Extremamente famosos nos Estados Unidos e em países europeus, os Biscoitinhos de Natal são itens tão tradicionais da época natalina que costumam estarem presentes até na decoração das árvores de natal desses locais!
Como diversas grandes receitas do mundo da gastronomia, sua origem é incerta, mas conta a história que a mais provável delas seja a versão de que a Rainha Elizabeth I, rainha da Inglaterra, decidiu que em uma de suas festas de Natal seriam servidos homenzinhos de pão e mel e gengibre.
Se a história é verdadeira ou não, ninguém sabe, mas o que se sabe é que a tradição de fazer biscoitinhos em formatos natalinos feitos com especiarias dominou o mundo e hoje vemos em praticamente os famosos biscoitinhos enfeitando praticamente todas as ceias das mesas americanas e européias.
Item presente em diversos enfeites de Natal como toalhas e guardanapos, os bonequinhos tomam conta da decoração dessa época e pouca gente sabe que ele tem uma fábula e até mesmo um nome só para ele!
O Homem de Biscoito de Gengibre, ou de The Gingerbread Man em inglês, é uma fábula publicada em 1875 que conta a história de uma velha senhora que estava assando um grande biscoito de gengibre em formato de boneco e foi surpreendida quando abriu o forno e o biscoito em forma de boneco saiu correndo e fugiu pela janela.
A senhora e o marido, que estavam com muita fome, saíram correndo atrás do boneco que, conseguindo escapar, gritava “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”.
Enquanto corria, o homem de biscoito de gengibre encontrou um porco que disse: “Pare! Pare! Eu quero comer você!” E então ele respondeu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”.
Mais à frente, ele encontrou uma vaca faminta, que também queria comê-lo. E repetiu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
E todos corriam atrás do homem de biscoito de gengibre: a velhinha e o marido, o porco e a vaca, mas ninguém conseguia alcançá-lo.
E então um cavalo também o viu e disse: “Pare, homenzinho! Eu quero comê-lo!” E o homem de biscoito de gengibre falou mais uma vez: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
Então o cavalo também começou a correr atrás dele. O homem de biscoito de gengibre percebeu que estava correndo em direção ao rio e pensou: “Oh, não! O rio! Agora eles vão conseguir me pegar! Como eu vou conseguir atravessar o rio?”
Foi nesta hora que uma esperta raposa saiu de trás da árvore e disse: “Eu posso ajudar você a atravessar o rio. Pule no meu rabo e eu nado até o outro lado.”
O homem de biscoito de gengibre, desconfiado, perguntou à raposa: “Mas você não vai querer me comer?” E ela respondeu; “Claro que não! Eu só estou tentando ajudar!” O homem de biscoito de gengibre acreditou na raposa e pulou no seu rabo.
Mas a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule nas minhas costas, para eu poder nadar.” E ele pulou.
Quando estavam no meio do rio, a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule no meu focinho!” E o homem de biscoito de gengibre pulou no focinho da raposa.
Quando chegar à outra margem, a raposa jogou o homem de biscoito de gengibre para o alto, com a intenção de agarrá-lo com a boca, para poder matar a sua fome.
Mas o homem de biscoito de gengibre era mais esperto do que a raposa e saiu correndo, dizendo: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
A raposa escorregou na margem do rio, caiu na água e foi levada pela correnteza.
E, desde esse dia, o homem de biscoito de gengibre corre por aí, sem que ninguém consiga pegá-lo!
E essa é a história contada para crianças ao redor do mundo todo sobre o homenzinho de gengibre. Lá fora o costume é de se produzir esses biscoitinhos em família, com a participação de todos e os mais velhos ensinam a receita aos mais novos, contando a fábula de quanto esse homenzinho é esperto e segue fugindo de todos até hoje.
Fato é que essa lenda vem confirmar o quanto a época de Natal é lúdica, divertida e recheada de histórias pra se contar e compartilhar com em família.
O costume de fazer os biscoitos foi disseminado pelo mundo afora e hoje em dia eles são produzidos nos mais variados formatos, de estrelas à coração, de bonequinhos à árvores de natal. Eu não quis ficar de fora e para reforçar ainda mais essa tradição, decidi fazer os tais biscoitinhos para o Natal deste ano!
Quis preparar os biscoitos em formato de estrelas e árvores de natal e para isso usei a Biscoiteira da Marcato. Essa biscoiteira é usada para preparar os mais diversos formatos de biscoito, é super conhecida lá fora e indispensável na cozinha dos apaixonados por receitas caseiras e deliciosas.
Sabe aqueles biscoitinhos com uma gota de geleia no meio? E aqueles com gotinhas de chocolate? E aqueles com metade de uma cereja no centro? São todos produzidos por essa biscoiteira!
A biscoiteira é feita de alumínio anodizado, próprio para o uso com alimentos, e é muito fácil de usar e lavar, precisando só de água morna e detergente neutro. Usando apenas essa máquina a gente consegue fazer 20 tipos diferentes de biscoitos em 2 tamanhos, um pequeno, com o qual conseguimos produzir de 35 a 40 biscoitos de uma só vez, e um grande, que produz de 20 a 25 biscoitos.
Agora que você já conhece o segredo para produzir esses docinhos de natal, é só escolher a cor preferida da biscoiteira Marcato e correr organizar uma tarde para contar a fábula do homem de gengibre e produzir esses lindos biscoitinhos em família!
INGREDIENTES
- 500 gr de farinha de trigo
- 200 gr de açúcar de confeiteiro
- 250 gr de manteiga ou margarina
- 4 gemas
- Uma pitada de sal
- 70 ml de leite
- 2 colheres de sopa de canela
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
MODO DE PREPARO
Deixe a manteiga fora da geladeira por alguns minutos e pressione com um garfo até que ela esteja em ponta de pomada. O ponto é está certo quando estiver maleável, nem muito dura e nem muito mole. Acrescente o açúcar, a pitada de sal e gemas e misture. Agora comece a colocar a farinha de trigo aos poucos, sempre colocando um pouco e misturando para colocar mais um pouco de trigo. Quando tiver terminado de colocar o trigo, coloque o leite, a canela e o gengibre. Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa e homogênea.
Agora vamos utilizar a biscoiteira. Tire o anel de baixo, escolha e encaixe o molde que desejar (nesse caso usei o de estrela e o de árvore de natal), encaixe no anel, encha o cilindro com a massa, encaixe novamente o anel, fechando muito bem. Escolha o tamanho 1 (pequeno) ou 2 (grande) para seus biscoitos, coloque a máquina sobre uma forma e empurre a alavanca para baixo e levante-a novamente e seu biscoitinho estará pronto!
Repita até que a massa tenha acabado e leve ao forno preaquecido a 180ºC por mais ou menos 20 minutos.
Para finalizar, é só salpicar um pouco de açúcar e canela por cima e pronto!
RENDIMENTO
De 20 a 40 biscoitos dependendo do tamanho
DICAS
Não unte nem utilize papel manteiga na forma. Você pode incrementar o sabor dos seus biscoitinhos colocando essência de baunilha ou qualquer outro aroma que gostar!
Para conhecer a linha da Marcato e outros produtos da Imeltron, acesse o site:
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085