Início de ano e todo mundo firme na intenção de dar uma boa desinchada para começar 2018 mais leve, não é? Eu tenho uma dica para quem está fazendo uma dieta ou é adepto da alimentação saudável: invista em uma bolsa térmica. Na semana passada, ensinei uma deliciosa receita de salada no pote e, para que você possa levar qualquer receita fresca pra onde quiser, é essencial garantir um transporte seguro, evitando que sua comida estrague com as altas temperaturas que estamos vivenciando.
Foi-se o tempo em que levar marmitinha pro serviço era falta de opção. Hoje em dia isso é algo corriqueiro e ganhou o status de alimentação saudável já que, na maioria das vezes, são feitas de comidas caseiras e mais nutritivas. A opção de produzir e levar sua própria comida é também mais econômica, além de gostosa e saudável.
Mas não é só a marmitinha light que a gente pode levar na bolsa térmica, não! Vivendo da gastronomia, já me acostumei a andar com uma bolsa térmica no carro para qualquer necessidade. Às vezes, tenho que produzir alguma receita e transportá-la para algum lugar, outras vezes preciso comprar algum alimento fresco e refrigerado no mercado, e às vezes saio de casa sem saber que horas vou conseguir parar para comer e aproveito para levar alguns lanchinhos comigo. Por estes e outros motivos que a bolsa térmica anda sempre por perto.
E não é só para trabalho que uso esse item, não. Tem um programa que eu adoro fazer com amigos e família, que requer o uso da bolsa térmica. Você imagina qual é? Acertou quem disse piquenique! O conceito do dicionário já diz tudo: passeio ou excursão breve ao ar livre (campo ou praia), entre familiares ou amigos, com alimentos que são levados e consumidos por todos os participantes; convescote, jerra, tiborna.
A palavra piquenique apareceu pela primeira vez na edição de 1649 do livro Les charmants effets des barricades para designar uma refeição ao ar livre. Mas a origem desse hábito é muito mais antiga. Entre os gregos e romanos, os rituais de fazer grandes festas com comidas e bebidas ao ar livre já era tradicional. Os registros da Idade Média também indicam eventos desse tipo, em que eram consumidas carnes curadas, assados e pães. E na Idade Moderna e Contemporânea, podemos ver diversos registros de quadros e pinturas retratando piqueniques em campos abertos.
Apesar da origem do piquenique remontar às mais antigas civilizações, ingleses e franceses brigam até hoje pela autoria do termo. Para os ingleses, a palavra vem de picnic, festas em que cada convidado leva um prato de comida. Para os franceses, a palavra vem de pique-nique, onde pique deriva da palavra piquer, que significa beliscar em francês, e nique significa algo pequeno.
Seja quem for o inventor do piquenique, fato é que este costume, que já é tradição em muitos países, tem ganhado cada vez mais espaço por aqui no Brasil. Vira e mexe vejo as tradicionais toalhas xadrezes espalhadas em campos, parques e bosques. Com o calor dessa época do ano, nada mais adequado e incrível que preparar uma reunião deliciosa ao ar livre para curtir os amigos. Eu simplesmente adoro!
Para fazer um piquenique com a família e amigos, você vai precisar de uma bolsa térmica maior do que a que costuma ser usada para levar as marmitinhas saudáveis, afinal de contas, você não vai deixar ninguém passar fome na sua reunião! Para meus piqueniques, uso a bolsa térmica 2 em 1 Isobag da Alfi. Ela é feita de poliéster de alta qualidade, é super resistente, confortável e o mais bacana, é 2 em 1, ou seja, você pode usar juntas ou separadas, ficando com duas bolsas diferentes para carregar seus alimentos.
A Isobag é muito leve, sua parte interna é térmica, com um zíper para fechamento, além de ser feita sem “PVC”, garantindo o transporte saudável para os alimentos. Sabe o mais bacana? A bolsa é tão linda que até ganhou um prêmio alemão de design chamado “Focus Open 2015”. E por ser assim, tão maravilhosa, que eu a uso não só nos meus momentos de lazer, mas sim em praticamente todos os eventos e compras do meu dia a dia.
Agora que você já sabe que não pode ficar sem a sua bolsa térmica, é só escolher seu modelo preferido, organizar um piquenique com sua família e amigos e preparar uma deliciosa geleia de morango para agradar todo mundo!
INGREDIENTES
- 400 g de morango
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de suco de limão
MODO DE PREPARO
Lave os morangos, retire as folhas e corte-os em pequenos pedaços. Em uma panela, misture os morangos com o açúcar e deixe cozinhando em fogo baixo por, aproximadamente, 5 minutos. Acrescente o limão e deixe por mais 20 minutos, sempre mexendo. Espere esfriar para armazenar e guarde na geladeira.
Para apreciar sua geleia no piquenique, transporte na bolsa térmica para garantir que ela não sofra com a mudança de temperatura.
RENDIMENTO
1 pote
DICAS
Sirva sua geleia com pães e queijos para fazer sucesso no seu piquenique.
Você pode conferir essa Bolsa Térmica e outros produtos no site da Imeltron:
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085