Bru Calderon

Brigadeiro de Oreo

Brigadeiro de Oreo

Brigadeiro + Oreo. A combinação parece perfeita né? E é mesmo, pode apostar!

Hoje acordei morrendo de vontade de comer um doce, mas daqueles beeeeeem doces sabe? Eu adoro fazer brigadeiros e já fiz a receita com vários sabores, de limão, de goiabada, de morango, de paçoca, mas nunca tinha tentando uma versão recheada.

Passando pelo mercado e procurando um doce mais doce que batata doce parei na frente de um pacote de Oreo e fiquei pensando o que eu podia fazer com ele. Pensei em um pavê, mas ainda não era o que eu queria.. aí me veio a ideia de fazer um brigadeiro dessas deliciosas bolachas!

A maioria das pessoas sabem que a origem do brigadeiro é totalmente brasileira, mas aposto que muita gente desconhece o motivo e as circunstâncias da criação e do nome desse docinho!

O brigadeiro foi criado e ganhou esse nome em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, época em que o Brasil estava em campanha para eleição de um novo presidente.

Um dos candidatos, o militar com patente de Brigadeiro Eduardo Gomes, tinha um slogan bem interessante: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro.”

Confesso, já me divirto só de me imaginar andando pelas ruas do Brasil nessa época e me deparar com um cartaz desses!

Mas, voltando, o brigadeiro (o militar, não o doce), como é de se imaginar, fazia sucesso entre as mulheres que começaram a promover festas em função da campanha do candidato.

As eleitoras resolveram criar um doce para ser vendido nesses encontros e misturaram leite condensado com manteiga e chocolate. A mistura deu certo e o doce ficou conhecido como “o doce do brigadeiro” sendo assim vendido nas campanhas.

O docinho fez sucesso, mas ainda assim o militar não foi eleito. Logo após as eleições o nome foi abreviado, ficando conhecido apenas como “brigadeiro” e espalhou-se pelo país virando uma paixão nacional!


INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de manteiga
  • 2 pacotes de bolacha Oreo

MODO DE PREPARO

Primeiro de tudo, separe as bolachas do recheio. Isso mesmo! Você fazia isso quando era criança, não fazia? Pra comer primeiro o recheio que é mais gostoso, e depois dava uma raiva de comer as bolachas secas ;p

Bom, tire o recheio com a ajuda de uma faca e deixe separado. As bolachas você pode triturar com a mão mesmo, deixando em pequenos pedacinhos.

Misture a manteiga no leite condensado e leve ao fogo para incorporarem.

Junte as bolachas trituradas e vá mexendo no fogo até que chegue no ponto do brigadeiro para enrolar (aqui embaixo deixe as dicas de como saber se está no ponto).

Quando chegar no ponto, despeje o conteúdo em um recipiente e deixe esfriar.

Depois de totalmente frio, molhe a mão com um pouco de água, pegue uma quantidade da massa do brigadeiro e enrole formando uma bolinha. Amasse a bolinha, deixando-a em formato de um círculo plano, faça uma bolinha também com o recheio e coloque dentro do círculo. Feche e enrole novamente, formando de novo uma bolinha, dessa vez pronta e recheada!

Separe um pouco das bolachas e triture no processador. Depois de rechear seu brigadeiro, passe na bolacha triturada, vai ficar com essa carinha linda aí da foto.

DICAS

Para saber o ponto do brigadeiro de enrolar, espere levantar as bolhas de fervura e continue mexendo por algum tempo. Você pode testar o ponto de duas formas, pegando um pouco com uma colher, esperando alguns segundos, e virando a colher para baixo, se o doce não cair rapidamente, está no ponto, ou então ir raspando o fundo da panela com a espátula, se a massa estiver desgrudando totalmente da panela, está no ponto!

Outra dica valiosa, não use manteiga para enrolar brigadeiros! O gosto da manteiga fica impregnado no doce e rouba o sabor original do seu brigadeiro. Ao invés disso, molhe a mão com água, você vai ver que dará o mesmo efeito, fica super fácil de enrolar os brigadeiros!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: