ao forno pré aquecido a 220ºC por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel alumínio da assadeira e volto para o forno por mais 1 hora e 30 minutos.

Depois de pronto o chester precisa descansar por alguns minutos para manter a suculência e enquanto isso faremos nosso molho. Coe o caldo restante do cozimento, misture com o melaço de romã, o suco das laranjas e leve ao fogo baixo apenas para misturar e engrossar um pouco.

Para servir, corte o chester em fatias e cubra com o molho e algumas sementes de romã.

HARMONIZAÇÃO

VINHO TINTO ALCEÑO PREMIUM 50 BARRICAS SYRAH

Com presença de frutas vermelhas e negras, esse vinho de coloração vermelho rubi possui toques de alcaçuz, ameixa escura e figo, além de um aroma diferenciado e defumado de bacon.

Proveniente de solos rochosos, o vinho se torna peculiar por repousar por 6 meses em barril de carvalho. Tem acidez elevada de frutas exuberantes e macias harmonizando muito bem com queijos, embutidos e carnes.

QUINDIM

Quindim

O doce tão apreciado aqui no Brasil teve origem em Portugal na época em que as freiras utilizavam claras de ovos como base para engomar suas roupas. Preocupadas com o desperdício das gemas, começaram a criar diversas receitas que levavam esse ingrediente, entre elas o doce Brisa-do-Lis que continha além das gemas, açúcar e amêndoas. Os portugueses que vieram para o Brasil trouxeram consigo a receita, mas por aqui não era possível encontrar amêndoas e por isso passaram a utilizar coco ralado, ingrediente abundante no país.

O doce passou a ser chamado de Quindim, palavra que significa dengo, e logo ganhou fama no Brasil todo.

INGREDIENTES

  • 200 ml de leite de coco
  • 6 gemas
  • 3 claras
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 60 gr de coco ralado

MODO DE PREPARO

A receita é incrivelmente simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea e despejar o conteúdo em uma forma com buraco no meio ou pequenas forminhas, untadas e enfarinhadas com açúcar. Cubra com papel alumínio e coloque em uma assadeira com água, cozinharemos em banho maria no forno a 180ºC por 30 minutos. Depois desse tempo retire o papel alumínio e deixe cozinhar por mais 30 minutos.

Deixe gelar por 3 horas e desenforme.

HARMONIZAÇÃO

VINHO DO PORTO TINTO CHURCHILL’S RUBY RESERVA

Para harmonizar com um doce que tem original em Portugal, nada mais justo que um belo Vinho do Porto com aromas de flores, amêndoas, mirtilo, especiarias e ameixa.

Com sabor fresco e doce, este vinho com coloração violeta intensa e profunda também pode ser servido como aperitivo com sua acidez média e tanino acentuado. Harmoniza perfeitamente bem com essa sobremesa prima do Brisa-do-Lis.

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: