Bru Calderon

O que achei do Le Train Bleu – um dos restaurantes mais famosos de Paris

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

Era dia 01 de janeiro e nós estávamos em Paris.

Se tem uma ocasião melhor que essa para ir à um dos restaurantes mais famosos da França, eu desconheço!

Você me acompanha no Instagram? Se sim, viu que passei as férias de fim de ano na cidade luz. Se não, corre lá me acompanhar que todo dia tem novidade quentinha 🙂

E eis que dentre muitos croissants, macarons e lanches de rua, tivemos a chance de conhecer um dos mais renomados e famosos restaurantes de Paris – o Le Train Bleu.

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

O nome já indica sua localização. Le Train Bleu em francês significa “o trem azul” e, acredite se quiser, o restaurante fica dentro de uma estação de trem.

Mas não é qualquer estação não. Estamos falando da Gare de Lyon, a terceira maior estação ferroviária da França, responsável por levar passageiros de Paris à cidades como Nice, Marselha, Dijon, Alpes, Itália, Veneza, Alemanha, Espanha e por aí vai.

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de ParisA estação tem um uma arquitetura única com direito à uma grande torre com um relógio em cima, no maior estilo Big Ben.

Como muitas das coisas mais famosas de Paris, a Gare de Lyon foi construída para a Exposição Mundial de 1900, um dos eventos mais importantes para a história da França e que desencadeou movimentos artísticos e arquitetônicos como o Art Nouveau e a Belle-Époque.

É claro que a Estação precisava de um restaurante à altura de tudo isso e em 1901 inaugurou-se o Le Buffet de la Gare. Foi apenas em 1963 que o restaurante mudou de nome para Le Train Bleu, em homenagem à um expresso noturno que fazia a linha Calais-Paris-Nice.

Entrar no Le Train Bleu é como entrar em uma cena de filme. Literalmente. Isso porque o restaurante já apareceu diversas vezes em filmes franceses e estrangeiros por conta de sua aparência digna de um palácio!

A decoração é quase que inteira azul e dourada e minha primeira impressão ao entrar no restaurante foi a de estar pisando em um museu. Sério mesmo. Todo o teto (TODO MESMO) foi pintado pelos melhores artistas da época. Ao todo são 41 afrescos de pintores diferentes que deixaram ali sua visão de cidades e regiões imperdíveis da França.

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

O restaurante possui várias salas diferentes e tivemos a sorte de pegar uma mesa bem no primeiro salão e que ainda dava de frente para uma enorme janela com vista para a rua.

Sabe aquele sonho de ser tratado como um rei ou uma rainha? Pois é essa sensação que entrar e ser atendido no Le Train Bleu me deu!

E detalhe: tudo isso de forma bastante informal. Calma, eu explico.

Lembra que falei que ele fica em uma estação de trem, certo? Isso significa que milhares de pessoas entram ali por dia, vindo das mais variadas regiões e situações, ou seja, tem gente de todo tipo, vestido de todo jeito, comendo de formas diferentes…

Imagine só que tem gente ali só tomando um café e apreciando o lugar enquanto espera seu trem. Tem gente ali que está no meio de uma viagem, com malas, mochilas e roupas confortáveis como bermuda e camiseta e entrou ali para almoçar. E tem gente ali que se arrumou como se estivesse indo à um casamento, com direito à vestido longo e salto alto.

E os atendentes dão o mesmo atendimento à todo mundo. Isso foi uma das coisas mais bacanas que observei por lá. Você pode se encaixar em qualquer categoria que será tratado super bem e não se sentirá desconfortável em nenhum momento.

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de ParisDevo admitir que o cardápio não é lá dos mais baratos e um jantar para duas pessoas com entrada, prato principal, sobremesa e vinho pode sair bem salgado… mas eu juro que vale cada centavo. Digo, euro!

Vou deixar o link para o site deles e clicando em “menu” você pode ter uma ideia de pratos e preços: cardápio Le Train Bleu.

Eu, que não sou boba nem nada, pedi logo um Terrine de Foie Gras de entrada e Cordeiro de prato principal! Sabe-se lá quando eu vou de novo né?

 

Terrine de Foie Gras

Cordeiro

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

O Bini escolheu Escargot com nhoque parisiense de entrada e de principal escolheu vitelo.

Escargot com nhoque

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

Vitelo

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

Enquanto esperava nosso prato chegar, olhei uma mesa no fundo e um garçom chegando com um carrinho e preparando o prato ali na mesa mesmo. Na hora pensei “esse é o meu prato”.

E não é que acertei?!

O prato que escolhi era uma parte da perna de cordeiro, então o garçom trazia a carne inteira e fatiava na mesa, montando o prato com o maior charme na nossa frente.

E enquanto meu prato estava sendo feito, alguém começa a gritar “bonsoir mesdames et messieurs” (boa noite senhoras e senhores). Olhei para trás e vi um rapaz vestido todo de azul com um uniforme como se fosse um funcionário da estação de trem.

Aí começa um verdadeiro show à parte.

Em poucos minutos e falando em alto e bom som, ele conta um pouco da criação do restaurante, dos afrescos, dos famosos que já frequentaram o local e de como o restaurante se tornou um dos mais famosos e renomados da França e do mundo. Para finalizar, ele solta um “sua viagem vai começar” e sem brincadeira, dá vontade de levantar para aplaudir!

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

Nessa hora todo mundo aplaudiu muito a atuação e fiquei ali pensando que lindo tinha sido aquilo… ver o quanto o restaurante se preocupa em manter sua história acessa, falada e repetida todos os dias.

Se quiser ver um pouco dessa cena, clique aqui e corre pro meu Instagram. Veja os destaques de Paris 2020 que tem tudo por lá!

Você já deve estar se contorcendo aí querendo perguntar “tá, e a comida?”. Certo?

A comida estava ESPETACULAR!

Tudo estava impecável e nem que eu me esforçasse muito, poderia achar uma coisa sequer que não tenha gostado nos pratos. Todos os pratos eram muito bem servidos (nada de miséria não), a temperatura e pontos das carnes estavam perfeitos e os temperos na medida perfeita.

Uma pessoa vinha a todo momento trazer novos pães à mesa, outra vinha repor a água e o vinho nas taças e até o rapaz que contou a história foi em nossa mesa se apresentar.

Em resumo o que posso te dizer se estiver lendo esse post com um viagem marcada para Paris é: VÁ AO LE TRAIN BLEU!

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

A experiência é única e mesmo tendo um precinho mais alto, vale a pena.

Mesmo tenho registrado o momento em algumas fotos, te falo… nenhuma é capaz de traduzir o que seus próprios olhos verão pessoalmente no Le Train Bleu.

Le Train Bleu

Gare de Lyon – 75012

PARIS

O que achei do Le Train Bleu - um dos restaurantes mais famosos de Paris

Que tal receber minhas receitas super quentinhas direto no seu email?

É só informar o seu melhor email: