Bru Calderon

Aprenda a fazer Galinhada Caipira

Aprenda a fazer Galinhada Caipira

Em tempos de reality shows e seriados tipo Masterchef e Chef´s Table, a gente ouve muitos nomes de pratos e Chef´s famosos contando como criaram as suas versões de receitas típicas brasileiras.

Um dos mais falados por aí é a Galinhada. O responsável por essa maior publicidade do prato é o Alex Atala, que nos últimos tempos falou nesses dois programas que mencionei sobre a sua versão da Galinhada, muito conhecida e pedida em seu restaurante.

Agora, você sabe como começou a história desse prato com o restaurante do Alex? Quando o souschef começou a servi-lo de madrugada para os funcionários, depois do expediente. Os funcionários começaram a contar para amigos e parentes e logo já tinha fila de madrugada pra comer a tal da Galinhada. Percebendo isso, Alex Atala incluiu o prato no cardápio do Dalva e Dito, servido em clima de pós balada – reza à lenda que a Galinhada é o melhor prato pra se comer depois das baladas e que ajuda muito na cura da ressaca.

Pois bem, essa é a história de como o prato se tornou famoso nos últimos tempos, mas a história do prato é bem antiga. Os bandeirantes portugueses tinham o costume de preparar a galinha ensopada com arroz. O prato é amplamente conhecido em Minas Gerais, Goiás e São Paulo pois essa era uma das rotas mais percorridas pelos bandeirantes. Aliás, existe uma briga forte entre Goiás e Minas Gerais pela disputa de origem do prato.

Eu particularmente nunca tinha comido, só ouvido falar. Como já mencionei aqui, comecei mais um curso para aprender novas técnicas e receitas e essa foi uma das delícias que aprendi por lá.

Adorei o sabor e é muito prático e rápido de fazer, então decidi compartilhar com vocês pra também fazerem esse delicioso prato!


INGREDIENTES

  • 1/2 galinha
  • 200 gr de arroz
  • 60 gr de cebola
  • Cheiro verde
  • 1 folha de louro
  • Óleo
  • 1/2 pimentão verde
  • 2 dentes de alho
  • 200 gr de tomate
  • Pimenta de bode (pode ser dedo de moça ou biquinho)
  • Sal
  • Açafrão

MODO DE PREPARO

Você vai utilizar todas as partes, peito, asa, coxa, e para essa receita que serve duas pessoas, use metade, ou seja, uma asa, uma coxa.. se quiser duplicar a receita, é só utilizar todas as partes da galinha cortadas.

Em uma panela grande coloque um fio de óleo e espere esquentar, em seguida acrescente açafrão até o líquido ficar bem amarelo. Coloque a cebola, alho, pimentão, tomate, louro, pimenta e cheiro verde, tudo cortado bem pequenininho.

Refogue um pouco esses ingredientes e acrescente os pedaços da galinha, refogando até que estejam douradas. Coloque um pouco de sal e vá adicionando um pouco de água, até mais ou menos a metade das partes da galinha para que ela vá cozinhando e o caldo vá engrossando. Pode tampar a panela, mas mexa de uns 5 em 5 minutos e vá acrescentando água, pois ela vai se incorporando e engrossando o caldo.

Faça isso por uns 25 minutos, é o tempo da galinha ficar macia.

Acrescente o arroz, refogue e coloque água o suficiente para cobri-lo. Agora é só controlar o tempo do arroz, se começar a secar a água, acrescente mais, até que o arroz fique pronto.

Sirva com um pouco de cheiro verde picado em cima.

RENDIMENTO

2 porções

DICAS

A pimenta dedo de bode é maravilhosa e ela é a utilizada nesse prato. Mas se não achar na sua cidade, pode utilizar a dedo de moça ou a biquinho. É importante ter uma ardência no prato!

A Galinhada é servida de forma rústica mesmo, pode colocar no centro de um prato e ficará lindo, essa apresentação linda da foto fizemos pro curso, você pode copiar a ideia, mas certamente irá repetir algumas vezes pois o potinho é pequeno e a receita muito saborosa!

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: