Bru Calderon

Crème Brûleé da Amélie Poulain

Você já teve o prazer de quebrar a casquinha crocante de um Crème Brûleé? Se sim, você sabe que a Amélie estava certa, não é mesmo?

Crème Brûleé Bru Calderon

Crème Brûleé é uma das sobremesas mais conhecidas e famosas do mundo. Nome em francês para “creme queimado”, ele é feito de creme de leite fresco, ovos, açúcar, baunilha e coberto com uma fina camada de açúcar queimado por um maçarico.

Apesar do nome ser francês, a origem desta receita é disputada por três países: França, Espanha e Inglaterra. A Espanha clama a origem do doce, por lá chamado de Crema Catalana, em homenagem à região de Catalunha. A faculdade de Trinity em Cambridge, na Inglaterra, também reivindica a autoria da receita, por lá chamada de Burnt Cream.

Mas, fato é que o primeiro registro documentado e histórico de sua aparição foi na publicação do francês François Massialot “Le Nouveau Cuisiner Royal Et Bourgeois Ou Cuisinier Moderne”, de 1691. Até hoje, nenhum outro registro ou evidência histórica foi localizada, fazendo com que os franceses sejam os mais prováveis criadores dessa maravilha.

Crème Brûleé Bru Calderon

E é ele o meu escolhido para celebrar La Semaine du Goût que acontece na França desde 1990 e neste ano ocorre dos dias 12 a 18 de outubro. Além de te contar como preparar essa receita aí na sua casa, ainda tenho uma surpresa pra lá de especial para você. Eu e minha querida amiga – e professora de francês 🙂 – Céline nos juntamos para te incentivar a colocar a mão na massa durante essa semana.

Como?

Te desafiando a preparar esse crème brûleé em casa para participar do sorteio em que você pode ganhar uma vaga para o curso online de francês En France!

Fala sério, você aprecia a receita, surpreende seus amigos postando a foto e ainda pode aprender a falar a língua mais charmosa do mundo!

Bom, vou deixar aqui o link para conferir todas as regras para participar, combinado?

https://www.instagram.com/p/CGNMyAsFXxH/

Corre anotar o passo a passo para preparar essa delícia em casa.


INGREDIENTES

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 5 gemas de ovos
  • 4 colheres de açúcar comum
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • *Açúcar para polvilhar por cima e fazer a casquinha, pode ser comum, demerara ou mascavo

MODO DE PREPARO

Usando um batedor de ovos, bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar clarinha. Adicione a essência de baunilha e o creme de leite e misture.

Despeje o conteúdo em 4 ramekins e leve em uma assadeira em banho maria no forno a 150 graus por 1 hora.

Retire do forno e leve para a geladeira por 4 horas. Isso vai garantir que seu Crème Brûleé fique consistente e saboroso.

Quando for comer, polvilhe açúcar por cima do creme, esquente a base de uma colher no fogo e posicione em cima para queimar o açúcar.

RENDIMENTO

4 potinhos médios

DICA

O maçarico culinário é uma grande ajuda e se você quiser praticidade para o crème brûleé e também para outras receitas, vale a pena comprar um. Clique aqui para conferir minha indicação na loja Magazine Luiza.

Se tiver a sorte de achar a fava de baunilha em sua cidade, pode usá-la para o preparo do creme. Sua receita ficará ainda mais charmosa e saborosa. Nesse caso, ferva as sementes de dentro da fava com o creme de leite para extrair todo o sabor e siga a receita.

Crème Brûleé Bru Calderon

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: