3 Receitas Diferentes para Você Experimentar neste Verão
Por Bru Calderon
Não é só de porção de peixe frito que vivem os quiosques de praia. As receitas tradicionais têm dado lugar a um novo tipo de culinária que mistura influências regionais com ingredientes e temperos orientais e asiáticos.
Atualmente o Brasil é o lugar do mundo que abriga a maior população japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhão de nikkeis, termo usado para determinar os japoneses e seus descentes.
No século passado os imigrantes japoneses vieram para o Brasil para trabalhar nas lavouras de café e encontrando algumas dificuldades, ficaram por aqui, se adaptando aos costumes de crenças, estilo de vida, idioma e é claro, a culinária.
Agora, uma coisa que eles provavelmente não imaginavam era que não só eles se acostumariam com a culinária do Brasil como o contrário também iria acontecer. A culinária japonesa está em sua maior alta no país.
Contando com algumas adaptações ao paladar brasileiro, a culinária japonesa possui muito prestígio e apreciação por aqui, estando presente em restaurantes, shoppings, churrascarias e em praticamente todos os espaços em que tenham comida.
Muita gente reclama da alteração dos ingredientes para agradar o paladar dos brasileiros com a produção de sushis preparados com cream cheese, maionese, abacate e morango, por exemplo.
O curioso é saber que isso acontece com milhares de outros pratos e ingredientes por conta de um fato estudado e comprovado: uma culinária não consegue entrar em contato com outra sem se misturar.
Isso acontece pois uma culinária é formada por costumes, práticas, técnicas, história e localização de um país. O fato de o país ter sido colonizado por outro, por exemplo, é um grande influenciador. Outra influência é a imigração, como o exemplo da forte presença japonesa no Brasil.
Tudo isso constrói o que chamamos de culinária local e regional. Essa culinária viaja o mundo através das imigrações e viajantes e em cada local precisa se adaptar aquela nova realidade. Seja porque o local é mais quente, mais frio, por falta de algum ingrediente, por abundância de outro… e é nessa mistura que novos pratos são criados.
No post de hoje trago algumas dessas misturas que deram super certo! A ideia foi criar um cardápio de receitas que muita gente não imagina, mas são servidas em lugares praianos!
A carne de sol do tradicional escondidinho que dá lugar ao bacalhau, o quente curry asiático usado em pratos tropicais e uma típica refeição havaiana feita com ingredientes bem brasileiros são os destaques que fiz especialmente para mostrar o quanto um cardápio pode ser extrovertido e que harmonizado com um bom vinho merece ser reproduzido em qualquer canto do país neste verão!
Escolhi os vinhos na Grand Cru, maior rede de lojas de importação de vinhos exclusivos do Brasil. A Grand Cru conta com um site super completo com sugestões de vinhos por uvas, por vinícolas, por preço e ainda oferece cursos pela Grand École e participação na Confraria que dá direito a descontos, material exclusivo e recebimento de vinhos especiais em casa.
Ah! E o site é tão completo que você não tem trabalho nenhum para garantir suas garrafas, pode escolher por lá mesmo que eles tem um e-commerce em que você pode fazer suas escolhas e compras online e receber aí na sua casa.
ESCONDIDINHO DE BACALHAU NA MORANGA
A moranga é um dos tipos de abóboras mais consumidas no Brasil. Com coloração bem alaranjada, gomos salientes e casca macia, é a mais indicada para fazer um delicioso escondidinho que nesta receita ganha o toque salgado do mar com o uso do bacalhau como recheio.
INGREDIENTES
- 1 moranga grande
- 1 kg de bacalhau dessalgado, fervido e desfiado
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 2 tomates sem pele
- 150 gr de requeijão cremoso
- 2 caixas de creme de leite
- Azeite
- Sal
- Pimenta
- Cheiro verde
MODO DE PREPARO
Corte a tampa da moranga, retire as sementes de dentro e leve para assar enrolada em papel alumínio por uns 45 minutos a 220º. Enquanto isso prepare o recheio. Coloque azeite em uma panela e doure alho e cebola picados. Acrescente o bacalhau desfiado, os tomates cortados e misture bem. Adicione o creme de leite, o cheiro verde picado e mexa bem.
Retire a moranga do forno, forre o fundo com metade do requeijão cremoso, adicione o recheio do bacalhau e finalize com o restante do requeijão, tampando por completo o buraco na moranga.
Leve ao forno a 200ºC por aproximadamente 15 minutos.
HARMONIZAÇÃO
VINHO BRANCO ROUND HILL CHARDONNAY
Com uma cor dourada marcante, esse vinho californiano possui aromas de maça e toques de baunilha e canela. Estão presentes também notas de pêra madura, limão e caramelo.
As notas de frutas cítricas e brancas garantem uma acidez média e uma textura macia, harmonizando muito bem com o bacalhau dessa receita.
CAMARÃO COM CURRY SERVIDO NO ABACAXI
Típico na culinária asiática, o curry é uma mistura de especiarias feita de açafrão da terra, cardamomo, gengibre, cominho, pimenta, cravo, canela e noz moscada. Em cada região do mundo é preparado com ingredientes locais diferentes e nessa receita ganha notas tropicais de influencias tailandesas com o uso do abacaxi para compor o prato.
INGREDIENTES
- 300 gr de camarão
- 1 abacaxi
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 100 ml de leite de coco
- 200 gr de requeijão cremoso
- 100 gr de queijo parmesão ralado
- 1 colher de chá de curry em pó
- 1/2 pimenta dedo de moça
- Cheiro verde
- Manteiga
- Sal
- Pimenta
MODO DE PREPARO
Corte o abacaxi ao meio e com a ajuda de uma faca retire toda a fruta, fazendo do próprio abacaxi um recipiente para a comida. Faça o mesmo com os dois lados do abacaxi.
Corte o abacaxi em pedaços pequenos e reserve.
Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga. Quando derreter, adicione os camarões limpos e doure bem. Retire e reserve.
Coloque outra colher de manteiga na frigideira, derreta e doure a cebola e o alho bem picados. Adicione o requeijão cremoso, o leite de coco, o curry em pó, a pimenta dedo de moça picadinha e o abacaxi. Misture bem e coloque os camarões. Tempere com sal e pimenta a gosto, adicione um punhado de cheiro verde picado finamente e misture.
Antes de colocar o recheio dentro do abacaxi, vire do lado da casca e corte a parte arredondada da casca para a base da fruta ficar reta e não tombar ao colocarmos o recheio.
Agora adicione o conteúdo dentro do abacaxi, cubra com o queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido a 180ºC apenas para gratinar, aproximadamente 10 minutos.
HARMONIZAÇÃO
VINHO BRANCO BROGLIA IL DOGE GAVI DOCG
A começar pela incrível garrafa, esse vinho branco é especial do começo ao fim. Conhecido por ser ter sido servido em reuniões do Vaticano, possui uma cor amarelo palha, brilhante e límpido.
Aromas florais e frutados dão um toque refrescante junto com as notas cítricas de limão siciliano, lima da pérsia e tangerina.
Frutas brancas com notas amendoadas e florais também compõem esse vinho fresco com acidez acentuada que combina muito bem com pratos da culinária mediterrânea e também os que levam frutos do mar como o camarão.
POKE BOWL
Uma nova onda promete inundar o verão brasileiro de refrescância e sabor. O poke é um prato havaiano que surgiu como uma opção rápida e nutritiva como refeição após o surf. A palavra significa “cortar” e a ideia é exatamente a de servir todos os ingredientes cortados dentro de um bowl.
INGREDIENTES
- 1 xícara de arroz
- 1 cebola comum
- ½ cebola roxa
- 100 ml de leite de coco
- ½ xícara de coco ralado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 copos de Água
- Lula em anéis
- Camarões
- 1 rabanete
- 1 pepino
- 1 cenoura
- 10gr de Gergelim
- 25 ml de vinagre de maça
- 100 ml de shoyu
- 10ml de óleo de gergelim
- Cebolinha
- Sal
- Pimenta
- Azeite
MODO DE PREPARO
Em uma panela coloque a manteiga e quando derreter refogue a cebola picada. Adicione o arroz, refogue e coloque a água. Quando a água ferver, adicione o leite de coco, coco ralado e tempere com sal. Tampe e cozinhe normalmente até o arroz ter cozinhado por completo.
Em uma frigideira esquente um fio de azeite e refogue as lulas e os camarões, temperando com sal e pimenta na frigideira mesmo. Quando tiverem mudado de cor, estão prontos.
Prepare o molho misturando vinagre de maça, shoyu e óleo de gergelim, experimente e tempere com sal e pimenta. Agora é só montar.
Em um bowl ou tigela disponha o arroz em baixo, formando uma base. Por cima coloque a lula, camarões, rabanete, cebola roxa, pepino e cenoura cortados finamente. Capriche na apresentação que é essencial para o sucesso desse prato. Finalize despejando o molho por cima de tudo e decorando com a cebolinha picada e o gergelim.
HARMONIZAÇÃO
VINHO ROSÉ BERNE ESPRIT DI MÉDITERRANÉE IGP
Esse rose cheio de frescor possui aromas frutados bem generosos e sedutores de framboesa, morangos e amoras.
As notas são perfeitas para o verão com a presença de uma acidez equilibrada, um final longo e aromas e sabores frutados que garantem uma combinação harmoniosa com pratos orientais e asiáticos.