Bru Calderon

Bolo de Palha Italiana

Bolo de Palha Italiana

Você sabia que a Palha Italiana não é da Itália?

Pois é, o doce que têm ganhado cada mais espaço em bistrôs e confeitarias e que possui sobrenome estrangeiro tem origem bem aqui, no Brasil!

Bolo de Palha ItalianaReza a lenda que a inspiração de criação da palha italiana veio de outra receita, esta sim com origem na Itália. Tido como o primo estrangeiro da palha, o salame di cioccolato se caracteriza por ser exatamente a tradução literal de seu nome – um salame de chocolate.

O salame di cioccolato pode levar alguns ingredientes extras como amêndoas, nozes, avelãs, frutas e conhaque, mas em sua versão tradicional e original, é preparado com chocolate e biscoito, exatamente os mesmos ingredientes da nossa palha italiana.

O doce italiano é característico das regiões de Emilia Romagna e Piemonte e também é muito apreciado por toda a Europa, sendo facilmente encontrado em padarias e confeitarias de Portugal e da França.

Conta-se que alguns imigrantes italianos que residiam no sul do Brasil decidiram preparar uma versão do salame di cioccolato e, para tanto, tiveram que adaptar a receita usando o que tinham de disponível por aqui. Por conta da escassez de tipos de castanhas e oleaginosas, decidiram preparar a versão da receita usando apenas os dois ingredientes principais: chocolate e biscoito.

A bolacha petit-beurre foi substituída pela bolacha maizena e o chocolate substituído pelo tradicional, e também brasileiro, brigadeiro.

Sim, o brigadeiro também é legitimamente brasileiro!

A receita de brigadeiro foi criada em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, época em que o Brasil estava em campanha para eleição de um novo presidente.

Um dos candidatos, o militar com patente de “Brigadeiro” Eduardo Gomes, tinha um slogan bem interessante: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro.”

O brigadeiro (o militar, não o doce), como é de se imaginar fazia sucesso entre as mulheres que começaram a promover festas em função da campanha do candidato.

As eleitoras resolveram criar um doce para ser vendido nesses encontros e misturaram leite condensado com manteiga e chocolate. A mistura deu super certo e o doce ficou conhecido como “o doce do brigadeiro”.

O docinho fez sucesso, mas ainda assim o militar não foi eleito. Logo após as eleições o nome foi abreviado, ficando conhecido apenas como “brigadeiro” e espalhou-se pelo país virando uma paixão nacional!

Não é de se espantar que os imigrantes italianos tenham escolhido essa deliciosa e típica receita brasileira para usar no preparo da versão do salame de chocolate. A mistura de brigadeiro com bolacha maizena deu certo e os imigrantes precisavam de um nome para batizar a receita.

Escolheram “palha” em homenagem à casca das amêndoas que os italianos retiram das castanhas para o preparo do salame. Ao friccionar as castanhas, suas cascas – por lá chamadas de palhas – se soltam, revelando as deliciosas e crocantes oleaginosas.

Já que sobrenome do doce “italiana” veio da própria origem daquela comunidade que havia criado a receita como forma de homenagem à seu país de origem.

Não é incrível saber a origem do que apreciamos, gostamos e principalmente, comemos?

Realmente acredito que conseguimos ter uma experiência completa no que diz respeito à gastronomia quando conhecemos a história das receitas. Aposto que na próxima vez que for apreciar uma palha italiana, você se lembrará dessa história e agradecerá pelos imigrantes italianos que decidiram trazer suas origens para dentro das cozinhas e mesas brasileiras!

Bolo de Palha Italiana

Como você já sabe, eu adoro mesclar referências antigas com toques modernos e foi por isso que decidi preparar uma receita especial para unir todos esses elementos em um prato só!

Escolhi a palha italiana como referência para a base da minha receita, mas decidi inovar na hora da montagem e apresentação. Ao invés de preparar uma receita mais baixa e fininha, decidi preparar camadas intercalando brigadeiro e bolacha para criar uma receita alta e grandiosa. O resultado final foi um Bolo de Palha Italiana de encher os olhos com suas belas e apetitosas fatias.

Como referência antiga, além de usar a própria receita do salame de chocolate em que as fatias do doce são mais grossas, investi na apresentação da receita em produtos com uma estampa que muito me lembra o estilo “vintage”.

Escolhi a Coleção Garden Melody da Michel Design Works para servir meu Bolo de Palha Italiana e a combinação foi muito harmoniosa.

Bolo de Palha Italiana

A Michel Design Works é uma marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade e os produtos são de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

A coleção Garden Melody é repleta de produtos como pratos, bandejas, aventais e guardanapos num tom azul claro com flores e pássaros reunidos em uma estampa extremamente delicada, sensível e muito charmosa. A combinação dos elementos da estampa me remete imediatamente às casas de chás e cafés de antigamente, trazendo um toque saudoso e vintage para o prato moderno.

A composição final ficou deslumbrante e o Bolo, muito saboroso! Que tal se inspirar com esta coleção Garden Melody repleta de alegria e também preparar essa receita aí em sua casa?

Bolo de Palha Italiana


INGREDIENTES

  • 300 gr de chocolate meio amargo
  • 300 gr leite condensado
  • 500 gr de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 pacotes de bolacha maizena
  • Essência de baunilha
  • Leite

MODO DE PREPARO

Em uma panela coloque o chocolate, o leite condensado, o creme de leite e a manteiga e ligue em fogo médio até tudo derreter. Assim que tudo estiver derretido, abaixe o fogo e vá mexendo até engrossar.

Quando atingir o ponto de brigadeiro de colher, desligue o fogo.

Corte um pedaço de papel manteiga e disponha por toda a forma. Escolha uma forma redonda, grande e de fundo removível para facilitar a retirada depois.

Coloque aproximadamente 1 xícara de leite em uma tigela grande, adicione algumas gotinhas de essências de baunilha e molhe a bolacha nessa mistura. Coloque as bolachas no fundo da forma formando uma camada base. Cubra com o brigadeiro e por cima coloque mais uma camada de bolachas, fazendo isso até todos os ingredientes acabarem.

Lembre de finalizar com o brigadeiro.

Cubra com um plástico filme e leve para a geladeira por algumas horas. Na hora de servir, polvilhe um pouco de bolacha por cima.

RENDIMENTO

10 pedaços

DICAS

Se quiser pode dar um toque da receita inspiração de salame de chocolate à este bolo incluindo alguns ingredientes como castanhas, nozes ou frutas para deixar a sobremesa ainda mais especial.

Bolo de Palha Italiana

Para conhecer a coleção Garden Melody da Michel Design Works e outros produtos da Anova Trade, acesse:

www.anovatrade.com.br

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: