3 Receitas para Acompanhar um Bom Vinho
Por Bru Calderon
Você tem pelo menos uma garrafa de vinho na sua casa?
Você sai por aí contando os benefícios para saúde de tomar uma taça de vinho por dia?
O vinho é a sua bebida universal para comemorar conquistas?
Se você respondeu sim às perguntas acima… Você foi laçado por uma paixão avassaladora chamada “Vinhos”.
A bebida, rodeada de mistério com seus termos específicos como enólogo, taninos e terroir, tem ganhado cada vez mais espaço nas casas e nos corações das pessoas ao redor do mundo. Segundo a OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho – o consumo de vinho no mundo, em 2016, chegou a 242 milhões de hectolitros.
O Brasil está no radar como importante produtor e consumidor da bebida, mostrando-se como um país com potencial de consumo cada vez maior.
É fato que a maioria de nós lembra das mesas de almoço dos nossos nonos italianos repletas de macarronada e garrafas de vinho tinto, não é? Mas uma das estatísticas mais bacanas do consumo de vinhos é a de que os jovens entre 21 a 35 anos tem sido um dos grandes públicos da bebida. Ao que tudo indica, a nova geração se rendeu à experiência única que é apreciar uma boa taça de vinho.
E eu estou nessa estatística! Há alguns anos comecei a consumir vinhos e confesso que hoje é quase impossível trocar uma taça de vinho por qualquer outra bebida! Sou apaixonada pela experiência toda, desde pensar na escolher da garrafa, do ano e da uva até a preparação de um jantar com o ritual de cozinhar já apreciando a bebida.
E é por isso que agora temos uma nova aba inteiramente dedicada aos vinhos aqui no Blog!
Mas calma lá. Já quero fazer uma pausa para esclarecer desde agora que ninguém gosta de coisa chata e complexa não é?! Então a intenção por aqui vai ser de aprender, ensinar, estudar e, acima de tudo, vivenciar com diversão o incrível universo dos vinhos! Cada pessoa tem as suas preferências e gostos pessoais e, portanto, ninguém aqui vai dar uma de “enochato” tá?
Seja para se tornar um enófilo, um enólogo ou um sommelier, a ideia é desfrutarmos juntos a bela caminhada de aprender cada vez mais um pouquinho sobre as peculiaridades que envolvem a bebida.
Já começou a complicar né? Então vamos lá. Como disse, o mundo dos vinhos é, de fato, rodeado de termos e palavras específicas. A gente não precisa entender tim tim por tim tim para poder escolher uma garrafa de vinho pro jantar, mas é essencial termos mais e mais conhecimento sobre o assunto para conseguir acertar na escolha.
A gente vai ter muito tempo pela frente para falar de assuntos como por que ter uma adega, o que é um sommelier ou se o vinho deve ou não ser decantado.
E para começar nossa viagem ao mundo dos vinhos, vou trazer um dos temas mais falados desse universo: a Harmonização!
A harmonização é um ramo do estudo dos vinhos que tem por objetivo entender como a bebida e o prato conseguem contribuir de forma mútua para realçar as melhores características um do outro.
Ou seja, não é graça ou frescura não, são estudos e experimentos reais que demonstram que a combinação entre um vinho específico e um alimento específico dá super certo e ressalta os sabores e aromas de cada um deles, proporcionando uma experiência muito mais completa.
Como nenhuma teoria é melhor que a prática, a gente vai logo partir para o que o gosto mais de fazer, cozinhar! E é então explicando na prática os motivos do que porque escolhi, junto com a sommelier da Grand Cru, determinado vinho para determinada receita que a gente vai aprender um pouco mais sobre a tal harmonização.
Como estou naquela lista dos jovens apaixonados pelos vinhos, decidi escolher outra tendência que certamente tem sido influenciada por esse pessoal: tomar vinho no Happy Hour! Isso mesmo, deixar de lado as cachaças e cervejas e trazer o encontro semanal dos amigos para outro patamar!
A combinação entre um bom vinho e o aperitivo certo vai deixar qualquer Happy Hour muito mais divertido, descontraído e delicioso. E como a minha intenção é facilitar a sua vida, preparei três receitas especiais dignas de um belo Happy Hour!
Escolhi os vinhos na Grand Cru, minha nova parceira, maior rede de lojas de importação de vinhos exclusivos do Brasil. A Grand Cru conta com mais de 45 lojas no Brasil inteiro e ainda tem um site super completo com sugestões de vinhos por uvas, por vinícolas, por preço e ainda oferece cursos pela Grand École e participação na Confraria que dá direito a descontos, material exclusivo e recebimento de vinhos especiais em casa.
Ah! E o site é tão completo que você não tem trabalho nenhum para garantir suas garrafas, pode escolher por lá mesmo que eles tem um e-commerce em que você pode fazer suas escolhas e compras online e receber aí na sua casa.
Tá fácil se tornar um apaixonado por vinhos hein?! Agora é só checar as seleções de receitas e vinhos que preparei com carinho e correr preparar um Happy Hour pra lá de especial para os seus amigos!
BRUSCHETTAS DE QUEIJO BRIE COM PRESUNTO DE PARMA
INGREDIENTES
- Pão italiano
- Queijo brie
- Presunto de Parma
- Azeite
- Alecrim
MODO DE PREPARO
Coloque as fatias do Presunto de Parma em uma assadeira antiaderente e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos. Retire e reserve.
Corte o pão italiano em fatias de aproximadamente um dedo, disponha em uma assadeira, regue com um fio de azeite e coloque fatias do queijo brie por cima. Leve para o forno a 200ºC até o queijo derreter, aproximadamente 10 minutos. Retire, pegue o Presunto de Parma que já estará frio e, portanto bem crocante e quebre pequenos pedaços, jogando por cima das bruchettas prontas.
Para finalizar, coloque um ramo de alecrim enquanto a bruschetta ainda está quente, ele irá aromatizar seu prato deixando-o ainda mais incrível.
HARMONIZAÇÃO
Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage
Esse espumante é extremamente refrescante, possui aromas de pêra, maça verde e flores. É feito a partir do método champenoise, mesmo método usado para a produção da tradicional Champagne, que harmoniza perfeitamente bem com o queijo brie.
A acidez desse espumante é a ideal para limpar o paladar do marcante presunto de Parma.
ARANCINI
INGREDIENTES
- 200 gr de risoto pronto
- 50 gr de parmesão ralado
- Farinha de rosca
- Farinha de trigo
- 2 ovos
- Cubinhos de queijo mussarela
- Sal
- Pimenta
- Salsinha
- Óleo para fritar
MODO DE PREPARO
Em um recipiente coloque o risoto pronto, o queijo parmesão, uma gema, salsinha picada, um pouco da farinha de rosca e tempere com sal e pimenta. Misture tudo até virar uma massa homogênea. Abra uma bolinha do tamanho da palma da mão, coloque um cubinho de mussarela e feche muito bem. Agora vamos empanar o bolinho passando primeiro na farinha de trigo, em seguida no ovo batido e por último na farinha de rosca.
Esquente bem o óleo, frite os bolinhos e seque com papel toalha.
HARMONIZAÇÃO
Vinho Rosé Berne Esprit di Méditerranée
Esse vinho rosé possui uma acidez perfeita para equilibrar com o peso da fritura do arancini.
Possui notas de framboesa, amora e morango que refrescam o paladar e combinam perfeitamente bem com aperitivos.
Os aromas do vinho são bastante frutados e frescos, mas tem um corpo maior que um branco, fazendo com que a gordura do queijo e da fritura fiquem super equilibradas e harmônicas.
MINI HAMBÚRGUERES
INGREDIENTES
- Mini pão de hambúrguer
- 100 gr de fraldinha moída
- 100 gr de alcatra moída
- Fatias de bacon
- Sal
- Pimenta
- Fatias de queijo mussarela
- Azeite
- Maionese
- Rúcula
MODO DE PREPARO
Misture bem as duas carnes e pegue uma quantidade suficiente para preencher a palma da mão. Faça uma bola e pressione com as duas mãos, modelando no formato de hambúrguer.
Tempere com sal e pimenta moendo por cima dos hambúrgueres já prontos. Frite as fatias de bacon sem nenhuma gordura e reserve. Esquente bem uma frigideira, coloque um pouco de azeite na sua mão e umedeça o hambúrguer. Quando tiver grelhado até a metade, vire seu hambúrguer, coloque uma fatia de queijo por cima e espere derreter. Monte seu lanche com algumas fatias de rúcula e bacon e pronto!
HARMONIZAÇÃO
Esse vinho tinto é bastante descontraído, perfeito para ser servido com os lanches de aperitivo. Tem uma acidez consideravelmente mais acentuada, fazendo com que a preparação mais completa do hambúrguer combine perfeitamente com suas notas.
Possui aromas de frutas vermelhas, toques de especiarias e ervas secas que combinam muito bem com os temperos que usamos para a preparação dos hambúrgueres.
E agora que você já anotou as receitas, passa no site da Grand Cru para ver todas as opções incríveis de vinhos por lá!