Bru Calderon

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de Ano

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de Ano

Parece que você piscou e o Papai Noel já está dentro da sua sala? Pois é, acredite se quiser, mais um ano chegou ao fim e já é hora de pensar nas festas típicas da época.

Que tal fazer diferente neste ano e ao invés de esperar os dias 24 e 31 para encontrar sua família e o já famigerado peru de Natal em cima da mesa, investir em uma confraternização, ou quem sabe várias, feita de forma divertida e prazerosa?

Essa é a minha proposta para você. Neste fim de ano, se divertir organizando encontros e reuniões com a família, os amigos do trabalho, os amigos da academia, a família do namorado, seus vizinhos que tomam conta da suas plantinhas quando está viajando… você já entendeu, certo?

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de AnoA ideia é você aproveitar o fim de ano para valorizar o precioso momento de “estar junto” de quem se importa com você.

Isso porque não sei se o tempo está passando mais rápido ou se nós é que tantas tarefas que acabamos nem vendo o relógio contar as horas… mas, fato é que o dia a dia atual da imensa maioria das pessoas tem sido uma loucura, para não dizer frenético.

Só consegue fazer academia meia noite, depois de trabalhar e ir para a faculdade? Ok, existem academias 24 horas para te atender.

Precisa comprar o presente do amigo secreto de fim de ano mas está sem tempo de ir ao shopping? Ok, é só comprar online com frete relâmpago que no dia seguinte o presente está na sua porta.

Conseguiu uma folga e quer ver um filme mas está com preguiça de ir ao cinema? Ok, é só abrir o “cardápio” de filmes online e escolher seu preferido para assistir embaixo das cobertas.

Essa vasta gama de opções do que fazer, do que assistir, do que ler, do que comer, é que tem deixado a gente sempre ocupado, afinal de contas, sempre tem alguma coisa pra se fazer.

E veja, isso não é ruim não! Pelo contrário, é sinal de que hoje em dia temos muito mais opções de escolha do que antigamente.

É ótimo que tenhamos todas essas opções e que cada vez mais as tecnologias estejam à nosso favor para nos ajudar, certo?

O único “porém” desse papo todo é algo simples: estarmos sempre atentos ao que realmente importa para fazer as melhores escolhas.

É isso mesmo. Usar e abusar das nossas mil e uma opções da vida “online” sem esquecer da nossa vida “offline”.

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de AnoTá bom, já sei que você está pensando que essa história toda está parecendo conversa de retrospectiva de fim de ano, e adivinhe só?

Estamos em dezembro e então… é exatamente essa conversa que estamos tendo! 🙂

Hoje quero te contar o quanto podemos aproveitar esse momento de fim de ano para valorizar algo que realmente importa: estarmos juntos de quem amamos.

O tal “espírito de Natal” é algo sem explicação que de fato toma conta de todas as pessoas ao redor do mundo e que faz com que todos sintam essa vontade de simplesmente “estar junto”.

E, como disse no começo, a ideia hoje é fazer com que você se sinta seguro e animado para proporcionar e incentivar esses encontros ao longo de todo o mês de dezembro.

É claro que os dias 24 e 31 não passarão em branco, mas… por que não aproveitar todos os outros dias do mês em que o espírito de Natal está no ar, hein?

Para te ajudar e te incentivar a fazer isso, preparei uma seleção especial de 5 DICAS PARA ORGANIZAR A MELHOR E MAIS DIVERTIDA CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO!

1 – Defina seus convidados. Nessa hora vale tudo, chamar a família, os amigos, os vizinhos… quem realmente você quer estar junto. Mas não se esqueça de fazer uma lista com esses nomes e mandar o convite para a sua confraternização ok? Pode ser um grupo no whatsapp ou uma lista de e-mail. O importante é você enviar o convite e pedir a confirmação de presença, assim você consegue organizar a compra de bebidas e comidas.

2 – Organize o cardápio. Praticidade é a palavra de ordem dessa confraternização e por isso, nada de ficar horas na cozinha enquanto seus amigos estão na sala. Você pode preparar algumas receitas dias antes com tempo e deixar no congelador para o dia da festa, pode encomendar um prato ou outro e pedir para entregar em casa ou então, minha opção preferida, preparar você mesmo receitas fáceis e muito criativas de forma prática e rápida para servir aos seus convidados.

3 – Faça Amigo Secreto. Sim meu amigo, o bom e velho amigo secreto ainda faz muito sucesso e é garantia de diversão na sua festa. A verdade é que não se sabe com precisão a origem da brincadeira do amigo secreto, mas reza a lenda que se deu em meados dos anos 30 nos Estados Unidos. Operários de grandes empresas se viam com problemas na hora de comprar os presentes para as confraternizações de fim de ano. O país vivia a crise de 1929 e toda a população se viu financeiramente afetada e se estava difícil de comprar presente para a família, imagine para todos os colegas do trabalho? Os operários então decidiram fazer o “Secret Santa”, uma brincadeira em que cada uma levava apenas 1 presente para a confraternização e sorteavam uns aos outros para que ao final, todos tivessem ganhado algo surpresa de um dos colegas.

Não se sabe se essa é a história verdadeira mas fato é que a brincadeira pegou e hoje em dia é praticamente impossível ver uma confraternização sem o amigo secreto. Use sua criatividade e se quiser ir além, faça as outras versões da brincadeira como o “Amigo da Onça” em que o presente é algo engraçado e inesperado ou o “Amigo Ladrão” em que a pessoa pode roubar o presente que o amigo ganhou na etapa anterior ou ainda o “Amigo 1,99” em que os presentes são baratinhos e a ideia é se divertir e descontrair vendo os mais inusitados presentes.

O importante é a diversão!

4 – Faça brincadeiras. Além do já tradicional amigo secreto, você pode organizar atividades para que sua família e amigos não fiquem entediados e em pequenas rodinhas. A ideia é juntar todo mundo, fazer os desconhecidos se conhecerem e ter diversão garantida para a festa toda! Vale fazer o Jogo da Mímica, o Jogo das Cadeiras, o Jogo da Caixinha de Surpresas em que várias tarefas são colocadas em uma caixa e cada pessoa pega um papel aleatório e deve executar o que está escrito como contar algo que ninguém sabe sobre ela, imitar um gato ou o que mais sua imaginação mandar…

De novo, o que importa é se divertir entretendo os convidados a noite toda.

5 – Use utensílios e roupas de mesa divertidas e temáticas. De nada adianta organizar tudo isso e servir seus convidados de forma sem graça, certo? Lembre-se que estamos falando de uma confraternização divertida e alegre e toda a festa deve refletir isso. Aposto que sua casa já estará devidamente decorada com árvore de Natal, luzes e enfeites e seu trabalho será escolher os itens de serviço à altura: alegres, divertidos e natalinos. Aposte em produtos que remetam à época com estampas coloridas, em tom verde e vermelho, neve, eucalipto e tudo mais que uma festa Natalina pede!

Para deixar a minha confraternização deste fim de ano perfeita, escolhi a Coleção Christmas Party da Michel Design Works e o resultado ficou simplesmente espetacular:

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de Ano

A Michel Design Works, marca americana trazida ao Brasil com exclusividade pela Anova Trade com produtos de altíssima qualidade. As peças de melamina podem ser lavadas direto no lava louças e são perfeitas para o serviço até 65°C, ou seja, são super versáteis e podem ser usadas para alimentos frios e quentes.

“Christmas Party” significa “Festa Natalina” e isso já diz tudo sobre a coleção, certo? Muita cor, alegria, pinheiros e, acredite, os bichinhos mais lindos e natalinos que você já viu. A coleção tem uma estampa que vai deixar qualquer convidado de queixo caído. Coruja, urso, raposa e os mais lindos bichinhos devidamente vestidos e prontos para o Natal, vão deixar a sua confraternização alegre, colorida e muito divertida!

Agora que você já sabe tudo que precisa para organizar a melhor e mais divertida confraternização de fim de ano, não perca nem um segundo sequer e comece a chamar seus convidados para essa festa.


RECEITAS

GUIRLANDA NATALINA

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de Ano

Que tal servir um aperitivo prático, fácil e delicioso feito com apenas 3 ingredientes? A Guirlanda Natalina é uma forma deliciosa de servir um petisco charmoso. Usei tomate cereja, mozzarela de búfala e manjericão para a guirlanda da minha confraternização. Você pode usar a sua criatividade e seguir o mesmo conceito trocando os ingredientes e usando por exemplo queijo cortado em cubinhos, castanhas, azeitonas e por aí vai… o importante é montar em formato redondo e bem caprichado para parecer uma guirlanda.

QUEIJO BRIE COM UVA

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de Ano

Sem tempo para preparar algo complexo? Você não poderá usar essa desculpa com essa receita! Aqui a ideia é simplesmente cortar o queijo em formato de “pizza” e estepar uma uva em cima de cada pedaço. O resultado? Um petisco elegante, simples e delicioso que explode de sabor ao ser apreciado. Escolhi o queijo brie e as uvas roxas sem sementes mas você pode inovar fazendo também com outros tipos de queijo e usando outras frutas em cima como damasco, uva passa ou ameixas.

VOL AU VENT COM QUEIJO E GELEIA DE AMORA

5 Dicas para organizar a Melhor Confraternização de Fim de Ano

“Vol au vent” é um aperitivo francês que apesar de ter nome difícil é muito prático de fazer. Com poucos ingredientes você consegue preparar um petisco fácil e bonito para a sua mesa.

INGREDIENTES

  • 1 folha grande de massa folhada
  • 100 gr de queijo muçarela em pedaço
  • 1 gema
  • 1 colher de geleia de amora

MODO DE PREPARO

Corte a massa folhada em pequenos quadrados. Passe um pouco da gema na borda da massa e coloque um quadrado em cima de outro. Faça isso de passar a gema para “colar” e colocar um quadradinho em cima do outro até atingir 4 camadas. Passe gema em cima da última camada e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 10 minutos. Retire do forno, coloque um pedaço de queijo em cima de cada aperitivo e volte ao forno até derreter.

Sirva com a geleia.

RENDIMENTO

10 petiscos

DICA

Você pode usar o queijo e a geleia que preferir para essa receita ok? Use sua criatividade para criar vol au vent dos mais variados sabores para deliciar seus convidados.

Para ver outros produtos da Michel Design Works, acesse:

www.anovatrade.com.br

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: