Sabe aquele país ou região do mundo que você não conhece ainda, mas tem certeza absoluta de que irá se apaixonar assim em que colocar os pés pela primeira vez?
Pois bem, eu tenho a sensação de que isso acontecerá comigo quando conhecer a Tailândia.
O país tem se destacado como um dos destinos mais procurados pelos turistas que buscam se encantar com templos repletos de detalhes em ouro, gigantescas e antigas ruínas, charmosas cidades rurais, praias com paisagens eleitas como as mais belas do mundo, um povo alegre, uma cultura colorida e é claro, uma culinária exótica e riquíssima.
A Tailândia possui uma gastronomia tão forte e característica que um dos programas oferecidos para praticamente todos os turistas é a participação em aulas de culinária local que atendem estudantes de todos os níveis gastronômicos, dos mais simples e básicos até os mais refinados e elegantes.
Por conta da grande notoriedade que a gastronomia deste país está ganhando, reuni 5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CULINÁRIA TAILANDESA que vão fazer você ficar com água na boca para conhecer mais sobre a comida tailandesa!
- MISTURA EQUILIBRADA. Um dos pilares da culinária tailandesa é a união e equilíbrio de quatro elementos principais de uma refeição – salgado, doce, ácido e picante. A comida é delicada, mas cheia de surpresas com aromas, especiarias e ingredientes que fazem com que todos esses elementos estejam em perfeita harmonia dentro de um só prato.
- MOLHOS. A presença de molhos preparados com diversos ingredientes que vão desde pimentas e especiarias até massa de caranguejo é uma das grandes características da comida tailandesa. Alguns dos molhos típicos como o molho de peixe e o molho de ostras exercem funções importantes como preparar a base inicial ou temperar o prato final, em alguns casos substituindo até mesmo o sal das preparações.
- WOK. O preparado das receitas tailandesas, na maioria das vezes, é feito em panelas chamadas de “wok”. A wok é uma espécie de frigideira grande de ferro que comporta o preparo de grandes pratos com uniformidade e rapidez, já que sua temperatura de cozimento chega a atingir 800 graus.
- SAUDÁVEL. A típica comida tailandesa é repleta de verduras, frutas e legumes que em sua grande maioria são frescos e colhidos pouco tempo antes do preparo do prato. Além disso, as proteínas usadas nos pratos costumam ser mais leves e mais saudáveis, além de também serem quase sempre frescas.
- CONDIMENTOS E TEMPEROS. Certamente o mais importante e mais característico item da culinária tailandesa, é o uso dos mais variados condimentos e temperos na hora do preparo das receitas. E não pense você que eles são usados separadamente não. Na grande maioria das vezes os condimentos e temperos são usados em conjunto e o que faz a beleza e riqueza da culinária tailandesa é justamente a perfeição na combinação de todos eles.
Usar condimentos e temperos no preparo dos pratos é algo extremamente comum para os tailandeses e isso é válido também para as receitas do dia a dia. Alho, leite de coco, limão, açúcar mascavo, coentro e os mais variados tipos de pimenta são itens indispensáveis em qualquer cozinha local. Além desses itens, um outro ingrediente é presença certa em qualquer cozinha tailandesa, o Curry.
O curry, por lá também chamado de caril, é um preparo pastoso ou um tempero (calma, já explico) muito presente em culinárias asiáticas, em especial na Tailândia e no Japão. Como disse então, o curry é conhecido ao redor do mundo de duas maneiras diferentes: em forma de tempero e em forma de uma pasta.
Para alguns países, como Japão e Tailândia, o curry é uma mistura de diversos ingredientes que formam uma pasta utilizada em preparos de ensopados de carne, peixe e vegetais. As pastas de curry podem ser verdes, com sabor cítrico picante, vermelhas, com sabor extremamente picante, ou amarelas, com sabor aromático e repleto de especiarias.
Poderíamos passar horas discutindo quais ingredientes fazem parte de um curry em pasta, já que sua composição muda muito de acordo com as regiões e os costumes de cada local, mas em sua forma tradicional tailandesa em um curry vermelho encontramos pimenta, alho, cebola, coentro, diversas raízes típicas regionais, como por exemplo, a krachai. Essas especiarias são misturadas e trituradas num pilão até se obter uma pasta. Feito isso, o preparo é levado ao fogo junto com o leite de coco e por fim, a pasta pode ser utilizada nos ensopados.
Pois bem, já para outros países, como Índia e Brasil, o curry é um tempero em pó comprado em quaisquer supermercados com coloração alaranjada. Os ingredientes usados para a produção do curry em pó não diferem muito do em pasta e normalmente os que consumimos aqui no Brasil costumam ser uma mistura de pimenta, alho, coentro, açafrão da terra, noz-moscada e raízes como o gengibre.
É claro que cada um deles possui incríveis características e podem proporcionar resultados diferentes na preparação de um prato, mas de maneira geral as receitas feita com curry, seja em pasta ou seja em pó, resultam em pratos extremamente aromáticos e saborosos com toques adocicados e apimentados!
Certamente pelo fato do Brasil ter aderido bem mais ao curry indiano em pó, admito que não achamos a versão em pasta com tanta facilidade e em supermercados comuns é praticamente impossível encontrá-lo. Na grande maioria das vezes, encontramos a pasta apenas em lojas orientais de grandes capitais.
Como mencionei, o sabor e aroma finais são bastante similares e se por aqui achamos com facilidade o curry em pó, por que não aproveitá-lo, não é mesmo?! Eu adoro esse tempero e sempre mantenho meu estoque abastecido.
Por vezes uso em um risoto para dar uma coloração e um sabor todo especial, por vezes uso para empanar um filé de frango que ganha um grelhado e uma suculência sem igual e por vezes uso em ensopados, assim como os tailandeses!
Hoje escolhi duas grandes estrelas da culinária tailandesa para compor minha mesa: o arroz jasmim e o curry de camarão com abacaxi!
O arroz jasmim tem origem tailandesa e possui esse nome justamente por liberar um incrível aroma de jasmim quando cozido. Já o curry de camarão com abacaxi é um dos pratos mais emblemáticos do país e é tão famoso que tem surgido em diversos cardápios ao redor do mundo com o nome de “camarão thai”.
E já que minha preparação de hoje tem tantos elementos tailandeses, decidi servir as receitas nos pratos e petisqueiras da Coleção Flamingo da Anova Trade que possuem uma estampa com folhagens que remetem perfeitamente às grandes florestas tropicais que caracterizam as paisagens tailandesas!
A Coleção Flamingo possui produtos como pratos, bandejas e guardanapos com uma estampa repleta de flamingos em tons corais, flores e folhagens que garantem uma mesa divertida com muita elegância.
A Michel Design Works é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.
A estampa de folhagens criou um ambiente muito alegre e colorido e deixou a montagem final do prato incrivelmente charmoso e é claro, muito tropical!
Que tal se inspirar nessas referências tailandesas e também preparar esse delicioso CAMARÃO TROPICAL aí em sua casa?
INGREDIENTES
- 300 gr de camarão
- 1 abacaxi
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 100 ml de leite de coco
- 200 gr de requeijão cremoso
- 100 gr de queijo parmesão ralado
- 1 colher de chá de curry em pó
- 1/2 pimenta dedo de moça
- Cheiro verde
- 1 xícara de palmito
- Manteiga
MODO DE PREPARO
Corte o abacaxi ao meio e com a ajuda de uma faca retire toda a fruta, fazendo do próprio abacaxi um recipiente para a comida. Faça o mesmo com os dois lados do abacaxi.
Corte o abacaxi em pedaços pequenos e reserve.
Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga. Quando derreter, adicione os camarões limpos e doure bem. Retire e reserve.
Coloque outra colher de manteiga na frigideira, derreta e doure a cebola e o alho bem picados. Adicione o requeijão cremoso, o leite de coco, o curry em pó, a pimenta dedo de moça picadinha, o palmito cortado e o abacaxi. Misture bem e coloque os camarões. Adicione um punhado de cheiro verde picado finamente e misture.
Antes de colocar o recheio dentro do abacaxi, vire do lado da casca e corte a parte arredondada da casca para a base da fruta ficar reta e não tombar ao colocarmos o recheio.
Agora adicione o conteúdo dentro do abacaxi, cubra com o queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido a 180ºC apenas para gratinar, aproximadamente 10 minutos.
Sirva com o arroz jasmim.
RENDIMENTO
2 porções
DICAS
Você pode preparar a mesma base de receita utilizando outros ingredientes como, por exemplo, frango e maçã cortados em cubinhos que também terá um resultado final delicioso. Escolha ingredientes de sua preferência e aproveite!
Para ver a coleção Flamingo e outros produtos da Michel Design Works, acesse:
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085