Bru Calderon

Qual é o Melhor Macaron de Paris?

Qual é o Melhor Macaron de Paris

Você já comeu um macaron?

Hoje em dia achamos os macarons nas mais variadas padarias e confeitarias de grandes cidades. Mas devo confessar que nenhum se compara com os que se comem na França.

Por aqui já provei sim uma ou duas marcas de macarons deliciosos que seguiam todas as regrinhas de ouro para a confecção do doce, mas isso é exceção e na maioria dos casos você encontra “gato por lebre” nas padarias. Um doce chamado de macaron mas com gosto e textura de suspiro.

Fazer macaron é uma arte (bem difícil, diga-se de passagem) e por aqui eu já fiz um post contando minhas 10 DICAS PARA UM MACARON PERFEITO que você pode ver clicando aqui.

Mas…estando em Paris, a história muda e por lá a pergunta ideal seria “qual o melhor macaron de Paris?” já que todos são impecáveis e incríveis.

Aproveite a última viagem para lá para tirar a prova de dois dos mais conceituados macarons da cidade: LADURÉE e PIERRE HERMÉ.

Assista o vídeo em que provamos os dois macarons:

https://www.instagram.com/tv/B68_vC3A36J/?utm_source=ig_web_copy_link

Antes de mais nada, vale a pena reforçar que vou deixar aqui a minha opinião ok? Cada um tem suas preferências, gostos e a verdade é que eu te incentivo a provar os dois para descobrir qual é o seu preferido também 🙂

Bom, como você pode imaginar, existem inúmeras e incontáveis lojas que vendem macarons em Paris. São padarias e confeitarias tradicionais, são lojas especializadas em doces, são casas de chá famosas, são prateleiras no mercado… sério, você encontra macaron em qualquer esquina em Paris e eu tenho certeza que devem ter preciosidades escondidas e é bem provável que a gente encontre macarons deliciosos e até mais gostosos que os famosos nessas lojinhas menores.

Essa pode ser uma ótima desculpa para comer macarons sem fim em uma viagem para a França rsrs

Mas dessa vez escolhi duas das mais conhecidas e famosas lojas de macarons que são constantemente citadas como as melhores de Paris.

Ladurée é uma marca francesa de doces e sobremesas fundada em 1862 com Iorsque Louis Ernest Ladurée. Num primeiro momento, Ernest abriu uma boulangerie (a tradicional padaria francesa) e observou que as pessoas gostavam de apreciar um café comendo uma sobremesa e logo mudou sua loja para um “salon de thé” – um salão de chá, tendo sido um dos primeiros a fazer isso na cidade.

Qual é o Melhor Macaron de Paris

Agora, não pense você que a Ladurée ganhou fama com seus macarons apenas por ser uma bela e refinada casa de chás não. Ao que tudo indica, Pierre Desfontaines – primo de Ernest Ladurée – foi o responsável pela forma do macaron como conhecemos hoje.

Até a metade do século XIX, o macaron era apenas uma bolacha de farinha de amêndoas com casquinha crocante e interior macio. Até que Pierre teve uma brilhante ideia de usar as bolachas para criar uma nova sobremesa.

Sim, a Ladurée foi a responsável por juntar duas bolachas de amêndoa, rechear com ganache e criar um dos doces mais icônicos do mundo.

Incrível, não é mesmo?!

Por esse motivo a Ladurée é vista como uma das melhores lojas para se comer macaron.

Já Pierre Hermé tem uma história bem mais recente e o Chef Confeiteiro de 58 anos atua até hoje escrevendo livros e abrindo lojas ao redor do mundo.

Qual é o Melhor Macaron de Paris

Pierre começou sua carreira com apenas 14 anos como aprendiz de nada mais nada menos que Gastron Lenôtre. Isso mesmo, Pierre pôde aprender diretamente com um dos pioneiros da Confeitaria Moderna. Gaston Lenôtre criou um verdadeiro império com restaurantes, lojas, serviços de catering, escola de confeitaria e é visto como o possível criador do famoso Bolo Ópera.

Imagine só beber dessa fonte com apenas 14 anos hein?

Não foi a toa que Pierre Hermé construiu – e continua construindo – uma carreira brilhante e de sucesso no mundo da confeitaria.

Qual é o Melhor Macaron de Paris

E não pense você que existe “disputa” entre Ladurée e Pierre Hermé viu? Pelo contrário, Pierre chegou a ser “consultor de sabores” por um bom tempo para a Ladurée foi lá inclusive que criou o “Ispahan” o macaron feito com creme de pétalas de rosas, framboesas e lichias. Ladurée não era lá muito fã das misturas de sabores nos macarons e não colocou o Ispahan em seu cardápio, preferindo manter a variedade de sabores sem grandes misturas.

Pois Pierre foi lá e inclui o Ispahan em seu próprio menu de macarons. O resultado? É um dos sabores mais vendidos e é quase um ícone das lojas Pierre Hermé. Diga-se de passagem, é o meu preferido!

Mas tudo isso foi feito às claras e as duas marcas realmente possuem uma ótima relação, nada de briga entre eles e cada um tem seu espaço e seu conceito bem diferentes.

Pierre tem em sua lista de prêmios os títulos de “quarto francês mais influente do mundo” e “melhor confeiteiro do mundo”.

E agora eu te pergunto: quem faz o melhor macaron de Paris? O Melhor Confeiteiro do mundo moderno ou a marca que tem a receita original do docinho?

LADURÉE

Qual é o Melhor Macaron de Paris

É bem verdade que entrar em uma Ladurée é como entrar em um sonho. As lojas são lindas, decoradas no maior estilo antigo e você tem a sensação que está em um dos apartamentos de Napoleão. Por ser um salão de chá você pode ter a experiência completa de se sentar e tomar um belo café da manhã com direito a croissant, café e claro, macarons. As sobremesas e os macarons são tratados como jóias.

A variedade dos macarons de uma Ladurée é grande e normalmente composta por sabores tradicionais como baunilha, chocolate, pistache e framboesa com outros de edições especiais como alguns que já provamos de rosas, de café, de flor de laranjeira e até mesmo cobertos com folhas de ouro e folhas de prata.

Qual é o Melhor Macaron de Paris

Pois bem, os macarons da Ladurée são belos e coloridos e sim, são gostosos. Mas já experimentei diversas vezes e nesta última tive mais uma vez a mesma impressão – eles são crocantes demais, falta mais do interior macio e o doce fica parecendo o suspiro que falei.

Dessa vez escolhi os sabores Baunilha e Rosas sendo que o de rosas custou 2,30 euros e o de baunilha que tinha uma folha de prata por cima custou 4,00 euros.

Avaliação: as duas bolachas eram finas, pequenas e tinham uma aparente granulosidade ((excesso de grãos da farinha de amêndoas). Os pézinhos das bolachas eram bem feitos mas seus tamanhos diferentes, então o resultado final era um macaron tortinho e irregular. A ganache era bem gostosa e firme, mas podia ser mais bem servida. Por ter bolachas mais finas, por dentro ele não é macio e você tem a impressão de que são apenas duas bolachas crocantes recheadas.

PIERRE HERMÉ

Qual é o Melhor Macaron de Paris

Já as lojas Pierre Hermé possuem um visual muito, muito mesmo, mais moderno.

São quase 60 lojas espalhadas por Paris, Londres, Japão, Doha e o número só parece aumentar. Esse ano mesmo reparei em uma nova loja em Paris, aberta no Boulevard Saint-Germain.

A variedade de sabores é enorme e mesmo tendo tradicionais como baunilha e chocolate, o grande forte do Pierre está nas misturas e nos sabores diferentes. E quando eu digo diferente, quero dizer diferente mesmo! Imagine você que ano passado o Bini provou um macaron sabor caviar!

Qual é o Melhor Macaron de Paris

Isso é uma das coisas que mais acho legal das lojas do Pierre, cada vez você encontra uma variedade diferente de sabores e praticamente a cada estação, o cardápio muda e novos sabores exóticos entram para as vitrines.

Mesmo com quase 60 lojas ao redor do mundo, Pierre mantem a produção de seus macarons manual enquanto que a Ladurée tem sua produção com ajuda de máquinas.

Dessa vez escolhi os sabores Agastache e Framboesa e Laranja e cada um custou 2,50 euros cada um.

Avaliação: as duas bolachas eram perfeitas, redondas, idênticas e não haviam nada de granulosidade (excesso de grãos da farinha de amêndoas). O pézinho das bolachas era perfeito e o recheio muito generoso. Os macarons eram grandes, bonitos, bem feitos e tinham a textura perfeita de um macaron. A casquinha crocante, o interior da bolacha macio e a ganache firminha garante uma verdadeira explosão na boca.

O resumo da história?

Para mim, o macaron da Pierre Hermé é o melhor de Paris!

Qual é o Melhor Macaron de Paris

Já provei diversas vezes macarons das duas marcas e longe de mim dizer que os macarons da Ladurée são ruins. Porém, a apresentação impecável, a generosidade no recheio, a maciez dentro da bolacha e a inesgotável criatividade para os sabores, fazem do Pierre Hermé meu preferido.

Na sua próxima ida a Paris, prove dos dois para suas tirar próprias conclusões e depois esqueça de me contar o que achou de cada um deles, combinado?

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: