Alguns pratos não podem faltar no cardápio de um bom restaurante francês.
O tradicional lanche Croque Monsieur é uma das minhas receitas preferidas que estão nessa lista. O modo de preparo é muito simples e você poder ver a receita clicando aqui.
Outro prato tradicional da culinária francesa é o Boeuf Bourguignon. Servido como prato principal, é um dos maiores representantes da comida local. Apesar do nome difícil, o preparo é fácil e você pode ver clicando aqui.
Já falamos de um lanche que serve como entrada, de um prato principal feito com carne bovina e hoje quero falar de uma outra refeição, dessa vez feita com frango, que é também um ícone da culinária francesa – o Coq Au Vin.
O prato é feito basicamente de frango ou galo, vinho tinto e cogumelos e apesar de ter ganhado fama mundial pelas mãos dos franceses, teve sua origem na história romana. Conta a história que na guerra entre gauleses e romanos, o líder do exército gaulês Vercingetórix teria mandado um galo de briga como um presente (irônico e provocativo, é claro) à Júlio Cesar.
O imperador romano retribuiu o presente convidando Vercingetórix para jantar e adivinhe só qual era o prato principal?
O próprio galo!
A receita, assim como diversos outros pratos franceses, não tem dificuldade nenhuma no preparo. A questão toda é escolher bons ingredientes e ter paciência para esperar os tempos de marinada e cocção. No mais, a receita é bem simples e o resultado final incrivelmente saboroso!
INGREDIENTES
- 1 kg de sobrecoxa de frango
- 1 garrafa de vinho tinto
- 2 cenouras
- 1 ramo de Tomilho
- Folhas de louro
- 2 dentes de alho
- Azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 cebolas
- 200 gr de champignon
- Sal
- Pimenta
MOD O DE PREPARO
Em um saco plástico coloque as sobrecoxas de frango, o vinho tinto, as cenouras picadas, 1 cebola picada, as folhas de louro, o ramo de tomilho, os dentes de alho, um pouco de sal e pimenta.
Feche o saco plástico e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.
Após 24 horas, retire as sobrecoxas do saco plástico, coe e reserve o caldo.
Numa frigideira grande, aqueça um fio de azeite e doure as sobrecoxas dos dois lados. Agora acrescente o caldo coado e reservado, tampe a frigideira e deixe as sobrecoxas cozinharem por aproximadamente 30 minutos.
Em outra frigideira adicione a colher de manteiga e a colher de farinha de trigo, misturando bem e fazendo um roux para engrossar o caldo. Assim que engrossar, jogue na frigideira com as sobrecoxas e misture bem.
Junte a outra cebola cortada em pétalas e o champignon, tempere com sal e pimenta e está pronto.
RENDIMENTO
6 porções
DICAS
Você pode servir acompanhado de arroz que ficará simplesmente perfeito. Se quiser incrementar, substitua o arroz por Batatas Rústicas (receita aqui).
Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/brucalde/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085